TC do ombro

TC ou TAC

O que é TC de ombro?

A tomografia computorizada (TC) ou do ombro é um meio complementar de diagnóstico (MCDT) por imagem, que serve para auxiliar o médico no estudo de algumas patologias (doenças) desta articulação. Veja quais em “indicações da TC do ombro”.

A denominação tomografia axial computorizada (TAC) do ombro é usada também para nos referirmos à TC do ombro. No entanto, o termo “axial” deixou de ser usado na nomenclatura do exame pois os novos equipamentos passaram a usar a tecnologia helicoidal em sua substituição. Por este motivo, o exame passou a designar-se apenas por tomografia computorizada (TC) do ombro, pese embora o termo TAC do ombro seja, ainda, muito utilizado por médicos e utentes.

O exame é, por norma, realizado de forma unilateral (ao ombro esquerdo ou ao ombro direito), podendo, contudo, ser realizado bilateralmente (aos dois ombros), sendo neste caso contabilizados dois exames distintos.

clinica_imagiologia.png

Indicações da TC do ombro

O ombro é formado por três ossos, a saber: omoplata, o úmero (osso do braço) e a clavícula. Existem também três articulações no ombro, sendo a mais importante a articulação glenoumeral. Para além desta, o ombro também compreende mais duas articulações acessórias (acromioclavicular, esternoclavicular).

A tomografia computorizada do ombro está indicada principalmente nos doentes com história de luxação do ombro, para detetar possíveis lesões ósseas na cabeça umeral e/ou na cavidade glenóidea. Na luxação do ombro ou “ombro deslocado” ocorre a perda do contato e congruência entre as duas superfícies da articulação do ombro.

Saiba, aqui, tudo sobre luxação do ombro.

Para além da luxação do ombro, a TC do ombro pode estar indicada em outras patologias do ombro. Na avaliação do ombro, outros exames, podem também ser usados, conforme veremos de seguida.

Outros exames do ombro

Uma radiografia do ombro, habitualmente designada de raio-X (RX do ombro), consiste num exame de diagnóstico por imagem que emprega radiação X. É um exame de realização rápida e indolor (não provoca dor), sendo por isso usado frequentemente como exame de primeira linha no estudo das patologias do ombro.

A ecografia do ombro (ou ultrassonografia do ombro) é um exame de simples realização que possibilita a avaliação das estruturas peri-articulares do ombro, sendo considerada uma ecografia articular. A ecografia do ombro é um importante auxilio no diagnóstico de diversas doenças que atingem as estruturas musculares e tendinosas do ombro.

Saiba, aqui, tudo sobre ecografia do ombro.

A ressonância magnética (RM) do ombro apesar de ser um exame mais oneroso que os anteriores, possui uma excelente acuidade diagnóstica, estando aconselhada na avaliação das patologias do ombro, especialmente quando outros exames se tornam inconclusivos e nos doentes que sentem dor no ombro que não respondem à terapêutica médica conservadora.

Saiba, aqui, tudo sobre RM do ombro.

TC do ombro com contraste

Através da tomografia computorizada (TC) do ombro com contraste é avaliado o comportamento vascular das estruturas em observação. Os produtos de contraste iodados (à base de iodo) são aplicados por via endovenosa e elevam o contraste entre as estruturas com diferentes fluxos sanguíneos, evidenciando estruturas hipervascularizadas como por exemplo tumores ou inflamações.

Nem sempre o exame precisa de usar contraste. A necessidade de administração depende do caso clínico em análise.

Quanto tempo demora o exame?

A duração média para a execução da TC do ombro é de 15 minutos. Após a execução do exame, as imagens são guardadas sendo posteriormente relatadas pelo Médico Radiologista. O tempo que demora a relatar a TC do ombro é muito variável e depende da urgência do exame.

É necessário jejum?

O paciente não necessita de estar em jejum caso não necessite de administração endovenosa de produto de contraste iodado (TC do ombro sem contraste). Todavia, o doente deverá estar em jejum, nunca inferior a 4 horas, nos casos de necessidade de administração de contraste (TC do ombro com contraste).

O exame não necessita de qualquer preparação. O paciente pode tomar a medicação habitual, exceto se houver indicação médica contrária.

Quanto custa uma TC do ombro?

O custo do exame depende de vários fatores. Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a TC do ombro é comparticipada pelo estado. O paciente apenas terá de suportar o custo da taxa moderadora, caso não esteja isento (doentes internados, doentes oncológicos, insuficientes económicos, etc) do seu pagamento. O preço da taxa moderadora é fixado em portaria e por norma ascende entre uma a poucas dezenas de euros.

Para os utentes de outros subsistemas (ex. ADSE), apenas será necessário suportar o valor da taxa moderadora (ver tabelas ADSE). No caso dos seguros de saúde o valor depende das condições associadas ao seu plano.

Quando o exame é executado a título particular (o doente paga o exame na totalidade), o valor é definido pela clínica de imagiologia que realiza a TC. Veja onde fazer a TC do ombro, e mais informações sobre o preço dos exames e contactos em Portugal, selecionando o seu concelho.

clinica_imagiologia.png