Raio X do punho

Raio X do punho

O que é um RX do punho?

Uma radiografia do punho ou raio-X (RX) do punho é um exame dirigido sobretudo às estruturas ósseas desta região anatómica. O punho é a articulação entre os ossos da mão e do antebraço, vulgarmente conhecido como “pulso”.

O RX do punho é executado por um técnico de radiologia. Posteriormente, cabe ao médico radiologista, através da observação das imagens, fazer a leitura diagnóstica do exame e redigir um relatório.

Trata-se de um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas patologias (ou doenças), conforme abordaremos de seguida.

Indicações do RX do punho

A indicação deste exame é sobretudo para avaliação das estruturas ósseas, nomeadamente alterações na trabeculaçao ou no seu alinhamento.

A principal indicação clínica é a exclusão de fratura em contexto traumático, contudo tem também indicação nos casos de dor localizada sem trauma conhecido ou para caracterização de alterações a palpação (ex: aparecimento de massa).

Incidências no RX do punho

Geralmente são realizadas duas incidências - de face e perfil (complementares).

Quem pode realizar o exame?

Qualquer pessoa pode realizar o exame. No entanto, deve haver por parte do médico prescritor um cuidado adicional no caso das crianças, dado estarmos perante um exame que usa radiação ionizante. As grávidas ou mulheres que suspeitem de gravidez, por norma, não devem ser sujeitas ao exame, exceto em situações muito especiais (ex. casos emergentes de fraturas).

Quanto tempo demora o exame?

O tempo que é necessário para realizar o exame varia de acordo com o número de incidências a realizar. Geralmente, os exames consistem em duas incidências e o tempo médio para a sua realização varia entre 5 a 10 minutos.

Posteriormente, o médico radiologista terá de relatar o exame, sendo este muito variável e dependente da urgência do mesmo.

Preparação para o exame

Não é necessário qualquer tipo de preparação prévia para a realização de uma radiografia. Também não é necessário cumprir qualquer tipo de jejum.

O paciente pode tomar a medicação habitual.

Outros exames de imagem

Como referido previamente a radiografia avalia sobretudo as estruturas ósseas. Para melhor avaliação das estruturas ligamentares do punho devem ser realizados outros exames, como a ecografia.

Saiba, aqui, tudo sobre ecografia.

Quando há necessidade de uma avaliação mais detalhada das estruturas ósseas a tomografia computorizada (TC ou TAC) pode ser realizada.

Saiba, aqui, tudo sobre tomografia computorizada (TC ou TAC).

A ressonância magnética (RM) permite a avaliação mais detalhada das estruturas ligamentares, bem como das estruturas intra articulares do punho ( ex. Fibrocartilagem).

Saiba, aqui, tudo sobre ressonância magnética (RM).

Quanto custa uma radiografia?

O RX é um exame de fácil execução, sendo o seu preço bastante inferior quando comparado com outros exames de imagiologia (veja mais informação em outros exames do punho).

Para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames de RX são comparticipados pelo estado (o utente apenas paga uma taxa moderadora, caso não exista isenção). Se o RX do punho é realizado a título particular cabe à clínica de radiologia fixar o valor do exame.

Para outros subsistemas ou seguros os preços dependem das condições associados.

clinica_imagiologia.png