RX dos seios perinasais

RX dos seios perinasais

O que é RX dos seios perinasais?

Uma radiografia ou raio X dos seios perinasais é um exame de diagnóstico por imagem que emprega radiação X, possibilitando avaliar esta estrutura anatómica e, desta forma, distinguir entre aquilo que é normal ou patológico (apresenta doença).

Os seios perinasais são as cavidades aéreas por onde circula o ar que respiramos. Essas cavidades aéreas encontram-se no esqueleto craniofacial ao lado das fossas nasais (do nariz). Estas possibilitam filtrar o ar, humedece-lo e aquece-lo para ser transportado até aos pulmões.

Os seios perinasais podem ser implicados em vários processos patológicos (doenças) que este exame permite ajudar a diagnosticar, não obstante algumas limitações quando comparado com outros MCDT, conforme discutiremos em “outros exames dos seios perinasais”. Algumas das indicações mais comuns são estudo de “dor de cabeça” (cefaleia frontal) ou de sinusite (sinusopatia aguda ou crónica). Para além disso, o exame serve para avaliar a resposta a possíveis tratamentos instituídos, permitindo perceber a evolução da doença ao longo do tempo.

Incidências no RX

Uma incidência corresponde a um disparo (obtenção de uma imagem) de “determinado ângulo” para possibilitar examinar as estruturas mediante a suspeita clínica.

O exame pode ser constituído por apenas uma incidência, ou várias, de acordo com a suspeita clínica.

Quem pode realizar o exame?

O RX dos seios perinasais é um exame de primeira linha na avaliação seios perinasais, de execução simples e de baixo custo, podendo ser efetuado por qualquer pessoa, devendo, todavia, existir especial cuidado na sua concretização em crianças.

A gravidez constitui uma contra-indicação relativa para exames que empreguem radiação. As mulheres grávidas só devem ser expostas ao exame em situações extraordinárias.

Como o exame emprega radiação deve ser sempre apreciada, pelo médico, o seu emprego, devendo ser calculada a relação risco / benefício do exame.

Onde posso realizar o exame?

Selecione o seu concelho para ver onde pode fazer o RX dos seios perinasais e consultar mais informação sobre exames de radiologia em Portugal.

clinica_imagiologia.png

Quanto tempo demora o exame?

O exame é de concretização rápida (aproximadamente 5 minutos). Após a obtenção da imagem, esta é arquivada (guardada) para futuramente ser analisada pelo médico radiologista.

O médico radiologista ao analisar a imagem descreve o observado num relatório (escrito) que acompanhará as imagens do raio X. O tempo para que os resultados do exame (imagem + relatório) sejam disponibilizados ao médico requisitante e utente são muito variáveis e dependem fundamentalmente da urgência do exame.

Preparação para o exame

Não é necessário realizar antecipadamente qualquer tipo de preparação ou cumprir jejum para concretizar um Raio X dos seios perinasais.

O doente deve manter as terapêuticas instituídas, exceto se houver indicação médica em contrário.

Outros exames dos seios perinasais

Uma radiografia é um exame de simples execução e de aquisição bastante rápida. O seu baixo custo e os motivos atrás apresentados fazem dos raios x um método que é usado frequentemente como primeira linha na prática clínica. No entanto, este método apresenta diversas limitações quando comparado com outros meios de diagnóstico, nomeadamente, com a tomografia computorizada (TC) e com a ressonância magnética (RM) que apresentam excelentes acuidades diagnósticas.

Saiba, aqui, tudo sobre TC dos seios perinasais.

Saiba, aqui, tudo sobre RM.

Quanto custa uma radiografia?

Um raio X dos seios perinasais é um exame muito acessível quando comparado com as restantes técnicas imagiológicas (TC, RM, etc.). O preço do exame, na maioria dos casos, apenas se resume ao pagamento de uma taxa moderadora (ex. doentes do SNS, ADSE, etc.) que varia entre alguns cêntimos a poucos euros, dependendo do número de incidências do exame. Em alguns caso o exame pode ser gratuito (doentes isentos).

No caso da radiografia dos seios perinasais ser concretizada a título particular, o valor é afixado pela clínica de radiologia que executa o exame.

clinica_imagiologia.png