Mau cheiro nos pés

Bromidrose plantar (

O que é o mau cheiro nos pés?

O mau odor dos pés ou bromidrose plantar é uma condição muito comum, geralmente, provocada pelo suor excessivo. O suor faz com que as bactérias cresçam na pele, levando ao surgimento dos maus odores. Veja mais informação em “Causas do mau cheiro nos pés”.

A bromidrose plantar pode provocar um grande desconforto, no entanto, poderá ser controlada através de vários métodos e comportamentos a adotar como uma melhor higiene pessoal, trocar o calçado regularmente, entre outras dicas que discutiremos mais à frente, neste artigo.

Este mau cheiro nos pés pode afetar qualquer género (feminino ou masculino), em qualquer faixa etária, no entanto, é mais frequente em adolescentes e mulheres durante a gravidez, devido às mudanças hormonais extremas, que fazem com que o corpo produza mais suor.

Causas do mau cheiro nos pés

Os pés produzem muito suor devido à grande quantidade de glândulas sudoríparas concentradas nestas áreas. Estas glândulas libertam suor durante todo o dia para ajudar a controlar a temperatura do corpo e manter a pele húmida.

Todos os pés libertam suor, mas como referido anteriormente, adolescentes e mulheres durante a gravidez são mais propícios a ter pés muito mais suados, porque os seus organismos produzem hormonas que os fazem transpirar mais. As pessoas que trabalham em pé durante o dia ou que têm alguma patologia que os faz suar mais do que o normal, também tendem a ter os pés mais suados.

Existem outros fatores que também podem desencadear o mau cheiro nos pés, a saber:

Má higiene

A má higiene pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento do mau odor nos pés. Lavar os pés com pouca frequência ou não trocar as meias pelo menos uma vez por dia e estas não serem de fibras naturais, pode permitir o desenvolvimento nos pés de bactérias adicionais, piorando assim o cheiro nos mesmos.

Por vezes, os pés malcheirosos podem ser um sinal de outras doenças associadas ao mau odor, a saber:

Pé de atleta

O pé de atleta é uma infeção fúngica que afeta os pés, principalmente, entre os dedos. A infeção afeta frequentemente atletas devido a fatores como a partilha de balneários e a humidade contínua nos pés, provocando assim um odor intenso nos mesmos.

Saiba, aqui, tudo sobre pé de atleta.

Hiperidrose plantar

A bromidrose também pode ser causada por hiperidrose, uma patologia em que a pele transpira excessivamente. A sudação ou sudorese excessiva começa, geralmente, na adolescência e pode piorar ao longo da vida, levando a um grande desconforto, quando não tratada.

Saiba, aqui, tudo sobre hiperidrose plantar.

Queratólise esfoliativa

A queratólise esfoliativa é uma descamação da pele nas palmas das mãos ou plantas dos pés. Esta escamação pode provocar um mau odor intenso nos pés.

Uso de alguma medicação

Certos medicamentos (remédios) também podem levar ao mau odor do pé.

Entre outros.

O mau cheiro nos pés tem cura?

A bromidrose plantar tem um prognóstico favorável. Com a manutenção de alguns cuidados diários, a pessoa é capaz de reduzir significativamente o odor do pé.

No entanto, se o mau cheiro surge repentinamente, deve inspecionar os pés na procura de feridas ou cortes que possam estar infetados, ou estar atento a outros sinais e sintomas de patologias subjacentes que possam estar a provocar o mau odor nos pés.

Se houver evidências de alguma doença subjacente, é recomendada a procura de aconselhamento médico, de modo a efetuar um diagnóstico da mesma e instituir um tratamento adequado.

Clínica de Podologia

Tratamento do mau cheiro nos pés

A bromidrose plantar pode, geralmente, ser controlada e tratada tomando medidas para reduzir os pés suados e as bactérias adicionais que se possam ter desenvolvido, a saber:

Tratamento “caseiro”

Existem diversos comportamentos que deverá adotar diariamente, que podem ajudar a prevenir a multiplicação de bactérias, a saber:

  • Lavar os pés diariamente com sabão suave de ph neutro ou sabão antifúngico;
  • Secar muito bem os pés, especialmente entre os dedos;
  • Manter as unhas curtas e limpas;
  • Verificar regularmente as plantas dos pés;
  • Trocar as meias pelo menos uma vez por dia;
  • Trocar os sapatos a cada 24 horas se suar muito ou se estiverem molhados, para que sequem completamente;
  • Evitar sapatos apertados;
  • Usar sapatos feitos de couro, lona ou malha e não usar material sintético;
  • Considerar usar sandálias abertas no verão e andar descalço em casa à noite;
  • Remover as palmilhas para ajudar no processo de secagem;
  • Usar meias que absorvam a humidade, como meias grossas e macias feitas de fibras naturais ou modelos desportivos, especialmente feitos para absorver a humidade;
  • Entre outros.

Tratamento com produtos específicos

Existem produtos que podem ajudar a tratar os pés malcheirosos, ou pelo menos, reduzir o odor, a saber:

  • Usar um spray antifúngico para os pés;
  • Usar pó medicamentoso específico para secar os pés, de venda livre em farmácias;
  • Usar palmilhas, que atuam como desodorizantes, dentro dos sapatos;
  • Alguns desodorizantes naturais e sprays usados para axilas também podem ser eficazes nos pés;
  • Utilizar sabonetes antibacterianos feitos especialmente para os pés;
  • Permanganato de potássio (um antisséptico suave) pode ser utilizado em alguns casos;
  • Entre outros.

É extremamente aconselhável não se automedicar e consultar um podologista (especialista em podologia) antes de tentar qualquer tipo de tratamento alternativo, sob pena agravar o seu estado.

Clínica de Podologia