Palmilhas ortopédicas

Tipos de palmilhas

O que são palmilhas?

Uma palmilha é uma ortótese usada nos pés. As palmilhas ficam posicionadas entre o pé e o calçado e têm como objetivo reduzir a pressão exercida pelo peso do corpo no pé, e para distribuir a força da reação do solo por toda a superfície dos pés.

Podem ser feitas de diversos materiais, com diferentes configurações, podendo ser utilizadas de diversos modos, com objetivos variados no tratamento de diferentes patologias.

Os pés são a base de todo o alinhamento e sustentação do corpo, sendo responsáveis pelo equilíbrio e estabilidade do corpo. Por isso, alterações no pé podem prejudicar estas funções, sendo aconselhável tratar o problema precocemente e evitar dores e outros possíveis sintomas e consequências.

De uma forma geral, as palmilhas podem aliviar a dor nos pés ou calcanhares, provocadas por patologias subjacentes, como fascite plantar, pé cavo, entre outras que veremos, mais tarde, neste artigo.

Quando um paciente sente dor no pé, especificamente na planta ou arco do pé, provavelmente recorre à utilização de uma palmilha que sirva como amortecimento, de modo a aumentar o conforto no pé.

Normalmente, a primeira linha de conforto a ser utilizada é a palmilha genérica, comprada sem prescrição (over the counter), no entanto, muitas vezes, o doente necessita de palmilhas prescritas e fabricadas especialmente para o problema em questão.

Geralmente, estas palmilhas genéricas conseguem amortecer os choques, proporcionando um maior conforto e apoio nos arcos dos pés, mas não conseguem corrigir problemas biomecânicos do pé ou tratar problemas crónicos, sendo necessário substituí-las frequentemente. Veja mais informação em “Tipos de palmilhas”.

Para que servem as palmilhas?

Dependendo do problema presente, a estrutura e as características das palmilhas serão diferentes, de modo a ajudar a fornecer o melhor resultado no tratamento da doença.

As palmilhas podem ajudar a tratar inúmeras patologias do pé, a saber:

Geralmente, o peso do corpo é distribuído pelas áreas do pé que podem suportá-lo. Contudo, quando há alteração da distribuição deste peso, outras estruturas passam também a suportá-lo, como os ossos e articulações das ancas ou joelhos, podendo provocar inflamação e dor nestes locais.

Quando não tratadas, estas alterações nos pés, podem afetar a coluna, provocando uma deformação crónica na mesma, e dores extremamente desconfortáveis.

Desta forma, as palmilhas ortopédicas não são só recomendadas a pessoas com deformações ou lesões no pé, mas também a pacientes com alterações posturais ou problemas nas articulações ou ossos dos joelhos, ancas e coluna.

Certos atletas também têm indicação para o seu uso, devido ao trabalho excessivo dos pés durante o treino. Nestes casos, as palmilhas são recomendadas como método de prevenção de futuras alterações ou lesões.

Clínica de Podologia

Tipos de palmilhas

Existem dois tipos principais de palmilhas, a saber:

Palminhas ortopédicas ou órteses plantares especializadas

Estas palmilhas são dispositivos que o paciente usa dentro dos sapatos para corrigir problemas biomecânicos dos pés, como problemas com a forma de andar ou correr. Estas inserções também podem ajudar na dor no pé causada por patologias subjacentes como a fascite plantar, bursite e artrite, pé cavo ou pé chato, etc.

Estas palmilhas são feitas à medida dos pés do doente, conforme o objetivo das mesmas. Elas são construídas conforme os pés do doente, com precisão, e são projetadas para a forma como o mesmo se move e apoia o peso nos pés. É aconselhável falar com um podologista (especialista em podologia) para a realização de avaliação da marcha e caracterização do pé em estática e dinâmica para compreender qual as palmilhas mais indicadas para o seu caso.

Ainda acerca das palmilhas especializadas, é possível dividir as mesmas em dois subtipos: palminhas funcionais e acomodativas, a saber:

Palmilhas rígidas ou funcionais

Estas órteses são feitas de materiais como plástico ou fibra de carbono.

Palmilhas suaves ou acomodativas

Estas órteses são feitas de materiais de compressão macia, fornecendo amortecimento extra para diminuir a pressão nos pontos desconfortáveis ou dolorosos de patologias como fascite plantar ou úlceras do pé diabético.

Palmilhas genéricas / sem prescrição

Como referido anteriormente, palmilhas compradas em lojas sem prescrição médica podem fornecer amortecimento e suporte a curto prazo. Este tipo de palmilha pode ser feito de materiais como gel, plástico ou espuma.

Estas palmilhas podem encaixar nos sapatos, no entanto, não são feitas à medida do paciente. Elas podem fornecer apoio no arco plantar ou amortecimento extra no calcanhar, aos dedos, ou no pé todo e podem também tornar os sapatos mais confortáveis.

No entanto, é importante realçar que este tipo de inserções não é recomendado ou eficaz a corrigir problemas nos pés, podendo até em alguns casos agravar os problemas existentes se não existir cuidado na sua prescrição.

Como utilizar as palmilhas?

As palmilhas devem ficar posicionadas entre o pé e o calçado, para reduzir a pressão exercida pelo peso do corpo no pé, e para distribuir a força da reação do solo por toda a superfície do mesmo.

Ambos os tipos de palmilhas devem encaixar nos contornos dos sapatos e ser confortáveis. Uma palmilha desconfortável deve ser substituída o mais rapidamente possível, sob pena de piorar o estado das deformidades dos pés.

Uma palmilha personalizada, geralmente, encaixa perfeitamente nos sapatos e contorna os pés de forma exata e precisa.

O uso de qualquer palmilha, geralmente, não é definitivo, mas sim enquanto o problema subjacente que levou à sua utilização persistir.

É importante realçar que as palmilhas são apenas uma forma complementar de tratamento, e quando utilizadas isoladamente, podem não ser suficientes para tratar a patologia subjacente. Veja mais informação sobre tratamentos em cada uma das patologias atrás referenciadas.

Clínica de Podologia