Sudorese nos Pés

Hiperidrose plantar

O que é a hiperidrose plantar?

A hiperidrose plantar (nos pés) é uma doença caraterizada pela sudorese, sudação, transpiração ou suor excessivo que se desenvolve, geralmente, durante a adolescência. Esta transpiração exagerada pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar emocional dos doentes, devendo por isso ser instituído tratamento o mais precocemente possível, conforme abordaremos adiante neste artigo.

Existem diversos tipos de hiperidrose, no entanto, a sudorese excessiva dos pés é geralmente primária e idiopática, ou seja, a maioria dos casos não tem uma causa conhecida ou específica, apesar de sabermos que existem fatores que a desencadeiam (veja mais informação em causas da hiperidrose plantar).

Sinais e sintomas da hiperidrose plantar

A hiperidrose plantar afeta os dois pés de igual forma. A condição pode variar de suor suave até transpiração severa constante, contudo, e como dito anteriormente, não ocorre durante o sono.

Além da sudorese excessiva, a hiperidrose plantar pode também apresentar outros sinais e sintomas, a saber:

  • Pés húmidos ou molhados constantemente;
  • Cor da pele, nos pés, pálida;
  • Infeções fúngicas ou bacterianas frequentes, facilitadas pela humidade constante nos pés;
  • Mau odor (mau cheiro) intenso;
  • Isolamento e ansiedade social, especialmente em adolescentes, devido aos fatores anteriormente referidos;
  • Entre outros.

A hiperidrose pode ser extremamente desconfortável, especialmente em idades mais precoces e, sem tratamento, pode piorar ao longo da vida. Este distúrbio pode provocar uma grande variedade de complicações como infeções ou ansiedade social devido ao suor constante, pelo que deve ser instituído tratamento de forma a evitar complicações físicas e emocionais (veja mais informação em tratamento da hiperidrose plantar).

Causas da hiperidrose plantar

A grande maioria dos casos de hiperidrose plantar começam a manifestar-se durante a infância ou adolescência, e, geralmente, são casos idiopáticos, isto é, não existe uma causa específica ou conhecida para o desenvolvimento da doença.

No entanto, sabe-se que fatores de hereditariedade (genética) podem estar na origem da patologia, ou seja, possuir um familiar com a doença aumenta a probabilidade de padecer de sudorese. Algumas patologias subjacentes podem também estar na origem da sudorese excessiva dos pés, devendo existir, nestes casos, um estudo aprofundado pelo médico assistente.

A hiperidrose plantar, tal como outros tipos de sudorese, é estimulada por emoções fortes que provocam stress, temperaturas quentes ou exercício físico. O suor excessivo não ocorre durante o sono como a transpiração normal ocorreria.

Diagnóstico da hiperidrose plantar

O diagnóstico da hiperidrose plantar é realizado por um podologista (especialista em podologia), geralmente, através do exame físico dos pés e análise da história clínica do utente.

Em alguns casos, o profissional pode recomendar como meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT) algum exame de suor como o teste de iodo-amido ou exame de suor termorregulador, de modo a determinar se a transpiração do doente é realmente excessiva.

Clínica de Podologia

Complicações da hiperidrose plantar

A hiperidrose plantar, quando não tratada atempadamente, pode provocar diversas consequências graves, a saber:

  • Infeções na pele e unhas como tinea pedis (“pé de atleta”), queratólise e outras infeções bacterianas ou fúngicas;
  • Aumento da transpiração noutras partes do corpo, incluindo axilas (hiperidrose axilar), nas mãos, face e couro cabeludo (hiperidrose craniofacial), entre outras;
  • Depressão, ansiedade e baixa autoestima devido ao constrangimento provocado pela sudorese exagerada;
  • Outras.

A hiperidrose plantar tem cura?

O tratamento da transpiração excessiva nos pés é, geralmente, simples e na grande maioria dos casos, o prognóstico da doença é bastante favorável.

O tratamento da hiperidrose plantar visa o controlo do suor nos pés, sendo que, muitas vezes, é realizado apenas através da adoção de alguns comportamentos, como veremos de seguida.

Tratamento da hiperidrose plantar

O tratamento da hiperidrose plantar visa controlar a transpiração excessiva, através de várias opções terapêuticas capazes de abrandar a produção de suor nos pés. Entre as várias opções, podemos destacar:

Tratamento tópico (pomadas)

Casos leves de hiperidrose plantar podem ser tratados eficazmente com um tratamento tópico com compostos químicos como:

  • Cloreto de alumínio hexa-hidratado - A pomada deve ser sempre aplicada na pele o mais seca possível, de modo a maximizar os benefícios e minimizar os potenciais efeitos secundários do composto.
  • Corticosteroides - Se alguma irritação na pele dos pés se desenvolver, o médico especialista pode recomendar algum creme de corticosteroides.
  • Cremes anticolinérgicos - Cremes anticolinérgicos podem ser bastante eficazes no combate à sudação exagerada nos pés.
  • Entre outros.

Iontoforese

A iontoforese pode ser recomendada em casos onde os tratamentos tópicos não são eficazes.

A iontoforese consiste na imersão dos pés em água ou numa solução de glicopirrolato. De seguida, uma corrente elétrica suave é passada através da superfície da pele entre 10 a 20 minutos.

Toxina botulínica tipo A (botox)

As injeções de botox podem tratar os pés com segurança e alta eficácia, no entanto, este composto desgasta-se entre 3 a 4 meses.

Tratamento medicamentoso

O profissional pode também prescrever alguma medicação, de modo a controlar a progressão da doença e a melhorar a sintomatologia, a saber:

  • Medicamentos (remédios) anticolinérgicos como oxibutinina ou brometo de propantelina, podem ser úteis em casos de hiperidrose plantar;
  • Benzodiazepínicos podem reduzir os níveis de ansiedade, diminuindo assim os estímulos emocionais que desencadeiam a hiperidrose plantar.
  • Etc.

Estes fármacos têm um grau elevado de ocorrência de efeitos secundários como visão turva, boca seca e sonolência excessiva, sendo que a frequência da sua prescrição está a diminuir.

Em casos de doentes que padecem de ansiedade, para além de medicação pode ser usada psicoterapia de modo a reduzir os níveis de ansiedade, permitindo melhorar significativamente a qualidade de vida destes doentes.

Saiba, aqui, tudo sobre ansiedade.

Cirurgia

A cirurgia (operação), geralmente, não é recomendada em casos de hiperidrose plantar. Contudo, podem existir casos que devem ser avaliados pelo médico de modo a obter um diagnóstico conclusivo e definição de um plano terapêutico.

Comportamentos a adotar em casos de hiperidrose plantar

Existem alguns comportamentos que pode a adotar no quotidiano, de modo a melhorar a sintomatologia da doença e controlar a produção de suor nos pés, a saber:

  • Lavar os pés, pelo menos duas vezes por dia;
  • Secar bem os pés e utilizar pó antifúngico no calçado (nunca em contacto com a pele);
  • Escolher sapatos confortáveis e meias de materiais naturais como o algodão, a lã ou o couro;
  • Trocar as meias frequentemente;
  • Ventilar os pés (estar descalço), ou usar sandálias, chinelos ou sapatos abertos, sempre que possível;
  • Não usar desodorizantes apenas com o objetivo de camuflar o cheiro ou qualquer tipo de produto caseiro que possam agravar o problema;
  • Entre outros.
Clínica de Podologia