Radiografia interproximal (rx bite wing)

Radiografia interproximal (rx bite wing), fotos, imagens

O que é radiografia interproximal?

A radiografia interproximal ou RX bite wing é um exame usado em medicina dentária e que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem. Normalmente, essa imagem consegue abranger a coroa completa de 2 a 3 dentes de cada maxilar.

O termo “bite wing” significa, numa tradução à letra, “asa de mordida”, e refere-se à forma como o paciente segura o dispositivo que contém a película ou o recetor do feixe de Rx, ou seja, o paciente segura esse dispositivo na boca, entre as suas duas arcadas, através da mordida de um tipo de asa que se salienta desse recetor.

Esta “técnica interproximal” usada na radiografia dentária permite-nos avaliar, sobretudo, os dentes posteriores (“dentes da trás”) e as cristas ósseas vizinhas aos dentes (topo do osso localizado entre os dentes, correspondente à zona das papilas).

A radiografia bite wing é frequentemente realizada no diagnóstico de cáries interproximais, ou seja, cáries que se situam entre os dentes, sendo estas habitualmente as cáries mais difíceis de diagnosticar durante o exame clínico dentário. No entanto, a radiografia pode ser usada para outros fins, nomeadamente para avaliação da eficácia de alguns tratamentos. Veja mais informação em indicações das radiografias interproximais.

Saiba, aqui, o que é cárie dentária.

clinica-dentaria.png

Radiografia interproximal digital

Um raio x (RX) é um exame médico não invasivo, indolor (que não provoca dor) e que permite auxiliar os médicos, das diferentes especialidades, na realização do diagnóstico e plano de tratamento de múltiplas patologias. Este exame submete determinada zona do corpo a uma reduzida dose de radiação ionizante com vista à obtenção de imagens do interior do mesmo. Em termos de imagiologia médica, os raios X são o exame mais antigo e mais usado desde há muitos anos a esta parte.

A radiografia interproximal digital proporciona, atualmente, a aquisição de imagens em formatos digitais, permitindo o seu arquivo e partilha em todo o tipo de equipamentos digitais (computadores, tablets, etc.).

As radiografias interproximais digitais, ou seja, produzidas digitalmente, apresentam inúmeras vantagens quando equiparadas aos formatos analógicos, nomeadamente, na facilidade de aquisição, no arquivo ou armazenamento, e também na partilha das imagens. A radiografia digital facilita também ao médico dentista ajustar e mudar algumas definições das imagens (contraste, brilho, etc.), possibilitando dessa forma uma análise mais precisa de certas estruturas e tecidos.

Porém, até há relativamente poucos anos atrás, as imagens de Raio X eram apresentadas apenas em folhas de película (idênticas ao negativo fotográfico). Hoje em dia, a maioria das imagens são produzidas e arquivadas em formato digital, não obstante a radiografia interproximal convencional, isto é, em película, seja ainda usada com alguma frequência. Todavia, a radiografia convencional, em geral, tem vindo a cair em desuso, dados os benefícios associados à radiografia digital.

Indicações do exame

A radiografia interproximal, ou RX bite wing, é indicado no diagnóstico e avaliação de determinadas situações, nomeadamente:

  • Diagnóstico de cárie interproximal (cárie entre os dentes);
  • Avaliação da crista óssea entre os dentes;
  • Avaliação do estado de certos tratamentos dentários (restaurações por exemplo);
  • Etc.

Preparação para o RX

A realização de uma radiografia odontológica interproximal não necessita de qualquer preparação especial.

É um exame que é habitualmente executado durante a consulta, comodamente no consultório do médico dentista, em caso de necessidade.

A realização deste exame não apresenta qualquer tipo de riscos ou complicações associadas, podendo ser efetuado tanto em crianças como em adultos.

Radiografia interproximal na gravidez

A radiografia interproximal na gravidez pode ser realizada se necessário, não apresentando contraindicações significativas, desde que sejam respeitadas as devidas precauções.

É, contudo, de fulcral importância que a mulher grávida informe o médico ou assistente acerca da gestação, ou mesmo de uma eventual suspeita de gravidez, por forma a não submeter o bebé à radiação emitida pelo exame.

Nestes casos, será colocado à grávida, como medida de proteção, um avental de chumbo, para proteger o resto do corpo e o bebé da exposição à radiação.

Saiba, aqui, tudo sobre dor de dentes na gravidez.

Como é feito o exame?

A radiografia interproximal é efetuada confortavelmente no consultório do médico dentista. Para isso, são posicionados previamente os respetivos componentes (recetor e feixe emissor de Rx), que possibilitam a obtenção da imagem, ajustados à zona que se pretende estudar.

Seguidamente, a radiografia é realizada através da captação do feixe de Raio X, gerando uma imagem num formato digital ou em película, conforme apresentado anteriormente.

O exame é totalmente indolor (não provoca dor).

Quanto tempo demora o exame?

A execução de um RX bite wing demora em média apenas cerca de um a dois minutos. Caso haja necessidade, o exame pode ser efetuado de modo a estudar várias zonas anatómicas, aumentando assim, evidentemente, a duração total do estudo radiográfico.

clinica-dentaria.png

Outros exames radiológicos

Em odontologia, para além da radiografia interproximal, existem outros exames radiológicos, com caraterísticas distintas, que podem também ser realizados, a saber:

  • Radiografia periapical - O RX periapical é outro tipo de radiografia intraoral no qual é possível visualizar a anatomia dos dentes. Neste exame é possível visualizar o dente desde a coroa até ao término da raiz, bem como as estruturas anatómicas circundantes. É usada no diagnóstico de cárie dentária, lesões periapicais, perdas ósseas, quistos (ou cistos), tratamentos endodônticos, presença de corpos estranhos, trauma oclusal, etc. Saiba, aqui, tudo sobre radiografia periapical.

  • Radiografia oclusal - É um tipo de radiografia intraoral durante o qual a película radiográfica é posicionada entre os dentes dos maxilares (superior e do inferior), isto é, como se o paciente a estivesse a “morder”. Este exame é de grande utilidade no despiste de raízes residuais (restos de raízes), e para verificar o posicionamento aproximado de dentes inclusos e dentes supranumerários (dentes em excesso), etc.. Saiba, aqui, tudo sobre radiografia oclusal.

Quanto custa um RX bite wing?

O valor ou preço de uma radiografia interproximal tende a variar mediante a clínica dentária onde é realizada. A título de exemplo, o valor médio pode variar entre os 5 e os 15 euros, a acrescer ao preço da respetiva consulta (preços meramente indicativos). O custo do RX bite wing pode variar também de acordo com o subsistema de saúde em causa.

Selecione o seu concelho para saber mais informações sobre a clínica onde poderá fazer a radiografia interproximal em Portugal, assim como os respetivos preços, quer de exames quer de tratamentos dentários.

clinica-dentaria.png