Campimetria, exame de campo visual

Campimetria computadorizada ou campo visual computadorizado

O que é campimetria?

A campimetria ocular ou exame de campo visual visa o estudo da visão central (em frente ao nosso campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão). O objetivo da campimetria visual é avaliar se o campo de visão central e periférico estão normais ou se existem alterações em algum ponto da visão. Ou seja, a campimetria serve para detetar alterações na visão ou áreas do campo visual com alterações (centralmente ou na periferia). Estas alterações podem ser causadas por diversas patologias, pelo que o médico oftalmologista pode recorrer ao exame de campimetria para auxílio no diagnóstico ou, então, como avaliação da evolução ou eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos.

Muitas doenças dos olhos provocam alterações no campo visual. A perda de visão pode ser mais central ou, então, mais periférica. Na presença de algumas doenças esta visão espacial pode estar alterada, sendo que a forma de detetar esta alteração será através da realização de um estudo do campo visual, em que o resultado da campimetria visual permitirá ao oftalmologista novas e importantes informações sobre o diagnóstico, evolução da doença ou eficácia dos tratamentos. Veja mais informação sobre que doenças dos olhos o especialista em oftalmologia pode recorrer ao exame de campimetria.

A seguir à medição da acuidade visual, a campimetria ocular é o segundo exame mais usado para avaliar a função visual.

O campo visual pode ser monocular (apenas num olho) ou, então, binocular (dois olhos).

Mediante o resultado da campimetria ocular, o médico oftalmologista decidirá acerca da necessidade de recorrer a outros exames oftalmológicos no caso de normalidade do exame ou, então no caso do exame revelar alguma anomalia na vista.

Consideramos um campo visual normal, quando não existem alterações na visão central nem periférica de determinado indivíduo. Saiba, de seguida, o que é o campo visual.

Campo visual

Numa linguagem simples, podemos dizer que o campo visual ou campo de visão é toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto. Ou seja, é a área visualizável para a frente (visão central) ou, então, lateralmente (direita, esquerda, para cima e para baixo).

A perceção periférica no humano é à volta dos 180 graus no caso de estarmos a falar dos dois olhos. Num ângulo de visão de 180º, os dois olhos visualizam os 120º centrais. Os 30º periféricos, de cada um dos lados, são visualizados apenas por um olho (o olho da esquerda visualiza os 30º à esquerda enquanto o olho da direita visualiza os 30º à direita).

Campimetria computorizada

Na atualidade, a campimetria computadorizada (ou campo visual computorizado) é feita utilizando modernos equipamentos (campímetros) que nos permitem estudar o campo visual através de recursos computacionais. Este exame também é conhecido como perimetria computorizada.

A campimetria computadorizada pode ser monocular (realizada apenas num olho) ou binocular (realizada nos dois olhos).

Para além da campimetria computorizada a campimetria manual ou campo visual manual estuda também o campo visual mas através de equipamentos mais antigos.

A campimetria de confrontação, é outro método usado pelo oftalmologista, para a grosso modo certificar o campo visual do doente fazendo mostrar objetos ou dedos da periferia para o centro do campo visual.

Campimetria - indicações

A campimetria ocular tem indicação no estudo de diversas doenças dos olhos ou se o oftalmologista suspeitar da existência de algumas delas.

Este exame ocular permite estudar com detalhe o campo visual e, desta forma, permitir o diagnóstico de determinadas patologias ou doenças, mostrando pequenas falhas da visão.

Pequenos escotomas ou manchas na visão ocorrem frequentemente em algumas doenças dos olhos como, por exemplo, na degeneração macular senil, no glaucoma, na retinopatia diabética, na retinite pigmentar, edema macular, tumores, entre muitas outras, onde a campimetria é realizada para avaliar o campo visual. Para além destas patologias, a campimetria ocular pode ser realizada em muitas outras doenças dos olhos.

Para conhecer as principais doenças dos olhos e sintomas relacionados, siga este link.

Exame oftalmológico

A campimetria ocular é um exame oftalmológico que nos permite avaliar o campo visual. Para além da campimetria muitos outros exames oftalmológicos estão ao dispor do médico oftalmologista. Conheça, de seguida, os principais exames em oftalmologia: