RX do Cavum Faríngeo

RX do cavum faringeo

O que é um raio-X?

Uma radiografia do cavum faríngeo ou da nasofaringe é um meio complementar de diagnóstico (MCDT) por imagem que emprega radiação X. É um exame de execução rápida e indolor (não provoca dor).

Os raios X (RX) são usados, em Medicina, há muitos anos na prática clínica. A imagem gerada pelo equipamento de raio X é obtida tendo por base um princípio básico da relação entre os raios que são emitidos e os raios recebidos, depois de atravessarem o corpo humano.

Os raios X são um exame de 1ª linha na avaliação da anatomia humana. Este método de imagiologia auxilia o médico no diagnóstico de diversas patologias (doenças), bem como na verificação da evolução de tratamentos, no entanto, apresenta algumas limitações quando comparado com outros métodos diagnósticos, conforme abordaremos adiante.

Indicações do RX do cavum faríngeo

A principal indicação deste exame consiste na avaliação da coluna aérea faríngea, nomeadamente as alterações do seu calibre.

O raio-X (RX) Cavum faríngeo permite avaliar a presença de alterações dos tecidos moles adjacentes procidentes na coluna aérea, sendo uma das causas mais frequentes a hiperplasia do tecido linfoide desta região, sobretudo em crianças, ou SAOS (Síndrome apneia obstrutiva do sono) nos adultos.

Incidências no RX do cavum faríngeo

A incidência realizada neste tipo de exame é a incidência de perfil.

Quem pode realizar o exame?

Qualquer pessoa pode realizar exames de raio-X, porém, o médico prescritor deve ter especial cuidado no caso das crianças e grávidas ou mulheres que suspeitem de gravidez. Como há exposição a uma radiação ionizante o médico deve estimar a relação risco / benefício do exame.

Quanto tempo demora o exame?

O tempo médio para a execução do exame é de sensivelmente 5 a 10 minutos.

Após a aquisição e arquivo da imagem, o exame terá de ser relatado pelo médico radiologista. Este tempo pode variar bastante e depende naturalmente da urgência do exame.

Preparação para o exame

Não é necessário qualquer tipo de preparação para a concretização de uma radiografia. É, no entanto, imprescindível que antes do exame o paciente retire o vestuário e restantes objetos passíveis de causar alteração da imagem.

Não é necessário cumprir qualquer tipo de jejum. O paciente pode tomar a medicação habitual.

Outros exames de imagem

Este exame permite avaliar apenas de forma indireta as alterações - alteração da coluna aérea. Para melhor avaliação das estruturas do cavum é, muitas vezes, necessária a realização de exame objetivo com visualização direta (faringoscopia) ou caracterização com estudo por tomografia computorizada (TC ou TAC) ou ressonância magnética (RM).

A tomografia computorizada (TC) permite avaliar sobretudo as alterações ósseas, mas também os tecidos moles desta região.

Saiba, aqui, tudo sobre TC ou TAC.

A ressonância magnética (RM) permite uma melhor caracterização das alterações dos tecidos moles da região do cavum faríngeo, sem recorrer ao uso de radiação ionizante.

Saiba, aqui, tudo sobre RM.

Quanto custa uma radiografia?

Geralmente, as radiografias são um exame mais barato do que as demais técnicas imagiológicas.

Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) as radiografias são comparticipadas pelo estado. O doente apenas necessita de pagar uma taxa moderadora, caso não exista isenção. Caso a radiografia seja concretizada a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia que o efetua.

clinica_imagiologia.png