RX da omoplata

RX da omoplata

O que é um RX da omoplata?

Uma radiografia ou raio-X (RX) da omoplata é um meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT) que nos permite avaliar esta região anatómica, sendo particularmente útil em determinados quadros clínicos, conforme discutiremos adiante.

O RX da omoplata é feito por um técnico de radiologia que adquire e arquiva a imagem ou imagens. Numa fase posterior, o médico radiologista, através da análise das imagens, faz a leitura diagnóstica do exame, permitindo diferenciar entre aquilo que é normal ou apresenta alterações (patologia). O médico redige um relatório onde descrve os achados clínicos, sendo depois disponibilizado o resultado do exame (imagens e relatório) ao médico requistante e ao utente.

Indicações do RX da omoplata

O RX da omoplata é um exame que serve para ajudar no diagnóstico médico.

A principal indicação para a realização deste exame é o trauma. Permite avaliar a presença de fratura ou luxação da articulação glenoumeral (ombro). Pode também ser útil na pesquisa de lesões ósseas.

Saiba, aqui, tudo sobre a luxação do ombro.

Incidências no RX da omoplata

As principais incidências são a antero-posterior AP (face) e a lateral ou em “Y”. Em algumas situações pode também ser necessária a incidência dirigida ao processo coracoide (parte da omoplata).

Quem pode realizar o exame?

Qualquer pessoa pode fazer o exame. Porém, deve haver por parte do médico prescritor um cuidado extra no caso das crianças, uma vez que estamos perante um exame que emprega radiação ionizante.

As mulheres grávidas ou mulheres que desconfiem de gravidez, por norma, não devem ser submetidas ao exame, salvo em situações muito peculiares (ex. casos emergentes de fraturas).

Quanto tempo demora o exame?

O tempo necessário para concretizar o exame varia mediante o número de incidências a executar. Genericamente, os exames constam de duas incidências e o tempo médio para a sua realização varia entre 5 a 10 minutos.

Posteriormente, o médico radiologista relatará o exame, sendo este muito variável e dependente da urgência do mesmo.

Preparação para o RX

Não é necessário realizar qualquer tipo de preparação para a concretização de uma radiografia da omoplata. Também não é necessário cumprir qualquer tipo de jejum.

O paciente pode efetuar a sua terapêutica habitual, como habitualmente.

Quanto custa uma radiografia?

O RX da omoplata é de fácil realização, sendo o seu preço bastante inferior quando confrontado com outros exames de imagiologia.

Para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames de RX são comparticipados pelo estado. O utente apenas paga uma taxa moderadora, caso não exista isenção. O valor da taxa moderadora é bastante reduzido, sendo o seu valor fixado em portaria governativa.

Se o RX da omoplata é concretizado a título particular cabe à clínica de radiologia determinar o valor do exame.
Para outros subsistemas ou seguros de saúde, os preços dependem das condições associados.

clinica_imagiologia.png