Ecografia abdominal

Fotos de Ecografia abdominal

O que é ecografia abdominal?

A ecografia abdominal é um exame que permite avaliar os principais órgãos da região superior do abdómen. O abdómen contém várias estruturas e corresponde à região anatómica vulgarmente conhecido por “barriga”.

A ecografia ou ultrassonografia usa os ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo. O equipamento (ou aparelho) que permite a sua realização é o ecógrafo.

O termo ecografia é, frequentemente, abreviado para ECO na linguagem médica corrente. Neste caso, o exame é abreviado simplesmente para ECO abdominal.

Que órgãos visualizamos?

Na ecografia abdominal ou ecografia abdominal superior são avaliados os principais órgãos anexos do sistema digestivo, que incluem o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. O baço não faz parte do sistema digestivo, mas é também avaliado neste exame.

Quando pretendemos avaliar a região inferior do abdómen é necessário realizar ecografia pélvica. Neste caso, os principais órgãos avaliados incluem a bexiga e os órgãos do aparelho genicológico (útero e ovários) na mulher, e a próstata e vesículas seminais no homem.

Saiba, aqui, tudo sobre ecografia pélvica.

Os rins também se encontram na parte superior do abdómen, todavia é necessário habitualmente um pedido específico de ecografia renal para a sua avaliação.

Saiba, aqui, tudo sobre ecografia renal.

Indicações da ECO abdominal

A ecografia abdominal serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças, nomeadamente as relacionadas com os órgãos desta região.

A ECO abdominal está indicada para avaliar a presença de alterações do sistema digestivo, que surgem associadas a alguns sintomas como enfartamento (patologia da vesícula biliar), dor abdominal ou dados laboratoriais (análises) que indiquem alteração da função hepática.

O exame permite detetar a presença de alterações difusas do parênquima hepático, como infiltração de gordura (esteatose) ou alterações focais, como a presença de quistos ou nódulos, que podem ser tumores benignos ou malignos.

Alguns tipos de cancro de outros órgãos (por exemplo o adenocarcinoma colo-rectal) podem disseminar para o fígado, e a ecografia permite avaliar se já existe doença hepática associada ou não.

Deteta também a presença de litíase vesicular (“pedra na vesícula”) ou dilatação das vias biliares. Está também indicado para detetar aumento do tamanho do baço (esplenomegalia) ou alterações do seu parênquima.

Para além das indicações atrás apresentadas, a ecografia abdominal pode ser indicada quer no diagnóstico quer na avaliação da resposta ao tratamento em diversas patologias (doenças).

Ecografia abdominal com doppler

Como é feita a ecografia abdominal?

A ecografia abdominal é um exame simples e seguro. O procedimento é iniciado através da colocação de uma sonda no órgão ou estrutura que se deseja avaliar, neste caso o abdómen, permitindo captar as imagens para visualização por parte do médico. Tendo em consideração a localização do órgão em estudo, podem ser utilizadas diferentes tipos de sonda onde é colocado um gel incolor que em contacto com a pele permite produzir as imagens de forma íntegra.

Durante a realização do exame, o médico radiologista analisa as imagens e interpreta-as. De seguida, são selecionadas as imagens mais relevantes e no final o médico radiologista redige um relatório.

Os resultados do exame só são conhecidos e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel, após a validação do relatório final, da responsabilidade do médico radiologista.

O estudo ecográfico (exame de ecografia) será considerado normal quando as estruturas estudadas não apresentam alterações pertinentes ou que suscitem dúvidas ao médico radiologista. Na sequência da ecografia o médico radiologista pode entender pela necessidade de realizar exames adicionais.

Quem pode realizar o exame?

Geralmente, bebés, crianças e adultos em qualquer idade podem realizar o exame e de uma forma rápida e confortável. A ecografia abdominal não utiliza radiações, sendo um exame inofensivo, sendo por isso passível de ser realizado em idade pediátrica. A ecografia abdominal infantil está indicado na avaliação dos mesmos órgãos do que nos adultos, não precisando de proteção específica.

Ao contrário de outros exames que utilizam radiação ionizante, como por exemplo a tomografia computorizada (TC ou TAC), a realização de ecografia abdominal durante a gravidez não constitui uma contra-indicação.

O exame não causa dor durante a sua realização, dado que a ecografia abdominal é um exame não invasivo.

Clínica de Imagiologia

Quanto tempo demora o exame?

A duração do exame varia, dependendo do órgão em estudo, sendo no entanto, o tempo médio de 5 minutos. Os exames mais demorados são os que necessitam de uma avaliação mais detalhada dos órgãos ou estruturas anatómicas, como é o caso da ecografia abdominal com Doppler, em que é necessária a avaliação de vários segmentos vasculares.

Preparação para o exame

Não é necessária qualquer preparação ou dieta prévia para realizar a ecografia abdominal.

É necessário jejum?

Sim. É necessário cumprir um jejum de pelo menos 6 horas. Não deve comer antes do exame, mas pode beber água. Deve tomar a medicação habitual. Mas não deve beber café ou fumar antes do exame.

Limitações da ecografia abdominal

A ecografia não permite avaliar os órgãos com gás, como o estômago ou os intestinos. Nestes casos a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia total são os exames de eleição.

Saiba, aqui, o que é endoscopia digestiva alta.

Saiba, aqui, o que é colonoscopia.

A interposição do gás intestinal pode também dificultar a avaliação dos órgãos abdominais mais profundos como o pâncreas. Para além disso, alguns nódulos, sobretudo hepáticos, podem necessitar da administração de contraste para melhor caracterização. Nestes casos, é necessário recorrer a outros exames complementares como a tomografia computorizada (TC ou TAC) ou ressonância magnética (RM).

Saiba, aqui, o que é TC abdominal.

Saiba, aqui, o que é RM abdominal.

Quanto custa uma ecografia abdominal?

O preço de uma da ecografia abdominal pode variar mediante o tipo de exame, o local onde é efetuado e o subsistema de saúde utilizado.

Caso o exame seja realizado a título particular, o valor é definido pela clínica de imagiologia que o executa. Como “ordem de grandeza” podemos afirmar que o preço situa-se, regra geral, entre os 30 e os 75 euros (por exame). No entanto, estes valores podem diferir bastante conforme o tipo de exame realizado. O estudo com Doppler apresenta, geralmente, um valor mais alto.

Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames são comparticipados pelo estado, cabendo ao utente apenas o pagamento de uma taxa moderadora. No entanto, este pagamento apenas terá lugar caso o utente não esteja isento. O valor da taxa moderadora a pagar pelo utente é fixado em portaria. Normalmente, no caso da ecografia abdominal o valor é inferior a dez euros. Para os utentes isentos o exame é gratuito.

Para os utentes beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. o utente terá de suportar os valores da comparticipação definida pelo subsistema ou do seguro de saúde associado.

Selecione o concelho da sua residência e veja onde fazer a ecografia abdominal e informações adicionais sobre o preço dos exames em Portugal.

Clínica de Imagiologia