Ecografia articular

Fotos de ecografia articular

O que é ecografia articular?

Uma ecografia articular é um exame de diagnóstico médico por imagem que nos possibilita avaliar as articulações. A articulação é o local onde ocorre a conexão natural entre dois ou mais ossos. O ombro, o joelho, a anca, o cotovelo são exemplos de articulações.

A ecografia ou ultrassonografia é um método de diagnóstico usado, habitualmente, como primeira linha quando suspeitamos de patologias (doenças) relacionadas com os músculos, ligamentos ou tendões. Muitas vezes, outros exames de diagnóstico podem também ser usados como o objetivo de melhor caracterizar o quadro clínico. Veja mais informação em “outros exames de imagiologia”.

Principais articulações

A ecografia articular pode avaliar qualquer articulação do corpo humano. As principais articulações estudadas pela ecografia são:

Como se realiza a ecografia?

Este procedimento de diagnóstico é efetuado utilizando um equipamento denominado de ecógrafo que emprega os ultrassons para realizar a avaliação das estruturas, sendo caracterizado pelo seu baixo custo, flexibilidade e facilidade de execução.

As imagens são capturadas através de uma sonda. O médico coloca a sonda de forma adequada e as imagens são concebidas e enviadas para um monitor, permitindo o diagnóstico. É previamente aplicado um gel incolor entre a pele e a sonda para uma correta conceção das imagens ecográficas.

O médico radiologista observa as imagens e interpreta-as. São efetuadas recolhas das imagens mais pertinentes e, no final, o médico radiologista redige um relatório (por escrito) onde narra o que viu durante o exame.

Depois de validados, os resultados do exame são conhecidos e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel ao médico requisitante / utente.

Quanto tempo demora o exame?

A duração da ecografia articular é, em média, de 5 minutos. Os exames mais demorados são os que necessitam de uma avaliação adicional com Doppler, em que é imprescindível a avaliação de várias secções vasculares.

Saiba, aqui, o que é ECO Doppler.

Preparação para o exame

A ecografia articular não carece de qualquer preparação prévia. Também não é necessário jejum (o doente pode comer e beber antes do exame).

Quanto custa uma ecografia?

Caso o exame seja executado a título particular, o valor é determinado pela clínica de ecografia que o realiza. Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames são comparticipados, cabendo ao doente somente o pagamento de uma taxa moderadora.

Para os utentes beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. o utente terá de suportar os valores de acordo com as regras definidas para estas entidades.

Selecione o seu concelho de residência e veja onde fazer a ecografia articular e recolha informações adicionais sobre o preço dos exames imagiológicos em Portugal.

clinica_imagiologia.png

Outros exames de imagiologia

Em diversos contextos clínicos pode ser necessário recorrer a outros métodos diagnóstico.

Os raio x (RX) são um exemplo de método diagnóstico que utiliza radiação ionizante e que permite gerar imagens. Trata-se de um exame de primeira linha em diversos contextos clínicos, caracterizado pela sua acessibilidade e baixo custo.

Saiba, aqui, tudo sobre raio X.

A tomografia computorizada (TC) ou Tomografia Axial Computorizada (TAC) é outro método diagnóstico que nos permite estudar pormenorizadamente as articulações, também bastante importante em diversos contextos clínicos.

Saiba, aqui, tudo sobre TC ou TAC.

A Ressonância Magnética (RM) é um exame mais dispendioso que os dois anteriores, mas com uma excelente acuidade diagnóstica, por isso, muito importante na caraterização de inúmeros contextos.

Saiba, aqui, tudo sobre RM.

clinica_imagiologia.png