RX da Clavícula

radiografia da clavícula

O que é um RX da clavícula?

Uma radiografia da clavícula, habitualmente designada de raio-X (RX) da clavícula consiste num exame imagiológico que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças). Veja mais informação em indicações do RX da clavícula.

Os raios X são um exame de simples e rápida realização, por isso, utilizados como avaliação de primeira linha na observação da clavícula. Para além dos raios X, outros exames podem ser experimentados no estudo da clavícula, como por exemplo a tomografia computorizada (TC), a ecografia, a ressonância magnética (RM), entre outros.

Indicações do RX da clavícula

A principal indicação para a realização deste exame é o trauma, na tentativa de avaliar a presença de fratura ou luxação (desalinhamento) das articulações.

Pode também ser realizado no caso de suspeita de infeção óssea (osteomielite) ou lesão tumoral óssea.

Incidências no RX da clavícula

Uma incidência numa radiografia corresponde à aquisição de uma imagem de determinado ângulo e em determinadas condições.

A incidência mais utilizada na avaliação da clavícula é a incidência de face (AP), com ligeira angulação cefálica.

Preparação para o exame

Não é necessário efetuar qualquer preparação prévia para a realização de uma radiografia da clavícula. É necessário apenas que o paciente retire o vestuário e objetos suscetíveis de causar anomalias na imagem antes de iniciar a obtenção das imagens.

Não é necessário cumprir qualquer tipo de jejum. O paciente pode tomar a medicação habitual, salvo se existir indicação do seu médico assistente em contrário.

Quanto tempo demora o exame?

A duração do exame varia entre 5 a 10 minutos na maioria dos casos, oscilando obviamente com o número de incidências a executar.

Após a realização do exame (Técnico de Radiologia) o exame será relatado por um Médico Radiologista. O tempo até que o Raio X seja relatado é muito oscilante e obedece à urgência do exame.

Como são disponibilizados exames?

resultado do exame consiste na obtenção de imagem ou imagens e de um relatório (escrito) onde o Médico radiologista descreve os achados clínicos. O exame será disponibilizado ao médico requisitante e utente após aprovação do relatório final.

Atualmente, os exames são fornecidos, habitualmente, em formatos digitais, por exemplo, através de redes de dados (ex. Internet) ou, ainda, através de dispositivos de armazenamento (ex. CD). Todavia, as imagens podem ser impressas (por norma em película) e o relatório em papel.

Quanto custa um RX da clavícula?

Usualmente, as radiografias são um exame mais económico quando comparadas com as demais técnicas imagiológicas (TC, RM, etc.).

Para os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames de RX são comparticipados pelo estado, cabendo ao utente apenas o pagamento de uma taxa moderadora, caso não exista isenção. Ou seja, o exame é custeado pelo estado, cabendo ao utente apenas pagar um valor moderador que é bastante inferior ao real custo do exame.

Caso o exame seja concretizado a título particular, o preço é definido pela clínica de radiologia que o efetua.

Veja mais informação sobre custos de MCDT e onde fazer o RX da clavícula selecionando o seu concelho de residência.

clinica_imagiologia.png