Ecografia tiroideia

Fotos de ecografia tiroideia ou ecografia da tiróide

O que é ecografia tiroideia?

A ecografia tiroideia é um exame que permite avaliar a tiróide. A tiróide é uma glândula que faz parte do sistema endócrino, que tem como função a produção de hormonas, indispensáveis à regulação do nosso organismo. Está localizada no pescoço, anteriormente à traqueia e à região da “garganta”. Uma tiróide normal mede cerca de 4 a 7cm de maior eixo e <2 cm de maior espessura. Mas os seus valores variam consideravelmente de pessoa para pessoa.

A ecografia ou ultrassonografia permite-nos avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo (neste caso a tiróide), utilizando para isso ultrassons. Nesta técnica é usado um aparelho, chamado ecógrafo que gera os ultrassons. A palavra ecografia é, geralmente, abreviada para ECO na linguagem médica. Neste caso, abreviada para Eco tiroideia ou Eco da tiróide.

Este tipo de exame auxilia o médico no diagnóstico de múltiplas patologias (doenças), bem como na avaliação da resposta ao tratamento.

Indicações da ecografia da tiróide

As indicações mais frequentes para a realização deste exame são alterações das hormonas tiroideias nas análises sanguíneas, controlo de nódulos tiroideus ou clínica sugestiva de hipotiroidismo ou hipertiroidismo.

Como é feita a ecografia?

A ecografia é um exame seguro e que não utiliza radiação ionizante. O médico faz a colocação de uma sonda sobre a área do órgão ou estrutura que se deseja avaliar, neste caso a tiróide. Para que as imagens sejam produzidas corretamente é colocado um gel incolor entre a pele e a sonda.

Assim que o relatório final é validado, os resultados do exame são conhecidos e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel.

Se as estruturas examinadas não exibirem modificações significativas ou suspeitas, o estudo ecográfico é considerado normal. Se existirem alterações, o médico relata as alterações observadas que devem ser relacionadas com a história clínica. Em alguns casos, o médico pode necessitar de realizar exames adicionais. Em algumas situações pode ser necessário realizar procedimentos mais invasivos, como veremos de seguida.

Biópsias da tiróide

Pode ser necessária a realização de biópsia (punção aspirativa) dos nódulos da tiróide, sobretudo para avaliar a presença de tumores (cancro).

A punção aspirativa da tiróide é um procedimento pouco invasivo, utilizando uma agulha muito fina para recolha de algumas células. Pode ser necessário suspender a medicação (anticoagulantes e antiagregantes) antes do procedimento.

Após a punção aspirativa, as células recolhidas são enviadas para o laboratório para serem analisadas.

Quem pode realizar o exame?

O exame pode, habitualmente, ser efetuado por qualquer pessoa de uma forma célere e confortável, não implicando qualquer tipo de dor durante a sua realização, pois a ecografia é um exame não invasivo.

Para além dos adultos, o exame pode ser realizado em crianças de qualquer idade, uma vez que a ecografia não utiliza radiações, sendo por isso seguro, a sua realização em idade pediátrica, não necessitando de proteção específica.

A ecografia não é contra-indicada na gravidez ao contrário de outros exames que, por sua vez, usam radiação ionizante, aos quais a mulher grávida não deverá ser sujeita, como por exemplo a tomografia computorizada (TC ou TAC).

clinica_imagiologia.png

Quanto tempo demora o exame?

A duração da ecografia da tiróide é de aproximadamente 10 minutos (tempo médio).

Preparação para o exame

Não é necessária qualquer preparação para realizar a ecografia da tiróide. O doente pode tomar a medicação habitual.

É necessário jejum?

Não é necessário jejum, podendo o doente comer e beber como habitualmente antes do exame.

Limitações da ecografia da tiróide

A ecografia é o exame de eleição para a avaliação inicial da tiróide, mas pode ser necessária a realização de outros exames, como a TC (Tomografia Computorizada) ou a cintigrafia.

Uma das indicações para a realização destes exames é o caso do bócio mergulhante (TC) ou a caracterização de alguns nódulos tiroideus (cintigrafia).

Quanto custa uma ecografia da tiróide?

O preço de uma ecografia da tiróide se realizada a título particular pode oscilar de acordo com a clínica de imagiologia onde é realizada. Apenas como “ordem de grandeza” podemos afirmar que, geralmente, se situa entre os 15 e os 50 euros (por exame).Caso seja realizada biópsias o valor da biópsia acresce ao valor da ecografia. Note, no entanto, que estes valores são meramente indicativos da ordem de grandeza dos custos.

Em alguns subsistemas de saúde (ex. ADSE, etc) e seguros de saúde, a ecografia da tiróide pode ser comparticipada. Veja as condições associadas ao seu subsistema ou seguro de saúde.

Selecione o seu concelho e veja onde fazer a ecografia da tiróide e valores dos exames em Portugal.

clinica_imagiologia.png