RX do ombro

Fotos de Raio x do ombro

O que é RX do ombro?

Uma radiografia do ombro, usualmente designada como raio-X (RX) do ombro é um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação X, permitindo avaliar esta estrutura anatómica, principalmente em contextos de dor, traumas, luxações, etc..

A radiação X é usada em Medicina há muitos anos, sendo um exame de primeira linha no estudo de diversas patologias. A imagem depois de adquirida é observada pelo Médico, permitindo-lhe distinguir entre aquilo que é normal ou patológico.

O RX do ombro é, geralmente, realizado apenas a um dos ombros (ao ombro esquerdo ou ao direito), podendo também ser realizado aos dois ombros no mesmo momento do exame (bilateral), registando-se, neste caso, dois RX distintos.

clinica_imagiologia.png

Indicações do RX do ombro

O RX é um exame de diagnóstico que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas patologias (doenças), sendo frequentemente usado na presença de dor do ombro, em contextos de traumas, suspeitas de fraturas (ossos partidos), calcificações, luxações do ombro, artrose do ombro, etc..

Em termos de estruturas anatómicas, podem ser avaliadas a região proximal do úmero, a clavícula e a omoplata.

Apesar de ser um exame simples e de rápida execução, o RX apresenta diversas limitações.

A ecografia do ombro é outro exame de primeira linha na avaliação desta articulação, principalmente quando as suspeitas recaem sobre os músculos e tendões (ex. tendinite do ombro, etc). Para além da ecografia, a tomografia computorizada (TC) do ombro e a ressonância magnética (RM)do ombro são exames que podem ser usados para uma avaliação mais detalhada do ombro.

Saiba, aqui, o que é ecografia do ombro.

Saiba, aqui, o que é TC do ombro.

Saiba, aqui, o que é RM do ombro.

Incidências, posicionamento

Quem pode realizar o exame?

O RX do ombro é um exame de primeira linha na avaliação do ombro, bastante acessível e de baixo custo, podendo ser executado por qualquer pessoa, devendo, no entanto, existir especial cuidado da sua execução em crianças. Como o exame usa radiação deve ser sempre ponderada pelo médico a sua utilização, devendo ser avaliada a relação risco/benefício do exame.

A gravidez é uma contra-indicação relativa para exames que usem radiação. As mulheres grávidas só devem ser sujeitas ao exame em condições excecionais.

Quanto tempo demora o exame?

O exame é de execução rápida (cerca de 5 minutos). Após a aquisição da imagem, esta é arquivada para posteriormente ser relatada pelo Médico Radiologista. O tempo para que os resultados do exame (imagem + relatório) sejam disponibilizados ao Médico requisitante e utente são muito variáveis e dependem essencialmente da urgência do exame.

Preparação para o exame

Não é necessário executar previamente qualquer tipo de preparação ou cumprir jejum para realizar um Raio X do ombro.

Quanto custa uma radiografia?

Um Raio X do ombro é um exame muito acessível quando comparado com as demais técnicas imagiológicas (TC, RM, etc.). O preço do exame, na maioria dos casos, apenas se resume ao pagamento de uma taxa moderadora (ex. doentes do SNS, ADSE, etc.) que varia entre alguns cêntimos a poucos euros, dependendo do número de incidências do exame. Em alguns caso o exame pode ser gratuito (doentes isentos).

No caso da radiografia do ombro ser realizada a título particular, o valor é fixado pela clínica de radiologia que realiza o exame.

Selecione o seu concelho para ver onde pode fazer o RX do ombro e consultar mais informação sobre exames de radiologia.

clinica_imagiologia.png