RX da bacia

Fotos de Raio x da bacia

O que é um RX da bacia?

Uma radiografia da bacia, usualmente designada por raio-X (RX) da bacia, é um exame de diagnóstico por imagem que permite ao médico observar esta região anatómica e tirar importantes conclusões em distintas patologias, conforme veremos adiante.

As radiografias utilizam radiação ionizante para produzirem imagens do corpo humano, neste caso da região da bacia. A imagem é produzida tendo por base a radiação emitida vs recebida após atravessar o corpo humano. A imagem gerada é observada pelo Médico Radiologista, permitindo-lhe distinguir entre aquilo que é normal ou patológico.

Incidências no RX da bacia

Uma incidência corresponde à aquisição de uma imagem de determinado ângulo e em determinadas condições. A incidência AP (antero – posterior) é a mais realizada e que permite observar a bacia “de frente”.

Existem outras incidências como a de Ferguson, na qual há uma angulação cefálica do feixe de raio-X permitindo uma melhor visualização das articulações sacro-ilíacas.

Indicações do RX da bacia

Em termos de anatomia, um RX da bacia é um exame que serve para observar os ossos coxais, as articulações sacroilíacas e a região proximal do fémur.

O RX da bacia está, essencialmente, indicado em contextos de traumas e dores, sendo realizado frequentemente como exame de primeira linha nestes quadros clínicos.

O exame pode também ser usado no diagnóstico de diversas patologias (doenças), como por exemplo em doenças degenerativas da anca (artrose da anca), osteoporose, tumores ósseos, espondilite anquilosante, displasia congénita da anca, doença de Paget, entre outras.

clinica_imagiologia.png

Como é feito o RX da bacia?

O RX é efetuado por um técnico de radiologia que deverá obter as incidências mais apropriadas em conformidade com a informação clínica facultada pelo médico requisitante.

O técnico posiciona o doente no equipamento após solicitar-lhe que retire os objetos metálicos que possam interferir com a imagem, procedendo de seguida à aquisição da imagem. O paciente efetua, geralmente, os exames à bacia deitado.

Seguidamente, o técnico faz uma análise crítica do RX e se a imagem obedecer aos critérios de boa realização indispensáveis para o diagnóstico, o exame é dado por concluído e arquivado.

Numa fase posterior, cabe ao Médico Radiologista a realização da leitura diagnóstica da radiografia e produzir um relatório que acompanhará as imagens.

Se o Médico Radiologista não notar alterações nos órgãos em análise, o exame será considerado normal. Caso se verifiquem alterações, o Médico Radiologista descreve os achados imagiológicos que deverão ser relacionados com a clínica e demais exames. Em alguns casos o exame pode desencadear exames adicionais, nomeadamente tomografia computorizada (TC), ressonância magnética (RM), entre outros.

Quem pode realizar o exame?

Qualquer pessoa de qualquer idade e sexo pode realizar exames de raio-X, porém, deve haver por parte do médico prescritor um cuidado especial no caso dos bebés, crianças e grávidas ou mulheres que desconfiem de gravidez. Nestes casos, deve ser proporcionada a proteção dos órgãos reprodutores (proteção gonodal) ou a realização de outros exames que não usem radiação, como a ecografia ou a ressonância magnética (RM).

Quanto tempo demora o exame?

A duração do exame varia mediante o número de incidências a executar. Geralmente, os exames constam de duas incidências e o tempo médio para a sua concretização é de sensivelmente 5 a 10 minutos.

Preparação para o exame

Não é necessário realizar qualquer tipo de preparação prévia para a realização de uma radiografia da bacia.

Também não é necessário cumprir qualquer tipo de jejum. O paciente pode tomar a medicação habitual.

Quanto custa um RX da bacia?

O preço do raio-X é bastante inferior quando comparado com outras técnicas (TC, RM,…), ascendendo a poucas dezenas de euros se realizado a título particular. Em Portugal, os doentes do SNS e outros subsistemas de saúde não pagam o exame, cabendo-lhes apenas suportar uma taxa moderadora que varia entre alguns cêntimos e euros. Alguns doentes, estão isentos do pagamento desta taxa (doentes com insuficiência económica, doentes internados, etc.).

Veja mais informação sobre custos de exames e onde poderá fazer o RX da bacia, selecionando o seu concelho.

clinica_imagiologia.png