RX da mandíbula

RX da mandíbula

O que é RX da mandíbula?

Uma radiografia ou raio X (RX) da mandíbula é um exame ou meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT) que serve para avaliar e diagnosticar patologias (doenças) desta região. 

Os raios X são um método de diagnóstico utilizado, na prática clínica, há já muitos anos e que usa a radiação ionizante para gerar imagens do corpo humano, neste caso da mandíbula.

O raio X da mandíbula é um exame de execução rápida e acessível, no entanto, apresenta limitações quando comparado com outros procedimentos diagnósticos. Veja mais informação em “outros exames de imagiologia”.

Indicações do RX da mandíbula

Este exame tem indicação sobretudo em contexto traumático, para avaliar fraturas ou na pesquisa e caracterização de lesões ósseas.

Preparação para o exame

Não é necessário realizar qualquer tipo de preparação antes de executar um RX da mandíbula. Também não é necessário cumprir jejum.

Quanto tempo demora o exame?

O exame é rápido de executar (cerca de 5 minutos). Este tempo compreende a entrada na sala, posicionamento do doente, retirada de objetos, disparo da imagem e respetivo arquivo.

Assim que a imagem é obtida, é guardada para posterior observação por parte do médico radiologista (leitura diagnóstica do exame). Esta leitura diagnóstica é que permitirá distinguir entre um exame normal ou que apresente algum achado digno de registo.

O tempo que decorre até à disponibilização dos resultados do exame (imagem + relatório) ao médico requisitante e utente é variável e depende sobretudo da urgência do exame.

Incidências no RX da mandíbula

Uma incidência corresponde a um disparo (aquisição de uma imagem) de “um determinado ângulo” para proporcionar a análise das estruturas perante a suspeita clínica. Um exame pode ser composto por uma ou mais incidências.

O número de incidências a realizar depende das suspeitas clínicas e do estudo que se pretende efetuar.

No RX da mandíbula podem realizar-se três tipos de incidências: face, perfil e oblíqua.

Clínica de Imagiologia

Outros exames de imagiologia

Este método diagnóstico comporta várias limitações quando confrontado com outros exames imagiológicos, especificamente com a tomografia computorizada (TC) e com a ressonância magnética (RM).

Saiba, aqui, tudo sobre TC.

Saiba, aqui, tudo sobre RM.

Quanto custa uma radiografia?

Um raio X da mandíbula é um exame muito menos dispendioso quando comparado com as demais técnicas imagiológicas (TC, RM, etc).

Os exames podem ser comparticipados. Neste caso, o doente apenas terá de efetuar o pagamento de uma taxa moderadora (ex. doentes do SNS, ADSE, etc.) que varia entre alguns cêntimos a poucos euros, dependendo do número de incidências efetuadas. Em alguns casos, o exame pode ser gratuito (doentes isentos).

Caso a radiografia seja realizada a título particular, o valor é determinado pela clínica de radiologia que executa o exame.
Selecione o seu concelho para ver onde pode fazer o RX da mandíbula e consultar mais informação sobre custos e comparticipações dos exames de radiologia em Portugal.

Clínica de Imagiologia