Verruga plantar

Verruga plantar

O que são verrugas plantares?

Verrugas plantares ou Papilomas Víricos (frequentemente chamadas de mirmécias, cravos ou papilomas), são pequenas lesões cutâneas que se desenvolvem na planta (ou "solas") dos pés (veja imagens superiores).

Uma verruga plantar é um vírus, o HPV (Papilomas Vírus Humano) e pode ser muito dolorosa. A maioria dos casos não é grave, no entanto, a procura de tratamento é importante para controlar a dor e possível progressão da lesão cutânea.

Este tipo de verruga é mais frequente em crianças e adolescentes, especialmente aqueles que praticam desportos coletivos como natação ou dança, como abordaremos mais à frente neste artigo.

Sinais e sintomas da verruga plantar

As verrugas plantares podem ser extremamente dolorosas. Geralmente, os primeiros sintomas incluem dor ou sensibilidade ao pressionar o pé no chão ao caminhar ou correr. Ao longo do tempo vão começando a surgir determinados sinais na planta (“sola”) do pé, a saber:

  • Zona com pele dura, espessa (calo) e amarelada;
  • Um pequeno edema (inchaço) duro e áspero;
  • Pontos negros (habitualmente chamados de “sementes de verruga”);
  • Outros.

Este tipo de verruga pode ser “solitária”, isto é, apenas uma se desenvolve, ou ocorrer em mosaico / couve flor. Verrugas em mosaico são grupos de verrugas plantares que se agrupam e desenvolvem na mesma área da pele.

Causas das verrugas plantares

As verrugas plantares são causadas por uma infeção de HPV (vírus do papiloma humano) na camada externa da pele das plantas (ou “solas”) dos pés. Estas lesões cutâneas desenvolvem-se quando o vírus entra no organismo através de pequenos cortes, hemorragias ou outros pontos fracos na parte inferior dos pés.

O HPV é uma infeção sexualmente transmissível (IST), o que faz com que o vírus seja muito perigoso, pois é capaz de provocar vários tipos de cancro, incluindo, no útero, no ânus, na vagina, na vulva, entre muitos outros. O HPV é um vírus muito comum, e existe uma grande variedade de estirpes do mesmo, no entanto, nem todos causam este tipo de lesões cutâneas. As verrugas plantares são, habitualmente, provocadas pelo tipo HPV-1.

A verruga plantar é contagiosa?

O HPV não é facilmente transmitido por contacto direto com uma pessoa infetada. Contudo, a transmissão deste vírus ocorre frequentemente em ambientes quentes e/ou húmidos, como em piscinas, balneários, ginásios, etc. Consequentemente, o vírus pode ser contraído após andar descalço (sem calçado) nestes ambientes públicos.

Após o contágio e o desenvolvimento de alguma verruga plantar, esta pode espalhar-se pela planta do pé, criando verrugas em mosaico (conjunto de verrugas plantares).

O sistema imunitário (sistema de defesa) de cada pessoa responde de forma diferente ao HPV, isto é, nem todos os indivíduos que entram em contato com o vírus desenvolvem verrugas plantares.

Complicações da verruga plantar

O desenvolvimento de verrugas plantares dolorosas que não são tratadas atempadamente, podem provocar uma alteração da postura, criando consequentemente problemas musculares e/ou articulares.

Diagnóstico da verruga plantar

O diagnóstico da verruga plantar é realizado por um médico ou podologista através do exame físico. O exame físico, em casos de verrugas plantares, consiste na avaliação da lesão cutânea, do modo a detetar pequenos vasos sanguíneos coagulados ou pontos escuros.

Em casos mais graves, pode ser recomendada a realização de uma biópsia que consiste na remoção de uma amostra da verruga para ser avaliada em laboratório.

Clínica de Podologia

A verruga plantar tem cura?

Como referido anteriormente, as verrugas plantares são provocadas pelo vírus HPV, que pode ser extremamente perigoso para o organismo. No entanto, muitas das verrugas plantares desaparecem sem qualquer tratamento, sendo o prognóstico bastante favorável.

Em casos de verrugas persistentes e dolorosas, é necessária instituição de tratamento adequado de modo a controlar a progressão e transmissão destas lesões cutâneas.

Tratamento da verruga plantar

As verrugas plantares desaparecem frequentemente sem tratamento após alguns meses ou anos, no entanto, casos mais graves (onde a dor é persistente) requerem a intervenção de um profissional.
Já existem várias opções terapêuticas, capazes de tratar e remover eficazmente as verrugas plantares, a saber:

Pomadas (cremes) com ácido salicílico

O médico/ podologista pode optar por aconselhar a aplicação de ácido salicílico para tratar verrugas plantares. Este composto é, geralmente, a primeira opção de tratamento para a remoção destas lesões cutâneas.

Crioterapia

A crioterapia usa nitrogénio líquido para congelar a verruga plantar. A maioria dos casos requer a utilização deste método em conjunto com o ácido salicílico para maximizar a eficácia da remoção da verruga.

Algumas pessoas necessitam de várias sessões de crioterapia para remover totalmente este tipo de verrugas.

De salientar ainda que, uma vez que a crioterapia pode ser dolorosa, a sua realização não é recomendada em crianças pequenas.

Imunoterapia

A imunoterapia pode estimular o sistema imunitário a combater o vírus HPV que é responsável pelo desenvolvimento das verrugas plantares.

Este método pode ser administrado sob diversas formas, a saber:

  • Pomadas com Fluorouracil (5-FU) (composto frequentemente utilizado em quimioterapia). Este tipo de composto não é recomendado durante a gravidez ou mulheres que estejam a planear engravidar;
  • Certos medicamentos (remédios) como a cimetidina;
  • Outros.

Se estes métodos não funcionarem, o médico especialista pode tentar remover a verruga por via cirúrgica, ou a laser.

Tratamento a laser

O tratamento a laser envolve o uso de uma pequena faixa de luz de alta intensidade de modo a queimar e eliminar a verruga. Não deixa cicatriz e não provoca dor. Não possui contra-indicações.

Tratamento cirúrgico (cirurgia)

Este tratamento, embora eficaz, deixa cicatriz. O paciente é anestesiado localmente e é removida a verruga sem dor.

Perigos da automedicação

A automedicação e tentativas de remover verrugas plantares através de tratamentos “caseiros” é extremamente desaconselhável. A eficácia de remédios naturais sem aconselhamento especializado prévio não é conclusiva, sendo assim, é importante procurar um profissional de saúde sob pena de agravar o estado da verruga plantar.

Prevenção da verruga plantar

A prevenção das verrugas plantares começa com a adoção de certos comportamentos, de modo a evitar o contacto com o vírus HPV ou impedir o desenvolvimento de novas lesões, a saber:

  • Evitar contacto direto com verrugas plantares (incluindo as suas próprias verrugas quando já existentes, de modo a evitar a progressão e desenvolvimento de novas lesões).
  • Manter os pés limpos e secos;
  • Evitar andar descalço em piscinas, dormitórios ou balneários públicos;
  • Não usar os utensílios de outras pessoas nos pés (ex.: pedra-pomes, corta unhas, etc.);
  • Entre outros.

É importante realçar que a vacina contra o HPV é um método eficaz em alguns tipos de HPV. Esta vacina está disponível em Portugal e faz parte do Programa Nacional de Vacinação desde 2008, sendo administrada através de duas doses a ambos os sexos (feminino e masculino) aos 10 anos de idade, com intervalos de seis meses entre cada dose, embora não actue diretamente na estirpe da verruga plantar.

Clínica de Podologia