Ecografia vesical

Fotos de ecografia vesical

O que é ecografia vesical?

A ecografia vesical é um exame que nos permite avaliar a bexiga, através dos ultrassons. Trata-se de um exame simples e seguro, sendo realizado frequentemente na prática clínica como meio auxiliar de diagnóstico e terapêutica (MCDT), bastante útil no diagnóstico de diversas patologias (doenças) e na avaliação da resposta a tratamentos instituídos. Veja mais informação em indicações para a ecografia vesical.

O exame é, por norma, realizado com a bexiga cheia (veja como em preparação para o exame) de modo a permitir uma melhor visualização das estruturas e consequente acuidade diagnóstica.

A ecografia é, muitas vezes, referida apenas como ECO (abreviatura de ecografia). No caso do exame de bexiga, abreviado para ECO vesical ou ECO da bexiga.

clinica_imagiologia.png

Como se realiza o exame?

A ecografia ou ultrassonografia utiliza os ultrassons, permitindo estudar os órgãos do corpo humano, neste caso específico a bexiga. O equipamento usado na realização da ecografia é designado por ecógrafo.

Saiba, aqui, o que é ecografia ou ultrassonografia.

Após a realização da ecografia, pode ser calculado o resíduo pós miccional. Para tal, o doente deverá urinar após a realização da ecografia (realizada com a bexiga cheia), voltando para o consultório do médico para efetuar de novo a ecografia de modo a calcular o resíduo (urina que permaneceu na bexiga após urinar).

Após a conclusão do exame, o médico redige um relatório e seleciona algumas imagens com interesse clínico para acompanhar o exame.

O resultado do exame será considerado normal se não se visualizarem alterações dignas de registo. Em caso de alterações, o médico relata o que visualiza. Essa informação deve ser correlacionado com a história clínica e demais exames de diagnóstico. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames adicionais que permitam esclarecer as alterações detetadas. Veja mais informação em “limitações da ecografia” e “outros exames”.

Indicações da ECO vesical

A ecografia vesical (da bexiga) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas patologias (doenças). É, muitas vezes, usado como exame de primeira linha na avaliação de diversos sinais e sintomas, como por exemplo:

  • Complicações na micção (problemas em urinar);
  • Dores ao urinar;
  • Diminuição do fluxo urinário;
  • Dor abdominal (dor de barriga);
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Vontades repentinas em urinar;
  • Aumento na frequência das micções;
  • Etc..

Para além de outras, a ECO vesical possui indicação nas seguintes patologias (doenças):

  • Cálculos urinários;
  • Divertículos;
  • Tumores benignos ou malignos da bexiga (cancro);
  • Infeções urinárias de repetição;
  • Obstrução urinária;
  • Doenças congénitas, hereditárias;
  • Etc..

Para além das patologias referidas anteriormente, a ecografia vesical pode ser aconselhada no diagnóstico diferencial de muitas outras doenças.

Outros exames de ecografia

Muito frequentemente, a ecografia à bexiga é efetuada de forma complementar com outros exames de ecografia, principalmente com os órgãos envolvidos no sistema urinário.

A ecografia pélvica nos homens permite visualizar a bexiga, a próstata e as vesículas seminais, podendo ser realizada por via supra-púbica ou por via endocavitária. No caso das mulheres, a ecografia pélvica feminina permite-nos estudar a bexiga e os órgãos ginecológicos, podendo ser realizada por via supra-púbica ou por via transvaginal.

Saiba, aqui, o que é ecografia pélvica.

É também frequente que no mesmo momento do exame sejam avaliados os rins (ecografia renal) e a bexiga (ecografia vesical), designando-se neste caso o exame por ecografia reno-vesical. Ou seja, são realizadas duas ecografias distintas (uma aos rins outra à bexiga) no mesmo momento do exame. Em determinadas circunstâncias, podem também ser observadas as vias urinárias.

Saiba, aqui, o que é ecografia renal (dos rins).

No caso dos homens, a ecografia prostática (da próstata) é também, rotineiramente executada no mesmo momento, designando-se neste caso por ecografia vesico-prostática (eco vesical e eco prostática).

Saiba, aqui, o que é ecografia prostática.

Quem pode realizar o exame?

Os doentes de todas as faixas etárias podem ser submetidos ao exame.

O exame é indolor (não causa dor), sendo por isso muito bem tolerado em bebés e crianças. A ecografia vesical infantil possui indicação tal como nos adultos, não necessitando de proteção específica.

A gravidez não é uma contraindicação. As mulheres grávidas podem realizar a ecografia sem necessidade de qualquer tipo de proteção.

Quanto tempo demora o exame?

O exame demora em média 5 minutos. Se for realizada a avaliação do resíduo pós-micional (dada a necessidade de urinar) o exame é mais demorado.

Preparação para o exame

É necessária preparação para realizar a eco vesical que passa pela ingestão de água (beber entre meio litro a um litro de água 30 minutos antes do exame). Após a ingestão da água o doente não deve urinar (manter a bexiga cheia). Este procedimento de preenchimento é efetuado de modo a permitir uma melhor visualização da bexiga.

Se for calculado o resíduo pós miccional o doente deverá esvaziar a bexiga após a realização da primeira ecografia, para posteriormente efetuar de novo o cálculo do resíduo.

Não é necessário qualquer tipo de Jejum. O doente pode comer e beber normalmente sem problemas, quer antes quer após o exame.

O doente deve tomar os medicamentos habituais. A suspensão de qualquer tratamento medicamentoso deve apenas ser efetuada sob indicação do seu médico.

Limitações da ecografia vesical

A ecografia é um exame de primeira linha, sendo um método de diagnóstico bastante rápido e seguro, tendo, no entanto, algumas limitações inerentes às técnicas utilizadas na ultrassonografia.

Quando o médico deteta alterações ou achados ecográficos suspeitos na ecografia vesical desencadeia, por norma, a requisição de outros MCDT. São exemplos a cistoscopia, a tomografia computorizada (TC ou TAC), a ressonância magnética (RM), entre outros.

Saiba, aqui, tudo sobre tomografia computorizada (TC).

Saiba, aqui, tudo sobre ressonância magnética (RM).

Quanto custa uma ecografia vesical?

O preço de uma da ecografia vesical pode variar conforme o local onde é realizado e o subsistema de saúde do utente.

Se o exame for executado a título particular, o valor é determinado pela clínica de imagiologia que o efetua. Como “ordem de grandeza” podemos afirmar que o preço situa-se, regra geral, entre os 30 e os 75 euros (por exame). Todavia, estes valores podem variar significativamente tendo em conta o tipo de exame realizado.

No caso dos doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames são comparticipados pelo estado, cabendo ao utente apenas o pagamento de uma taxa moderadora (fixado em portaria) Todavia, este pagamento apenas será efetuado caso o utente não esteja isento. Por sua vez, para os utentes beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. o utente terá de suportar os valores da comparticipação determinada pelo subsistema ou do seguro de saúde associado.

Selecione o concelho da sua residência e veja onde fazer a ecografia vesical e informações adicionais sobre o preço dos exames em Portugal.

clinica_imagiologia.png