Ecografia do ombro

Fotos de ecografia do ombro

O que é ecografia do ombro?

A ecografia do ombro ou ultrassonografia do ombro é um exame que permite avaliar as estruturas peri-articulares do ombro, sendo considerada uma ecografia articular. Difere da ecografia das partes moles do ombro, que apenas avalia as estruturas mais superficiais. 

Por via dos ultrassons, a ecografia ou ultrassonografia, possibilita avaliar as estruturas anatómicas, neste caso do ombro. O ecógrafo é o equipamento (ou aparelho) que nos permite realizar este exame.

Frequentemente, o termo ecografia do ombro é abreviado para ECO do ombro na linguagem médica vulgar.

clinica_imagiologia.png

Indicações da ecografia do ombro

A ecografia do ombro serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças que afetam as estruturas musculares e tendinosas do ombro.

A ecografia do ombro está indicada nos casos de dor no ombro. A dor no ombro pode ter várias causas como bursite, tendinite ou rotura dos tendões da coifa dos rotadores (músculos mas importantes da região do ombro), entre outras patologias (ou doenças). A ecografia permite detetar as principais alterações destas patologias.

Saiba, aqui, tudo sobre dor no ombro.

Como é feita a ecografia do ombro?

A ecografia do ombro é um exame simples e seguro. O médico aplica um gel incolor entre a superfície anatómica (ombro) e a sonda, concebendo desta forma as imagens. Para avaliar corretamente as diferentes estruturas anatómicas é necessário colocar o braço em diferentes posições, indicadas pelo médico que realiza o exame.

Durante a realização do exame, o médico radiologista analisa as imagens e interpreta-as. Posteriormente, são escolhidas as imagens mais relevantes e por fim o médico radiologista redige um relatório.

Os resultados do exame são conhecidos e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel, apenas após a validação do relatório final por parte do médico radiologista.

O exame é considerado normal sempre que os órgãos estudados não apresentem alterações consideráveis ou que causem dúvidas ao médico radiologista. Caso contrário, o médico radiologista relata as alterações visualizadas durante o exame que deverão ser relacionadas com a história clínica e outros exames / análises. Após a realização da ecografia o médico radiologista pode ainda considerar pertinente executar exames adicionais.

Quem pode realizar o exame?

A ecografia do ombro pode ser realizada em qualquer idade (bebé, criança, adulto) pois a ecografia é um exame não invasivo e que não usa radiação ionizante. Contudo, a maior parte das patologias do ombro ocorrem na idade adulta.

O exame pode ser realizado apenas num dos ombros (ombro esquerdo ou ombro direito) ou nos dois ombros (bilateral).

Quanto tempo demora o exame?

A duração do exame é de aproximadamente 10 minutos (tempo médio).

Preparação para o exame

Não é necessária qualquer preparação para realizar a ecografia do ombro. O doente pode tomar a medicação habitual.

É necessário jejum?

Não é necessário jejum. O doente pode comer e beber como habitualmente antes do exame.

Limitações da ecografia do ombro

A ecografia não permite avaliar alterações ósseas significativas como a artrose do ombro, nesses casos a radiografia do ombro (RX do ombro) ou a tomografia computorizada (TAC) do ombro, são os exames de eleição. Estes exames também permitem identificar melhor a presença de calcificações.

Algumas alterações musculares e tendinosas precisam de melhor esclarecimento por ressonância magnética (RM) do ombro , que é um exame mais sensível e específico na avaliação do ombro.

Saiba, aqui, tudo sobre RM do ombro.

Saiba, aqui, tudo sobre TC do ombro.

Saiba, aqui, tudo sobre RX do ombro.

Quanto custa uma ecografia do ombro?

O preço de uma da ecografia do ombro realizada a título particular pode variar mediante o local onde é efetuado e o subsistema de saúde do doente. Isto é, se o exame for feito a título particular, o valor é definido pela clínica de imagiologia que o efetua e do subsistema do doente. Como “ordem de grandeza” podemos notar que o preço situa-se, usualmente, entre os 25 e os 70 euros (por exame).Estes valores são meramente indicativos da ordem de grandeza dos custos.

Em caso do doente possuir algum subsistema de saúde (ex. ADSE, etc) ou seguro, o exame pode ser comparticipado de acordo com as condições associadas ao subsistema / seguro de saúde.

Selecione o seu concelho e veja onde fazer a ecografia do ombro, bem como informações adicionais sobre valores dos exames em Portugal.

clinica_imagiologia.png