Mesoterapia

Mesoterapia

O que é mesoterapia?

A mesoterapia é uma técnica minimamente invasiva onde são aplicadas microinjeções (injeções de pequeno calibre) ao nível intradérmico.

As substâncias injetadas diferem de acordo com o objetivo, possuindo diversas aplicações na atualidade. Veja mais informação em "indicações da Mesoterapia".

Breve história da Mesoterapia

A mesoterapia foi iniciada em 1952 pelo Dr. Michel Pistor que tentou aproximar o local do tratamento ao local da patologia. Apesar do método terapêutico ter já sido utilizado por outros médicos, a sistematização do procedimento em diferentes situações clínicas é da sua responsabilidade.

Em 1844 Rynd recomendou a via de administração intradérmica (ID) em Inglaterra e Behier introduziu este método em França em 1855.

Em 1905 Einhorn sintetizou a procaína com significativo avanço no tratamento da dor.
Lemair foi o primeiro a realizar em 1924 a administração ID no dermátomo correspondente à nevralgia do trigémio mas foi no entanto Leriche que em 1928 recorrendo à utilização de procaína, conseguiu os melhores resultados.

Em 1958 o Dr. Pistor publicou um artigo referindo os resultados terapêuticos da aplicação local da procaína onde referia ”que a acção nos tecidos com origem na mesoderme é tão vasta que este tratamento deve ser conhecido por mesoterapia”.

A intervenção na mesoterapia é resumida pelo Dr. Pistor como “pequena dose, raramente, no local certo”.

Indicações da Mesoterapia

A mesoterapia é uma técnica que está indicada no tratamento da dor associada a patologia do foro osteo-articular, vascular nomeadamente insuficiência arterial ou venosa, na fibromialgia, no síndrome miofascial, na distrofia simpática reflexa, em síndromes canalares ou em cicatrizes. Para além de todos estes procedimentos médicos pode ainda ser utilizada em estética.

O tratamento é sempre definido e planeado tendo em consideração um conjunto de fatores, nomeadamente, o exame médico, a entidade clínica envolvida e os objetivos estabelecidos para cada paciente e patologia.

Este tipo de procedimento pode ser realizado isoladamente ou em associação com o restante tratamento efetuado no âmbito da dor.

A mesoterapia é uma técnica no tratamento da dor, que consiste na aplicação intradérmica ou no tecido celular sub-cutâneo superficial de medicamentos, na projecção ortogonal da lesão ou da dor com efeito loco-regional.

É uma terapêutica médica que serve para efetuar o tratamento da dor e pode ser uma intervenção adjuvante com significado no programa de reabilitação. É também útil na intervenção em medicina estética, utilizando para o efeito medicamentos como por exemplo, o ácido hialurónico e a vitamina C.

Clínica de Fisioterapia

Tipos e Indicações da mesoterapia

A mesoterapia é utilizada no tratamento antiálgico da dor por patologia músculo-esquelética, tendinosa, ligamentar e muscular incluindo as lesões diagnosticadas em medicina desportiva.

É ainda utlizada com benefício na medicina estética em mesolift no rosto, redução do volume por exemplo no abdómen (barriga), estrias e celulite, assim como complemento no tratamento da calvície.

Como é feita a mesoterapia?

Existem 2 técnicas de tratamento em mesoterapia:

Técnica assistida

Nesta técnica o material usado tem sofrido uma considerável evolução nos últimos anos, visando um procedimento menos doloroso e com maior precisão na dose administrada.

Agulhas: agulha habitualmente com 5 mm ou de 12mm de comprimento e 0,4 mm de diâmetro.

Seringa: habitualmente de 10cc

Pistola: a 1º pistola foi criada em 1984. Considera-se ideal a pistola que:

  • permite regular a profundidade da administração:0,2-5 mm;
  • permite regular a dose de medicamento por picada: 0,02-0,05 cc;
  • possua autonomia;
  • permite efectuar as injecções em diferentes ângulos.

Está, habitualmente, disponível na Medicina Física e de Reabilitação (MFR) a pistola elétrica modelo DHN. Esta é composta por um Kit de utilização única que compreende material descartável: seringa de 10cc, 2 agulhas: 1 para realização da mistura e 1 para picar o doente, válvula anti-refluxo e peça para suporte na pele.

Após realização da mistura a administrar o conjunto é colocado na pistola. Esta é accionada pelo contacto da peça de suporte na pele ou por gatilho, com introdução rápida e a 45º da agulha que se traduz em menor dor.

Alguns cuidados adicionais podem minimizar a dor durante a terapêutica tais como:

  • Assepsia da pele;
  • Colocar o doente em posição cómoda;
  • Pinçar a pele;
  • Introdução de pequenos volumes;
  • Usar cloreto de etilo.

Técnica manual

É uma alternativa para a aplicação da medicação sem utilização da pistola.

Resultados na mesoterapia

A mesoterapia é uma técnica com enormes vantagens e ganhos quer em termos de saúde quer a nível estético, sendo de execução simples, em sessões rápidas e espaçadas, de baixo custo económico e eficaz. Apresenta bons resultados no tratamento da dor quando comparada com os restantes tratamentos existentes.

Esta via de administração apresenta uma farmacodinâmica própria que permite a diminuição das doses e da frequência de administração associado ao prolongamento e duração do tempo de efeito, com redução da iatrogenia.

Quanto custa a mesoterapia?

O preço por sessão é variável dependendo do estabelecimento de saúde a que recorre.

O número de sessões realizadas semanalmente é entre 4 a 6 no total, mas estes números são variáveis de acordo com a evolução clínica.

Clínica de Fisioterapia