Vista cansada

Vista cansada, olhos cansados, fadiga ocular, fadiga visual

O que é vista cansada?

Quando mencionamos vista cansada, referimo-nos à fadiga ocular, fadiga visual, cansaço ocular, etc. isto é, são tudo formas de referirmos cansaço nos olhos ou olhos cansados. Como veremos adiante a vista cansada pode ser causada por diversos fatores, ou simplesmente pode resultar apenas de um esforço ocular acrescido que desaparece apenas com repouso. É, por isso, importante perceber o que é vista cansada e saber identificar os principais fatores de risco para a saúde dos seus olhos.

Note que a expressão vista cansada também é, por vezes, utilizada para designar presbiopia. Se procura saber tudo sobre presbiopia, siga este link.

Olhos cansados

Os olhos cansados podem ser originados, como veremos mais à frente, por algumas doenças dos olhos ou, então, por cansaço ou fadiga relacionados com a leitura ou a exposição durante várias horas seguidas a dispositivos digitais, como é o caso do computador, entre outros.

Os olhos cansados são uma condição bastante comum, que diminui substancialmente a qualidade de vida da pessoa. Para além disso surgem, habitualmente, outros sintomas associados à vista cansada como dor de cabeça, ardor e vermelhidão nos olhos, causando um desconforto acrescido. Sintomas como tonturas e outros distúrbios são menos frequentes mas também possíveis. Veja mais informação em sintomas.

Os olhos cansados, geralmente, não são um problema sério se não existir doença associada. Precauções do senso comum, devem ser tomadas tanto em casa, como no trabalho e mesmo ao ar livre, podendo assim ajudar a prevenir ou reduzir a fadiga ocular. Mas, às vezes, a fadiga ocular é um sinal de uma doença ocular subjacente que pode necessitar de tratamento médico. Se a fadiga ocular persistir por mais de alguns dias ainda que tenha tomado precauções simples, consulte o médico oftalmologista. Isto é especialmente importante se a fadiga ocular está associada a dores de cabeça ou problemas oculares, tais como:

Vista cansada - causas

As causas de vista cansada podem ser inúmeras. Podemos, no entanto, dividir as causas para vistas cansadas, em duas:

  1. Existem doenças dos olhos que provocam um cansaço acrescido pela deficiente acuidade visual ou outros problemas nos olhos;
  2. Esforço excessivo do aparelho ocular, por exemplo, quando exposto a longos períodos de leitura de um livro, jornal ou revista, a conduzir durante longas horas, principalmente de noite, trabalhar muito tempo no computador, etc.

A combinação das duas causas anteriores (existe uma doença nos olhos e um esforço excessivo do aparelho ocular) podem desencadear um esforço acrescido, agravando o cansaço dos olhos.

Veja, de seguida, mais informação sobre cada uma das causas para vista cansada.

Doenças dos olhos

Erros refrativos como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia quando não corrigidos podem desencadear esforço adicional do sistema ocular, originando cansaço ocular. Ou seja, se por exemplo estiver várias horas seguidas em frente ao computador sentirá determinado cansaço ocular. Contudo, se padece de um erro refrativo (como por exemplo, miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia), então desencadeará um esforço visual bastante superior pela dificuldade de focagem.

Outras doenças dos olhos podem também originar cansaço ocular, pelo que a consulta ao médico oftalmologista é de primordial importância. Entre as doenças mais comuns, poderemos incluir, por exemplo, a catarata.

Se padece de fadiga ocular por um longo período de tempo, consulte o médico especialista em oftalmologia para despistar a existência de possíveis problemas nos olhos.

Se procura um médico oftalmologista em Portugal, siga este link.

Fadiga excessiva do sistema ocular

Qualquer atividade que requer o uso intensivo dos olhos - como um longo período de condução, principalmente à noite, ou leitura (livro, jornal, revista, etc) pode causar fadiga ocular.

A exposição à luz brilhante ou tentando ver com pouca luz também pode causar fadiga ocular.

Na atualidade, uma das causas mais comuns de fadiga ocular está relacionada com o trabalho ou diversão com dispositivos digitais por longos períodos de tempo, tais como:

  • Computador;
  • Telemóvel ou smartphone;
  • Jogos de vídeo;
  • Tablet, etc.

Conheça, de seguida, mais informação sobre a fadiga visual provocada pela exposição prolongada ao computador, conhecida como síndrome da visão do computador.

Vista cansada - computador

Alguns estudos mostram-nos que cerca de 30% dos adultos usam mais de nove horas por dia um dispositivo digital, como o computador. E mais de 30% dos pais dizem que estão muito preocupados com o impacto dos dispositivos digitais nos olhos das crianças, permitindo, no entanto, que os seus filhos permaneçam mais de três horas por dia em frente a um ecrã. Na verdade, mais de 15% dos pais, não limitam o tempo que os seus filhos passam em frente ao computador.

A crescente proliferação da Internet e das redes sociais, como o Facebook e Twitter estão também a fazer com que muitas pessoas fiquem cada vez mais tempo em frente ao computador ou smartphone.

Este tipo de fadiga ocular, é conhecida como síndrome da visão do computador. Ela afeta entre 50% a 90% dos trabalhadores que utilizam o computador. Algumas estimativas dizem que os sintomas oculares relacionados com a informática podem ser responsáveis por um considerável número de consultas oftalmológicas. O problema terá tendência a aumentar à medida que cada vez mais pessoas usam o computador, o telemóvel e outros dispositivos digitais portáteis.

A investigação mostra que as pessoas utilizam os dispositivos digitais mais perto dos seus olhos do que os livros e jornais. Isso provoca um esforço ocular maior e consequente cansaço nos olhos. Por outro lado, a utilização do computador e dos outros dispositivos digitais também pode estar ligada à vista cansada, por causa da tendência de pestanejar com menor frequência quando estamos a olhar para um ecrã de computador ou outro dispositivo digital.

Pestanejar é muito importante quando se trabalha num computador. O pestanejar humedece os olhos para evitar a secura e irritação dos olhos. As pessoas costumam pestanejar cerca de 18 vezes por minuto. Isto, naturalmente, permite “espalhar” as lágrimas pelos olhos, humedecendo-os. Mas os estudos de investigação sugerem que as pessoas só pestanejam cerca de metade das vezes ao usar um computador ou outro dispositivo digital. A diminuição do efeito do pestanejar nos olhos, resulta numa menor lubrificação e consequentemente em olhos secos, olhos mais cansados, vermelhidão no olho e comichão e ardor nos olhos.

Ao trabalhar num computador, as pessoas “piscam” os olhos com menor frequência e muitas das piscadelas efectuadas durante o trabalho de computador são apenas encerramentos parciais, de acordo com estudos.
As lágrimas que revestem o olho evaporam mais rapidamente durante longas fases sem pestanejar e isso pode causar olhos secos. Além disso, o ar em muitos ambientes de escritório está seco, o que pode aumentar a rapidez com que as lágrimas evaporam, colocando-o em maior risco de vir a sofrer de problemas de olho seco.

Se tiver sintomas de olho seco, o uso de lágrimas artificiais durante o dia ajudam a minimizar o problema. Veja mais informação em tratamento.

Os olhos secos também podem ter como origem algumas anomalias nos olhos. Se quer saber tudo sobre olho seco, siga este link.

Vista cansada - sintomas

Associados à vista cansada, outros sintomas desconfortáveis e irritantes estão habitualmente presentes. Adicionam-se, habitualmente aos sintomas de vista cansada:

Estes sintomas podem diminuir a sua qualidade de vida. Eles podem ser intensificados pela privação do sono. Durante o sono, os olhos são reabastecidos com nutrientes essenciais. A falta de sono pode causar irritação ocular persistente.

Vista cansada - tratamento

Obviamente que o tratamento da vista cansada depende das suas causas. Se existe algum tipo de doença ocular, esta deve ser tratada adequadamente. Por sua vez, o tratamento depende naturalmente da patologia.

Se por outro lado, não existe nenhum problema ocular, por vezes, apenas o repouso podem resolver o problema. Tenha contudo, atenção a algumas medidas de prevenção adequadas.

Aplicar um pano embebido em água morna nos olhos secos (com os olhos fechados) é um tratamento natural que pode ajudar a aliviar os sintomas de vista cansada.

A utilização de lágrimas artificiais (colírio) pode também ajudar a minimizar o problema quando os olhos estão secos. A mudança de algumas atitudes básicas ou do meio envolvente, pode também ajudar a minimizar ou prevenir o problema.

Veja, de seguida, quais são essas medidas.

Vista cansada - o que fazer?

  • Faça alterações nos seus hábitos e no seu ambiente de trabalho. Faça pequenas pausas regulares de forma a desviar o olhar do computador por algum tempo, para que o pestanejar dos olhos seja mais regular;
  • A tensão do olho, muitas vezes, é causada pela luz excessivamente brilhantes ou da luz solar ao ar livre que vem através de uma janela ou de iluminação interior muito forte. Quando usa um computador, a iluminação ambiente deve possuir metade do brilho daquele que normalmente é encontrado na maioria dos escritórios;
  • Elimine se necessário alguma luz exterior, fechando cortinas ou persianas. Reduza a iluminação do interior usando menos lâmpadas fluorescentes ou usar lâmpadas de menor intensidade. Se possível, não coloque o monitor do computador virado para a janela;
  • Reflexos em paredes, superfícies e no ecrã do computador, também podem causar cansaço ocular. Se possível, pinte as paredes que sejam brancas brilhantes numa cor mais escura ou com um acabamento mais fosco;
  • Para ajudar a evitar os olhos secos, enquanto trabalha, use um filtro de ar para filtrar a poeira e um humidificador para adicionar a humidade do ar, se necessário. Evite ambientes muito secos provocados pelo ar condicionado, por exemplo;
  • Uma postura inadequada durante o trabalho com o computador também contribui para a síndrome da visão do computador. Ajuste a mesa de trabalho e a cadeira para a altura correta. Compre móveis ergonómicos para permitir posicionar o ecrã do computador entre 30-35 centímetros de distância dos seus olhos e um pouco abaixo do nível dos olhos. O centro do seu ecrã do computador deve estar entre 10 a 15 graus abaixo de seus olhos para o posicionamento confortável da sua cabeça e pescoço;
  • Limpe regularmente a poeira e as impressões digitais no ecrã do computador. O ecrã sujo ou manchas podem reduzir o contraste e aumentar problemas com o brilho e os reflexos,
  • Ecrãs LCD são menos prejudiciais para os olhos porque têm uma superfície anti-reflexiva. Ecrãs CRT, à moda antiga, podem causar maior fadiga ocular. Escolha um ecrã com dimensões generosas e resolução adequada. Para computador de mesa, opte por um que tenha tamanho de ecrã em diagonal de pelo menos 19 polegadas. Escolha ecrãs que permitam inclinação e rotação. Complicações devido ao pestanejar são ainda mais prováveis se a taxa de atualização do monitor for baixa (a taxa de atualização é medida em Hertz - Hz). Ajuste as configurações para a maior taxa de atualização possível. Ao escolher um novo monitor selecione um com a maior resolução possível. A resolução está relacionada com a qualidade da imagem mas influencia também o esforço ocular;
  • Ajuste o tamanho do texto e contraste especialmente quando realiza a leitura ou redação de documentos longos. Normalmente, texto preto e um fundo branco é a melhor combinação para o conforto (se reparar essa é a combinação utilizada nos processadores de texto, como o word).

Se a vista cansada persistir apesar destas intervenções simples, deve marcar uma consulta num oftalmologista pois pode precisar de usar óculos ou lentes de contacto de modo a corrigir eventuais erros refrativos. Acresce que outros problemas de visão podem ser a causa para a fadiga visual. A necessidade de correção de erros refrativos, através de óculos ou outros meios é bastante frequente.

As pessoas que usam lentes de contacto são mais propensas a padecer dos sintomas da síndrome de visão de computador do que os indivíduos que usam óculos ou os que não precisam de lentes de correção.

Para maior conforto no computador, pode solicitar ao seu oftalmologista a prescrição de óculos de computador personalizados, uma vez que os óculos bifocais ou lentes progressivas, geralmente, não são ideais para as distâncias do ecrã do computador.

Visão cansada

Neste texto sobre vista cansada, referimo-nos à fadiga ocular, olhos cansados, fadiga visual, etc. Ou seja, são tudo formas para nos referirmos ao problema do cansaço nos olhos ou olhos cansados, no fundo uma visão cansada que afeta inúmeras pessoas, fundamentalmente pela proliferação da utilização do computador e outros dispositivos digitais na atualidade.

Perceber a importância da consulta no oftalmologista e identificar as diversas atitudes de prevenção são os principais objetivos, rumo a uma vida mais saudável e com maior qualidade de vida.

Se, como nós, percebe a importância da prevenção e da promoção da saúde, ajude-nos a passar a mensagem, partilhando este texto nas redes sociais. A saúde dos nossos olhos, agradece.