Raio X da Anca

Fotos de RX da anca

O que é um raio-X da anca?

Uma radiografia da anca, usualmente designada por raio-X (RX) da anca, é um exame por imagem que serve para auxiliar o médico a diagnosticar diversas patologias ou doenças, como por exemplo a coxartrose (artrose da anca), entre outras, como veremos adiante.

Os exames de RX usam radiação ionizante para produzir imagens do corpo humano. São um exame de primeira linha, dada a sua facilidade de execução e baixo custo. Contudo, por usarem radiação deve ser sempre ponderada a sua realização, principalmente em crianças.

O RX da anca pode ser solicitado de forma unilateral (anca esquerda ou anca direita) ou de ser executado de forma bilateral (às duas ancas). O RX da bacia permite visualizar as duas ancas em simultâneo, sendo requisitado frequentemente em diferentes contextos clínicos.

Indicações do raio-X da anca

As indicações para a realização de radiograma da anca variam conforme a faixa etária.

No bebé (após os quatro meses de idade) a principal indicação é a suspeita de displasia congénita da anca (a ecografia deve ser o método de eleição nas idades mais jovens).

Nas crianças mais velhas, adolescentes e adulto a indicação clínica, geralmente associa-se a dor na anca. As causas são várias e incluem patologia inflamatória (artrite), degenerativa (artrose da anca) e neoplásica (tumores).

Este exame é geralmente o estudo inicial desta articulação e permite avaliar sobretudo os seus componentes ósseos.

clinica_imagiologia.png

Incidências no RX da anca

Podem ser realizadas várias incidências para avaliação da anca. A incidência AP (antero – posterior) é a incidência mais realizada e que permite observar a articulação “de frente”.

Outras incidências frequentemente realizadas são a incidência de “Rã” ou “batráquio”, que permite visualizar as duas articulações coxo-femorais e é feita com as coxas em abdução e flexão de cerca de 45 graus; a incidência de Lowenstein que é também efetuada com a coxa em flexão e abdução, mas geralmente com incidência apenas em um dos lados e a incidência de Ducroquet que é realizada sobretudo para avaliação de conflito femoro-acetabular sendo realizada com a coxa em flexão de 90 graus e abdução de 45 graus, com o feixe perpendicular à raiz da coxa.

Como é feito o raio-X da anca?

O Técnico de radiologia posiciona o doente para obter as incidências pretendidas, de acordo com a informação clínica enviada pelo Médico requisitante. Não é necessário fazer qualquer tipo de preparação prévia, nem existe necessidade de cumprir qualquer tipo de jejum para realizar o exame.

O Técnico realiza o exame e arquiva-o, por norma, digitalmente. Posteriormente, o exame será observado e relatado por um Médico Radiologista (especialista em radiologia).

O Raio X da anca será considerado normal se não existirem alterações dignas de registo, caso contrário, serão relatados os achados imagiológicos que deverão ser relacionados com a história clínica e demais meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT).

As radiografias possuem bastantes limitações quando comparadas com outros exames de imagiologia. Em alguns casos, o Médico pode achar necessário recorrer a outros métodos diagnósticos, como a ecografia, a tomografia computorizada (TC ou TAC), a ressonância magnética (RM), entre outros.

Quanto tempo demora o exame?

O tempo médio para executar um Raio X da anca é de sensivelmente 5 -10 minutos. Posteriormente, o Médico Radiologista terá de relatar o exame, decorrendo mais algum tempo até que sejam conhecidos os resultados do exame.

Quanto custa um RX da anca?

No Serviço Nacional de Saúde (SNS) e outros subsistemas (Ex. ADSE) as radiografias são comparticipadas. O doente, apenas, tem de pagar uma taxa moderadora que varia entre alguns cêntimos e poucos Euros de acordo com o número de incidências efetuadas.

Usualmente, as radiografias são uma técnica mais económica quando comparada com a TC e a RM, mesmo se o doente tiver de realizar o Raio X da anca a título particular, suportando o valor total do exame. Neste caso, o seu preço é fixado pela clínica de radiologia que o executa.

Selecione o seu concelho para ver onde fazer o RX da anca e poder obter outras informações sobre exames imagiológicos em Portugal.

clinica_imagiologia.png