Ecografia renal (do rim)

Fotos de ecografia

O que é ecografia renal?

A ecografia renal (dos rins) é um exame de diagnóstico que serve para estudar os rins. Trata-se de um exame não invasivo e de fácil execução, muito importante no diagnóstico de diversas patologias (ou doenças), conforme veremos adiante com detalhe. Habitualmente, é realizada uma ecografia renal bilateral (aos dois rins), no mesmo momento do exame. 

A ecografia renal e das vias urinárias avalia, para além dos rins, os ureteres (quando possível, por exemplo se dilatadas) e a bexiga.

A ecografia renal e supra renal avalia os rins e as glândulas supra-renais. No entanto, a ecografia não é o exame indicado para avaliação das glândulas supra-renais, dada a baixa sensibilidade desta técnica de imagem neste contexto.

A ecografia ou ultrassonografia é um método de diagnóstico que se utiliza frequentemente na prática clínica. O equipamento utilizado (ecógrafo) permite, através dos ultrassons, avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo, neste caso os rins. O equipamento (ou aparelho) utlizado para o efeito (ecógrafo) possui uma sonda acoplada a um computador. Deste modo, é possível obter as imagens através da sonda e exibi-las no monitor, permitindo assim que essas imagens possam ser analisadas pelo Médico Radiologista.

O termo ecografia é, normalmente, abreviado para ECO na linguagem médica corrente. Neste caso, o exame abrevia-se para ECO renal ou Eco dos rins.

clinica_imagiologia.png

Indicações da ECO renal

A ecografia renal possui indicação quando existe presença dos seguintes sinais e sintomas:

  • Dor pélvica / abdominal;
  • Dificuldade na micção;
  • Dor ao urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Vontades súbitas (urgentes) em urinar;
  • Aumento na frequência das micções (idas frequentes à casa de banho);
  • Incontinência urinária (perdas involuntárias de urina);
  • Cansaço;
  • Etc.

A ecografia renal e das vias urinárias é utilizada para auxiliar o médico no diagnóstico ou na avaliação da eficácia de tratamentos em várias patologias, designadamente:

Para além das indicações atrás expostas, a ecografia renal pode ser aconselhada quer no diagnóstico diferencial, quer na avaliação da resposta ao tratamento em diferentes outras patologias (doenças).

Sempre que a ecografia seja inconclusiva ou sejam detetadas alterações que necessitem de avaliação complementar, o médico pode solicitar exames adicionais. Veja mais informação em “outros exames”.

Ecografia reno-vesical

Muitas vezes, é requisitada a ecografia renal (dos rins) e vesical (da bexiga) num mesmo momento, designando-se por ecografia reno-vesical. Trata-se da execução de duas ecografias distintas (uma aos rins e outra à bexiga).

Saiba, aqui, o que é ecografia vesical (da bexiga).

A ecografia prostática (da próstata) é também, no caso dos homens, requisitada frequentemente no mesmo momento.

Saiba, aqui, o que é ecografia prostática (da próstata).

Aplicações especiais

A ecografia com Doppler ou ultrassonografia com doppler renal possibilita avaliar as estruturas vasculares do rim. Esta avaliação reveste-se de grande importância em algumas patologias, nomeadamente no estudo de hipertensão arterial (tensões altas). A eco renal e a ecografia com doppler também têm indicação na avaliação pré e pós transplante renal.

Através deste exame são avaliadas a direção, a velocidade e outras características do fluxo do sangue nos principais segmentos vasculares.

Saiba, aqui, tudo sobre eco-Doppler.

Como é feita a ecografia renal?

Enquanto o exame é realizado, o Médico Radiologista examina as imagens e interpreta-as. De seguida, são escolhidas as imagens mais significativas e no final o Médico Radiologista elabora um relatório.

Os resultados do exame só são dados a conhecer e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel, após a aprovação do relatório final, da responsabilidade do Médico Radiologista. No entanto, quer durante quer após o exame, o Médico Radiologista pode informar o doente sobre a evolução e de eventuais achados ecográficos.

A análise ecográfica (exame de ecografia) será julgada normal quando as estruturas analisadas não apresentam alterações pertinentes ou não causam dúvidas ao Médico Radiologista. Na sequência da ecografia, se achar necessário, o Médico Radiologista pode entender pela necessidade de realizar exames adicionais. Veja mais informação em “outros exames” e “limitações da ecografia”.

Saiba, aqui, tudo sobre ecografia.

Quem pode realizar o exame?

Genericamente, bebés, crianças e adultos de qualquer idade podem fazer o exame. A ecografia ou ultrassonografia não utiliza radiações, ao contrário de outros métodos de diagnóstico por imagem, sendo uma grande vantagem deste tipo de exame. Trata-se de um exame inofensivo, sendo por isso segura a sua realização em idade pediátrica. A ecografia renal infantil está aconselhada na avaliação dos mesmos órgãos dos adultos, não necessitando ser usada qualquer tipo de proteção específica.

Contrariamente aos outros exames que utilizam radiação ionizante, como por exemplo a tomografia computorizada (TC ou TAC), a realização de ecografia renal durante a gravidez não é contraindicada. Aliás, a ecografia é um método de diagnóstico muito utilizado para seguimento da grávida em toda a gestação (ecografia obstétrica).

O exame é indolor (não provoca qualquer tipo de dor).

Quanto tempo demora o exame?

O tempo médio de execução de uma Eco renal é de 5 minutos. Contudo, a duração do exame pode variar em função de diversos fatores, sendo no entanto um exame de execução simples e rápida.

Os exames mais morosos são os que carecem de uma avaliação mais pormenorizada dos órgãos ou estruturas anatómicas, como é o caso da ecografia renal com Doppler, em que é necessária a avaliação de vários segmentos vasculares.

Preparação para o exame

Não é necessária qualquer preparação prévia ou alteração da dieta para efetuar a ecografia renal.

O doente pode tomar os medicamentos (remédios) habituais. A suspensão de qualquer tipo de medicação deve ser efetuada apenas com indicação expressa do seu médico.

É necessário jejum?

Não. O doente pode comer e beber normalmente antes e após o exame.

A ecografia vesical (da bexiga) é executada, muitas vezes, no mesmo momento do exame. Neste caso, pode-lhe ser solicitado que encha a bexiga (beber água) antes do exame. Veja mais informação em preparação de cada um dos exames.

Saiba, aqui, tudo sobre a preparação da ecografia vesical (da bexiga).

Limitações da ecografia renal

Em alguns casos a ecografia pode tornar-se inconclusiva ou detetar alterações que necessitem de estudos adicionais. Nestes casos, é necessária realização de outros exames complementares como a tomografia computorizada (TC ou TAC) ou ressonância magnética (RM).

Saiba, aqui, tudo sobre tomografia computorizada (TC).

Saiba, aqui, tudo sobre ressonância magnética (RM).

As biópsias do rim podem também ser necessárias para caraterizar alguns tipos de alterações. Através de uma agulha é recolhida uma amostra de tecido, que será enviada para um laboratório para análise.

Para além dos exames atrás mencionados, outros podem ser usados no estudo dos rins e de outros órgãos.

Saiba, aqui, tudo sobre exames em imagiologia.

Quanto custa uma ecografia renal?

O valor de uma ecografia renal pode variar consoante o local onde é realizado e o subsistema de saúde do doente.

Caso o exame seja realizado a título particular, o valor é determinado pela clínica de imagiologia que o executa. Como “ordem de grandeza” podemos afirmar que o preço situa-se, geralmente, entre os 30 e os 75 euros (por exame).Porém, estes valores podem diferir bastante conforme o tipo de exame realizado. O estudo com Doppler apresenta, geralmente, um valor mais alto.

Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames são comparticipados pelo estado, sendo da responsabilidade do utente apenas o pagamento de uma taxa moderadora. Este pagamento apenas será efetuado caso o utente não esteja isento. O valor da taxa moderadora a pagar pelo utente é fixado em portaria. Normalmente, no caso da ecografia renal o valor é inferior a dez euros. Para os utentes isentos o exame é gratuito.

Para os utentes beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. o utente terá de suportar os valores da comparticipação indicada pelo subsistema ou do seguro de saúde associado.

Selecione o seu concelho e veja onde fazer a ecografia renal, entre outros exames de imagiologia, e obter informações adicionais sobre custos de MCDT em Portugal.

clinica_imagiologia.png