Onicocriptose

Unha encravada

O que é a onicocriptose?

A onicocriptose, normalmente referida como ‘’unha encravada’’ é uma patologia do aparelho ungueal, muito comum e normalmente dolorosa.

Caracteriza-se pela penetração da unha (lâmina ungueal) nos tecidos periungueais, causando normalmente uma reação inflamatória, dor e limitação funcional. Por essa razão, está normalmente associada a queixas incapacitantes como dor e dificuldade em caminhar, prejudicando assim a qualidade de vida por interferir em atividades laborais, escolares ou de desporto.

Esta patologia pode ocorrer em qualquer idade, no entanto os adolescentes e adultos jovens são as faixas etárias mais afetadas pela onicocriptose. Também pacientes na faixa etária dos 50 anos são comummente afetados. De referir, no entanto, que a onicocriptose pode ocorrer em qualquer idade uma vez que são vários os fatores que a podem causar, conforme discutiremos adiante neste artigo.

O tratamento da onicocriptose é na maioria dos casos bastante eficaz, possibilitando uma rápida recuperação do doente, contudo, pela falta de tratamento adequado podem surgir complicações, dificultando o tratamento. Veja mais informação em tratamento e prevenção da onicocriptose.

Sinais e sintomas da onicocriptose

A onicocriptose (unha encravada) ocorre quando a extremidade lateral da lâmina ungueal cresce em direção à pele, causando assim lesão, inflamação e até mesmo infeção. Os sintomas mais frequentes são: a dor na ponta do dedo, edema (inchaço) e rubor (vermelho), que por vezes se tornam não só desconfortáveis como incapacitantes, afetando atividades do dia-a-dia.

Muitas vezes, não é possível ver o canto da unha, uma vez que, por mau corte ou por se encontrar partido, este se encontra penetrado nos tecidos periungueais, verificando-se apenas os sinais inflamatórios presentes como por exemplo: a pele à volta da lâmina ungueal encontrar-se edemaciada, com rubor e muitas vezes com presença de exsudado (‘’pús’’).

A onicocriptose ocorre mais frequentemente nos hallux (dedo grande do pé), podendo afetar também todos os restantes dedos.

Não existe uma conformidade sobre o género mais afetado pela onicocriptose. Alguns estudos relacionam uma maior incidência no género feminino com o calçado utilizado, outros referem apenas uma maior incidência no género masculino. Na realidade, a onicocriptose pode ocorrer em ambos os géneros, sem que exista uma maior predisposição de um género.

A onicocriptose (unha encravada) é uma patologia comum e bastante dolorosa por vezes, e por medo de terem de ser submetidos a cirurgias, os pacientes afetados não procuram precocemente ajuda, acentuando e agravando os sinais e os sintomas existentes.

Clínica de Podologia

Gravidade da onicocriptose

Tal como já referido, a onicocriptose caracteriza-se pela penetração da lâmina ungueal no tecido do dedo, resultando frequentemente numa cascata de processos inflamatórios, infeciosos e reparadores (como se fosse um corpo estranho a penetrar o tecido). Muitas vezes, estes processos podem tornar-se crónicos e cíclicos.

Tradicionalmente, a onicocriptose pode ser dividida em 3 estádios, de acordo com o seu grau de gravidade, a saber:

  • Estádio 1 (leve) – existe edema, rubor e dor que aumenta à pressão;
  • Estádio 2 (moderado) – mantém todos os sinais e sintomas do estádio 1, existindo também infeção. Apresenta, muitas vezes, tecido de granulação, libertação de exsudado ou ulceração do tecido afetado.
  • Estádio 3 (severo) – inflamação crónica com formação de tecido de granulação epitelizado e alteração hipertrófica da lamina ungueal.

É de referir que algumas bibliografias classificam a onicocriptose em 4 estádios, uma vez que dividem o estádio 2 em 2a e 2b.

Causas da onicocriptose

Os dados sobre a incidência e a epidemiologia da onicocriptose são difusos, provavelmente devido à falta de procura de tratamento médico quando apenas possuem sintomas leves. No entanto, esta patologia é responsável por muitas consultas clínicas, sendo uma das queixas mais frequentes em relação ao pé. Existem muitos fatores causais que podem contribuir para o impacto da borda da unha com a parede do tecido mole:

  • O mau corte ungueal é dos grandes fatores de desenvolvimento de onicocriptose, neste estão incluídos factos como o corte dos cantos das unhas e a presença de espiculas (pedaços de unha) devido ao corte incorreto. Numa lâmina ungueal muito curta ou onde foram arredondados os cantos facilmente pode desenvolver uma onicocriptose, uma vez que a compressão realizada nos tecidos do dedo ao caminhar e a sobreposição dos mesmos sobre a lâmina curta vai impedir o crescimento normal da lâmina ungueal. Uma espicula lateral ou distal (e o arredondamento dos cantos) pode penetrar profundamente nos tecidos periungueais à medida que a lâmina vai crescendo.
  • A obesidade pode facilitar o desenvolvimento de uma onicocriptose. Com o aumento de tecido em todo o dedo, existe como que uma hipertrofia dos tecidos periungueais e um aumento da compressão da lâmina nos mesmos, muitas vezes aumentada pela constrição dos tecidos dentro dos sapatos.
  • Diabetes, alterações cardíacas, renais ou da tiroide podem criar um aumento do edema dos membros inferiores imitando o aumento de peso de obesidade e criando o mesmo risco elevado de onicocriptose.
  • Um trauma na lâmina ungueal é outro fator reconhecido como causa da onicocriptose. Uma força acentuada durante o caminhar em junção com calçado apertado ou pés inchados (aumento de peso ou edema) pode fazer com que uma espicula existente penetre no leito ungueal. Também traumas repetitivos causados por movimentos como chutar (caso do futebol) ou correr podem causar onicocriptose quando associados a outros fatores causais.
  • A forma da falange distal do dedo influencia intimamente a forma da lâmina ungueal. Uma alteração da mesma (congénita, ou causada por exostose ou tumores) pode provocar traumatismos ou alterar a forma da lâmina ungueal, sulcos e/ou tecidos periungueais, causando uma incompatibilidade entre os mesmos ou da lâmina com os tecidos, originando assim o desenvolvimento de uma onicocriptose.
  • A hiperidrose (aumento da transpiração) pode contribuir para o desenvolvimento de unhas encravadas, uma vez que a pele periungueal pode ficar comprometida pela maceração causada pela transpiração, e a lâmina ungueal pode ficar mais maleável com o aumento de humidade facilitando assim a penetração na pele.
  • O aumento da espessura da lâmina ungueal e a consequente diminuição de flexibilidade, além da alteração que ocorre na lâmina e que pode provocar uma libertação de espiculas, são as principais razões pelas quais a onicomicose é uma das causas de onicocriptose.

Entre os múltiplos fatores anatómicos e comportamentais que podem causar o desenvolvimento de uma onicocriptose encontram-se ainda: morfologia alterada da lâmina ungueal por patologia ungueal ou apenas alteração da curvatura, calçado apertado (por tamanho ou forma incorreta), capacidade reduzida de tratar das unhas e alterações morfológicas do pé que podem causar desequilíbrio no apoio plantar.

Diagnóstico da onicocriptose

Em todo o mundo existem casos de onicocriptose, normalmente agravados pelas tentativas erradas de tratamento da patologia em casa.

Os sinais presentes na onicocriptose permitem, normalmente, um fácil diagnóstico, no entanto podem ser confundidos com outras patologias (exostose do leito ungueal, tumores no leito ungueal…), sendo por isso, importante uma consulta com um Podologista, para a correta identificação da patologia e grau de evolução, para assim, se realizar o tratamento mais apropriado para o tipo de situação em causa.

O Podologista, apôs avaliar o seu dedo e o estádio da onicocriptose consegue determinar o tratamento mais aconselhado.

É sempre importante relembrar que pacientes com diabetes estão mais propensos a complicações causadas por uma onicocriptose, sendo, por isso, essencial o seu correto tratamento.

Saiba, aqui, o que é pé diabético.

A determinação da causa do desenvolvimento da onicocriptose é determinante para o seu tratamento, mas sobretudo para evitar recidivas, por isso, durante a avaliação, o podologista pode questionar sobre a existência de onicocriptoses anteriores, tipo de calçado utilizado, hobbies e desportos que pratique e a cronologia da patologia que apresenta no momento.

É importante a remoção do verniz de cor antes de uma consulta, porque não só facilita o tratamento da mesma, como permite realizar uma avaliação mais completa do aparelho ungueal (curvatura da lâmina ungueal, coloração, espessura, estádio de onicocriptose, etc.).

A onicocriptose tem cura?

Sim, a onicocriptose tem cura, existindo vários tipos de tratamento possíveis.

Após tratamento adequado e resolução do problema é muito importante prevenir recidivas (que a unha volte a encravar). Veja mais informação em prevenção da onicocriptose.

Tratamento da onicocriptose

São várias as intervenções que podem ser realizadas no tratamento da onicocriptose, podendo ir desde um tratamento conservador a um tratamento cirúrgico, por essa razão, deve existir sempre avaliação por um podologista.

O tipo de tratamento aconselhado depende não só do estádio de onicocriptose como também dos sintomas associados e das comorbilidades presentes (ex: pé diabético).

Os tratamentos não cirúrgicos ou conservadores são maioritariamente utilizados para estádios leves ou moderados de onicocriptose, sendo necessário, em alguns casos moderados e na maior parte dos severos, optar-se pelo tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico (cirurgia ou operação) pode também ser utilizado em casos crónicos de onicocriptose ou em situações onde os tratamentos não cirúrgicos não têm eficácia.

Tratamentos conservadores na onicocriptose

Os tratamentos conservadores, realizados para tratamento de onicocriptoses em estádios iniciais são simples, visam desobstruir a passagem da unha para que esta possa crescer normalmente e incluem, geralmente, o tratamento de patologias existentes, como a onicomicose (micose nas unhas) e a hiperidrose, a correção do calçado inadequado, a correção do corte da lâmina ungueal.

Saiba, aqui, tudo sobre onicomicose.

Podem ser realizados tratamentos como a colocação de fios de algodão ou a aplicação de uma cânula de crescimento para separar a unha encravada da prega lateral do tecido do dedo, aliviando assim a dor. Podem também ser aplicadas ortonixias para fazer a correção da curvatura da lâmina ungueal, aliviando assim a pressão realizada pela lâmina ungueal no tecido. As ortonixias são pequenos aparelhos metálicos, que aplicados na lâmina ungueal corrigem de forma gradual a curvatura da mesma. Não é um tratamento doloroso uma vez que não causa trauma da unha.

Em caso de se verificar infeção, deve ser efetuado tratamento no local com antibiótico e anti-inflamatório (gotas ou pomada), podendo nos casos mais graves serem prescritos alguns medicamentos (remédios) orais (comprimidos).

Os tratamentos caseiros ou naturais, muitas vezes, descritos como banhos de água quente com sal, ou outros, não resolvem o problema de base e podem em algumas patologias agravar o problema. Por isto, nunca deverá usar qualquer tipo de medicação ou tratamento alternativo sem que seja por indicação de um profissional de saúde.

Tratamentos cirúrgicos na onicocriptose

O tratamento cirúrgico tem como principal objetivo eliminar a interação entre a lâmina ungueal e o tecido periungueal, eliminando assim o trauma local e a resposta inflamatória existente. Por essa razão, os tratamentos cirúrgicos podem consistir no tratamento apenas da lâmina ungueal como podem também ser realizados no tecido periungueal (tecidos à volta da unha).

Os procedimentos cirúrgicos realizados podem ser: excisão em cunha, avulsão parcial da unha com ou sem matricectomia, técnica de Winograd, entre outros.

Por norma, a pequena cirurgia (operação) é realizada sob anestesia local, previamente administrada, para que o doente não sinta dor durante o procedimento.

De forma a prevenir a recorrência das onicocriptoses, os tratamentos cirúrgicos são mais eficazes do que os tratamentos não cirúrgicos, pois, com o crescimento da lâmina ungueal pode existir um novo desenvolvimento de onicocriptose.

Com a realização do procedimento cirúrgico é normalmente necessário um período de repouso / recuperação do dedo de 12 a 24 horas no mínimo, podendo ser utilizada medicação oral para alívio da dor do desconforto, e uma realização de curativo nas 24 a 48 horas pós cirúrgico, retomando depois o caminhar normal.

Como prevenir a onicocriptose?

O tratamento de uma onicocriptose ajuda a tratar os sinais e sintomas apresentados, é no entanto, muito importante, que depois de completamente curado exista uma prevenção de problemas futuros, de forma a evitar um novo desenvolvimento de onicocriptose (para que a unha não volte a encravar mais tarde).

A onicocriptose pode e deve ser evitada, bastando para isso seguir algumas recomendações, a saber:

  • Corte as lâminas ungueais sempre em linha recta e do tamanho do dedo, nunca arredondando os cantos;
  • Não utilize calçado apertado (tanto em forma como em tamanho);
  • Sempre que tiver alguma alteração ungueal suspeita procure um Podologista para um diagnóstico e aconselhamento de tratamento mais adequado.
Clínica de Podologia