RX da grelha costal

RX da grelha costal

O que é um raio-X?

Uma radiografia da grelha costal ou raio-X (RX) da grelha costal é um exame de diagnóstico usado frequentemente na prática clínica na avaliação de diversas patologias (veja indicações do exame). 

Um RX é um meio complementar de diagnóstico (MCDT) com algumas limitações quando comparado com outros exames de imagem. No entanto, pela sua disponibilidade e facilidade de execução e baixo custo continua a ser usado frequentemente na prática clínica. Veja mais informação em “outros exames de imagem”.

Indicações do RX da grelha costal

A principal indicação da realização deste exame é a suspeita de fraturas (“ossos partidos”) no contexto de trauma agudo (quedas, acidentes).

Incidências no RX da grelha costal

As incidências realizadas são a de face e oblíqua, que permitem uma melhor visualização de grande parte da extensão do arco costal.

Quanto tempo demora o exame?

Uma radiografia é um exame de execução rápida (entre 5 a 10 minutos em média). Após o técnico de radiologia obter as imagens e arquivá-las, o médico radiologista (especialista em radiologia) terá de observar o exame a fim de efetuar a leitura diagnóstica. Este tempo é bastante variável e depende da urgência do exame.

Preparação para o exame

Não é necessária qualquer preparação antes do exame. É necessário que o doente retire previamente, caso seja necessário, algumas peças de vestuário (soutiens com metal, por exemplo) e restantes objetos suscetíveis de originar artefactos na imagem.

Não é necessário jejum. O doente pode tomar a medicação habitual.

Outros exames de imagem

Em algumas situações a ecografia permite também identificar a fratura, sobretudo se a sua localização é superficial e acessível aos ultrassons. Pode ter também alguma relevância na avaliação pediátrica, uma vez que não recorre ao uso de radiação. No entanto, é um exame de segunda linha para a avaliação óssea.

Saiba, aqui, tudo sobre ecografia.

A tomografia computorizada (TC ou TAC) permite também identificar alterações ósseas da grelha costal e permite avaliar o osso com mais detalhe relativamente à radiografia.

Saiba, aqui, tudo sobre TC ou TAC.

A ressonância magnética (RM) pode ser utilizada para a caracterizaão sobretudo de lesões com componente de tecidos moles ou para melhor carcaterização de algumas lesões ósseas.

Saiba, aqui, tudo sobre RM.

Quanto custa uma radiografia?

Habitualmente, as radiografias são um exame mais económico quando comparado com outras técnicas imagiológicas.

Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) as radiografias são comparticipadas pelo estado. O doente apenas necessita de pagar uma taxa moderadora, caso não exista isenção. No caso da radiografia ser realizada a título particular, o valor é estabelecido pela clínica de radiologia que o executa.

clinica_imagiologia.png