RX do crânio

RX do crânio

O que é RX do crânio?

Uma radiografia ou raio X (RX) do crânio (cabeça) é um exame ou meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT) que serve para avaliar esta importante região e, desta forma, diagnosticar diversas patologias (doenças). Como principais indicações, podemos mencionar a exclusão de fraturas do esqueleto facial, mandíbula ou órbita, como parte de protocolos específicos (por exemplo mieloma múltiplo) ou identificação de corpo estranho metálico.

As radiografias são um método que já leva muitos anos de utilização na prática clínica e usa a radiação ionizante para produzir imagens do corpo humano, neste caso do crânio. Este método apresenta diversas limitações quando comparado com outros procedimentos diagnósticos. Veja mais informação em “outros exames do crânio”.

Preparação para o exame

Não é necessário efetuar antecipadamente qualquer tipo de preparação ou cumprir jejum para realizar um Raio X do crânio.

Quem pode realizar o exame?

O RX do crânio é um exame de primeira linha na avaliação do crânio, muito acessível e de baixo custo, podendo ser realizado por qualquer pessoa, apesar das limitações do exame. Como o exame emprega radiação ionizante deve ser sempre refletida a sua utilização, pelo médico, devendo ser calculada a relação risco / benefício do exame, particularmente em crianças.

A gravidez constitui uma contra-indicação relativa para exames que empreguem radiação. As mulheres grávidas só devem ser submetidas ao exame em condições extraordinárias, como por exemplo em contextos de traumas e sem acesso a outros MCDT.

Quanto tempo demora o exame?

O exame é de realização rápida (cerca de 5 minutos). Este tempo inclui a entrada na sala, posicionamento do doente, retirada de objetos, disparo da imagem e respetivo arquivo.

Após a obtenção da imagem, esta é guardada para depois ser observada pelo médico radiologista (leitura diagnóstica do exame). O tempo para que os resultados do exame (imagem + relatório) sejam disponibilizados ao médico requisitante e utente são muito variáveis e dependem basicamente da urgência do exame.

Incidências no RX do crânio

Uma incidência corresponde a um disparo (aquisição de uma imagem) de “um determinado ângulo” para possibilitar analisar as estruturas mediante a suspeita clínica. Um exame pode ser constituído por uma ou mais incidências.

A decisão das incidências a efetuar depende das suspeitas clínicas e do estudo que se pretende realizar.

Outros exames do crânio

Este método diagnóstico apresenta diversas limitações quando comparado com outros MCDT, particularmente com a tomografia computorizada (TC) e com a ressonância magnética (RM).

Saiba, aqui, tudo sobre TC do crânio.

Saiba, aqui, tudo sobre RM do crânio.

Quanto custa uma radiografia?

Um raio X do crânio é um exame muito mais barato quando comparado com as demais técnicas imagiológicas (TC, RM, etc.). O preço do exame, na maioria dos casos, apenas se resume ao pagamento de uma taxa moderadora (ex. doentes do SNS, ADSE, etc.) que varia entre alguns cêntimos a poucos euros, dependendo do número de incidências realizadas. Em alguns casos o exame pode ser gratuito (doentes isentos). O exame é comparticipado pelas entidades, pagando o utente apenas um valor muito inferir ao real custo do exame.

No caso da radiografia do crânio ser realizada a título particular, o valor é fixado pela clínica de radiologia que realiza o exame.

Selecione o seu concelho para ver onde pode fazer o RX do crânio e consultar mais informação sobre custos e comparticipações dos exames de radiologia em Portugal.

clinica_imagiologia.png