Radiografia oclusal

Radiografia oclusal , fotos, imagens

O que é radiografia oclusal?

A radiografia oclusal ou RX oclusal é um tipo de radiografia intraoral (dentro da boca) usado pelos médicos dentistas e que serve para despistar e avaliar a posição de raízes residuais (restos de raízes), dentes inclusos (dentes do siso, habitualmente) e dentes supranumerários (excedentários), entre outros, como veremos adiante com maior detalhe.

Neste exame, a película radiográfica é colocada entre os dentes da maxila superior e os dentes do maxilar inferior. Ou seja, a película é disposta entre os dentes das duas arcadas dentárias (superior e inferior), como se o doente estivesse a “morder” a película. Posteriormente, é realizada uma incidência de raios X, obedecendo a uma angulação específica relativamente à posição da película. Desta forma, é obtida a imagem radiográfica que será posteriormente analisada pelo médico dentista.

clinica-dentaria.png

Radiografia oclusal digital

Na atualidade, a radiografia oclusal digital permite a obtenção de imagens em formatos digitais. A radiografia digital possui inúmeras vantagens em relação à radiografia convencional (em película). Dentre essas vantagens, destacamos a facilidade de arquivo em suportes digitais, a possibilidade de ajustar ou manipular a imagem (brilho, contraste, zoom, etc.), a partilha ou envio à distância das imagens, entre outras vantagens. As radiografias digitais podem ser visualizadas em qualquer tipo de equipamento digital, como computadores, tablets, etc. desde que possuam as capacidades necessárias para o efeito.

As radiografias oclusais digitais apresentam-se como o formato preferencial, nos dias de hoje, pelos motivos apresentados anteriormente. No entanto, a radiografia oclusal em formato convencional (película) é ainda utilizada com relativa frequência, contudo, tende a cair rapidamente em desuso, face às vantagens oferecidas pelo formato digital.

Indicações do exame

Entre outras, a radiografia oclusal possui indicação no diagnóstico e avaliação de determinadas patologias, conforme enumeramos de seguida:

  • Despiste e localização de raízes ou fragmentos dentários retidos;
  • Despiste e localização de dentes inclusos;
  • Verificação de dentes supranumerários;
  • Estudos de determinadas anomalias (avaliar extensão de lesões ósseas, por exemplo);
  • Etc.

Preparação para o RX oclusal

A radiografia odontológica oclusal não requer qualquer preparação especial.

Nos casos em que o médico dentista necessite de recorrer ao exame, este pode ser executado, de uma forma simples, durante a consulta. A radiografia oclusal não possui nenhum risco ou complicação digna de relevo.

O exame pode ser executado em adultos e crianças de qualquer idade.

Radiografia oclusal na gravidez

A radiografia oclusal pode ser realizada durante a gravidez. Ou seja, a gestação não constitui uma contraindicação significativa na realização do RX, desde que sejam respeitadas as devidas precauções.

É de fundamental importância que a grávida informe o médico ou assistente sobre a gestação ou eventual suspeita de gravidez, por forma a evitar que o bebé não seja exposto à radiação emitida durante a realização do exame.

Em caso de gravidez e como medida de proteção, a paciente será coberta com um avental específico. Este avental é fabricado com um revestimento de chumbo, material este, que permite proteger o bebé e resto do corpo da exposição à radiação.

Saiba, aqui, tudo sobre tratamentos dentários na gravidez.

Execução da radiografia oclusal

A radiografia oclusal pode ser efetuada no consultório médico com todo o conforto para o doente. Para a sua realização são colocados previamente, na boca do paciente, detetores ou sensores, que serão seguidamente sujeitos à emissão de um feixe de raios-x, possibilitando desse modo a obtenção da imagem radiográfica da região a estudar, através da captação desse feixe ionizante num formato digital ou em película.

O exame é indolor (não provoca qualquer tipo de dor).

Quanto tempo demora o exame?

A radiografia oclusal é de execução bastante rápida (duração média de um a dois minutos).

Outros exames radiológicos

Na radiologia odontológica, para além da radiografia oclusal, outros exames radiológicos com caraterísticas distintas, podem ser realizados, a saber:

Saiba, aqui, tudo sobre radiologia odontológica.

Quanto custa uma radiografia oclusal?

O preço de uma radiografia oclusal varia de acordo com a clínica dentária onde é realizado o exame. O valor médio pode variar entre os 5 e os 15 euros a acrescer ao valor da respetiva consulta (note que os custos apresentados são apenas uma ordem de grandeza). O valor da radiografia oclusal pode diferir também de acordo com o subsistema de saúde em causa (ADSE, Seguros, etc.).

Selecione o seu concelho de residência e saiba mais sobre a clínica onde poderá fazer a radiografia interproximal em Portugal, assim como valores de exames e tratamentos dentários.

clinica-dentaria.png