Ecografia torácica

Fotos de ecografia ecografia torácica

O que é ecografia torácica?

A ecografia torácica (ecografia do tórax ou ecografia transtorácica) é um exame por imagem que serve para avaliar esta região anatómica e ajudar o médico no diagnóstico em alguns contextos clínicos. A principal indicação da ecografia torácica é a avaliação da presença de derrame pleural (líquido nos pulmões). 

A ecografia ou ultrassonografia é realizada por um médico radiologista que faz uso de um equipamento (ecógrafo) que utiliza os ultrassons como o intuito de avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo, neste caso do tórax que é a região anatómica localizada entre a região do pescoço (cervical) e o abdómen, encontrando-se desligada desta última pelo diafragma (músculo interno) e habitualmente conhecida como a região do “peito”.

Outros métodos diagnósticos, como a radiografia (raio X), a tomografia computorizada (TC), ou a ressonância magnética (RM) podem ser usados na avaliação do tórax. Veja mais informação em outros exames do tórax.

Quem pode realizar o exame?

O exame pode, regra geral, ser concretizado por qualquer pessoa de uma forma célere e confortável. O paciente não sente qualquer tipo de dor durante a sua execução, dado que a ecografia é um exame não invasivo.

O exame pode ser efetuado em adultos e em crianças de qualquer idade. A ecografia não emprega radiações, sendo um exame inofensivo, e por isso seguro, para a sua realização em idade pediátrica. O exame é considerado adequado para a avaliação dos mesmos órgãos que nos adultos, e não carece de proteção específica.

A gravidez não constitui uma contra-indicação para a concretização de ecografia, contrariamente a outros exames que empregam radiação ionizante, aos quais a mulher grávida não deverá ser sujeita, como por exemplo a tomografia computorizada (TC ou TAC).

Preparação para a ecografia torácica

Não é necessário realizar, antes do exame, qualquer preparação, sendo mesmo um exame que é realizado frequentemente em contexto de urgência. Não é necessário jejum, podendo o doente comer e beber como habitualmente. O doente pode também tomar a medicação habitual.

Como é feita a ecografia torácica?

Nesta técnica é usado um aparelho, designado de ecógrafo que gera os ultrassons. É usada uma sonda que nos permite captar as imagens e envia-las para um monitor para serem observadas pelo médico radiologista e desta forma fazer a sua leitura diagnóstica. São executadas recolhas das imagens mais relevantes e no final o médico radiologista cria um relatório onde descreve o que observou.

Após a validação do relatório final os resultados do exame (imagens e relatório) são conhecidos e disponibilizados em formato digital e/ou papel.

A análise ecográfica é considerada normal quando não são encontrados achados imagiológicos suspeitos. Em alguns casos, o exame pode não ser esclarecedor e ser necessário recorrer a outros exames. Veja mais informação em outros exames do tórax.

A duração média de uma ecografia torácica é de aproximadamente 5 minutos, podendo obviamente este tempo variar de acordo com o contexto clínico presente.

Outros exames de tórax

A radiografia (Raios X) é uma técnica empregada na medicina há longos anos, sendo considerado um procedimento de diagnóstico de primeira linha no que diz respeito à avaliação da anatomia humana. A imagem que o aparelho de raio X produz tem por base um princípio primário da relação entre os raios que são irradiados (produzidos por um feixe de energia) e os raios recebidos (num detetor ou película), após penetrarem determinado material.

Uma radiografia do tórax ou raio X (RX) do tórax é um exame que permite ajudar o médico no diagnóstico ou na avaliação da reposta aos tratamentos em múltiplas patologias (doenças), como por exemplo a pneumonia, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), fraturas, pneumotórax, entre outros.

Saiba, aqui, tudo sobre o RX do tórax.

O exame de tomografia computorizada (TC) de tórax ou torácico possui uma excelente acuidade diagnóstica e permite ajudar o médico no diagnóstico de diversas patologias do pulmão e da caixa torácica, mas também na avaliação das estruturas do mediastino como doenças cardiovasculares, incluindo os grandes vasos (angio-TC), entre outras.

Saiba, aqui, tudo sobre TC torácico.

O exame de ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) ao contrário da radiografia (RX) e da tomografia computorizada (TC), não emprega radiação ionizante. A RM opera com um campo magnético intenso e ondas de rádio para gerar imagens pormenorizadas dos diversos órgãos e sistemas do corpo humano. Trata-se de um exame com excelente acuidade diagnóstica e que pode ser muito importante em diversos contextos clínicos.

Saiba, aqui, tudo sobre RM.

Quanto custa uma ecografia torácica?

Caso o exame seja concretizado a título particular, o valor é instituído pela clínica de imagiologia que o executa. Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames são comparticipados pelo estado, cabendo ao utente apenas um pagamento de uma taxa moderadora. Para os utentes beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. o utente terá de suportar os valores de acordo com as regras definidas pelo subsistema ou do seguro de saúde associado.

Selecione o concelho da sua residência e veja onde fazer a ecografia torácica e informações adicionais sobre o preço dos exames em Portugal.

clinica_imagiologia.png