Hemoptises

Hemoptise

O que é hemoptise?

A hemoptise (expetoração com sangue) pode ser causada por múltiplas doenças pulmonares (veja causas).

O sangue pode ser vermelho-vivo, rosado e espumoso, ou pode ser misturado com expetoração. A expetoração com sangue, mesmo em pequenas quantidades, é sempre um sinal de alarme. No entanto, produzir um pouco de expetoração raiada de sangue é frequente, e geralmente não é grave.

Quando me devo preocupar? 

Fale com o seu médico pneumologista se observar expetoração com sangue quando tosse. Ele pode determinar se a causa não inspira preocupações ou é potencialmente grave, ou seja, com necessidade de atendimento urgente.

Se estiver a sangrar muito ou se a hemorragia não parar, ligue de imediato, para o 112 para assistência médica emergente.

Causas da Hemoptise

A hemoptise refere-se à expetoração com sangue de alguma parte dos pulmões (trato respiratório).O sangue proveniente de outros órgãos, como o estômago ou o esófago, pode parecer proveniente dos pulmões. É importante que o pneumologista determine o local do sangramento para posteriormente poder determinar a causa.

A principal causa de expetoração com sangue é a bronquite crónica e as bronquiectasias.

Saiba, aqui, tudo sobre bronquite.

No entanto, existem outras doenças relacionadas com a hemoptise, a saber:

Para além das causas atrás apresentadas, outras podem estar na origem da sintomatologia. A presença de sangue na expetoração deve ser sempre avaliada pelo médico.

Saiba, aqui, tudo sobre tosse.

Tratamento da hemoptise

O tratamento da hemoptise é efetuado de acordo com a causa que lhe está subjacente. Veja mais informação sobre tratamentos em cada uma das causas para hemoptise.

O doente nunca deve automedicar-se, ou seja, tomar qualquer tipo de medicamentos (remédios) sem prescrição médica.

clinica de pneumologia.png