Ecografia do pénis

Fotos de ecografia peniana

O que é ecografia peniana?

A ecografia peniana (do pénis) é um exame de diagnóstico que nos permite estudar o pénis e, desta forma, diagnosticar possíveis patologias (doenças) deste importante órgão do sistema reprodutor masculino. 

A ecografia ou ultrassonografia é um método de diagnóstico que usa os ultrassons para gerar imagens do corpo humano, neste caso concreto do pénis. As imagens são observadas por um médico radiologista e permitem distinguir entre aquilo que é normal ou patológico (apresenta doença). Ou seja, a ecografia do pénis serve para ajudar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças), bem como na avaliação da resposta aos tratamentos.

A ecografia peniana morfológica é o exame de preferência para a avaliação da doença peniana. É um exame acessível, rápido, não invasivo e seguro. Possibilita, sem qualquer dor ou incómodo, diagnosticar casos de curvatura peniana, massas, tumores benignos ou malignos (cancro), entre outras doenças.

Ecografia peniana com Doppler

A técnica de ecografia com Doppler ou ultrassonografia com Doppler, está recomendada para a avaliação dos vasos (artérias e veias), permitindo estudar a circulação sanguínea no pénis. Esta técnica permite avaliar se o vaso se encontra permeável (o sangue flui com normalidade) ou se existem outras irregularidades.

O Doppler peniano é um dos exames fundamentais na avaliação da disfunção erétil. Possibilita diferenciar as diferentes causas de disfunção e encaminhar o médico urologista (especialista em urologia) na indicação terapêutica recomendada para cada doente.

Saiba, aqui, tudo sobre disfunção erétil.

A disfunção erétil pode ser estudada com Eco Doppler após injeção de um fármaco no pénis que visa a estimulação sexual. Trata-se de um exame seguro e indolor, cuja duração é de aproximadamente 30 minutos. Inicia-se com a aplicação de uma injeção, diretamente no pénis (intra-cavernosa), de um agente vasoativo (prostaglandina E2) que provoca uma ereção em poucos minutos. Depois, avalia-se a resposta erétil ao fármaco, assim como o fluxo de sangue nas artérias do pénis, medindo a sua velocidade, índice de resistência e morfologia da respetiva onda de fluxo. Isto é possível através da aplicação do efeito de Doppler na interação dos ultrassons com o fluxo sanguíneo e com a aquisição paralela de imagens ecográficas dessas mesmas artérias.

Como é feita a ecografia peniana?

Esta técnica imagiológica usa um aparelho, denominado ecógrafo que gera os ultrassons, daí as designações ecografia ou ultrassonografia.

De seguida, o Médico coloca uma sonda sobre o pénis. Para conceber as imagens de forma perfeita é imprescindível a colocação de um gel incolor entre a pele e a sonda.

A sonda permite captar as imagens que após serem processadas são exibidas num monitor para visualização do médico. Durante a execução do exame o médico radiologista analisa as imagens e interpreta-as. São feitas recolhas das imagens mais relevantes e no final o médico radiologista cria um relatório, onde é descrito o que foi observado.

Validado o relatório final, os resultados do exame são conhecidos e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel ao médico requisitante e utente.

O estudo ecográfico será considerado normal se as estruturas examinadas não mostrarem modificações significativas ou suspeitas. Caso contrário, o médico radiologista relata o que observou, sendo esta informação posteriormente relacionada com a história clínica e outros meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT).

Quanto tempo demora o exame?

A duração média é de 5 minutos. Os exames mais demorados são os que necessitam uma avaliação com Doppler, em que é necessária a avaliação de vários segmentos vasculares.

Preparação para a ecografia

Não é necessário executar qualquer preparação prévia, devendo apenas o utente se descolar ao centro de ecografia na data / hora marcada. Também não é necessário jejum (o doente pode comer e beber como habitualmente).

Por norma, não é necessário suspender qualquer medicação. Contudo, em caso de administração de fármacos pode ser necessário suspender algum tipo de medicação. Informe-se com o seu médico no momento da marcação do exame.

Quanto custa uma ecografia?

Caso a ecografia peniana seja concretizada a título particular, o valor é instituído pela clínica de imagiologia que o executa.

Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames são comparticipados pelo estado. O valor da taxa moderadora, a pagar pelos homens não isentos, situa-se entre algumas dezenas de euros.

Para os homens beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. o utente terá de suportar os valores de acordo com as regras estabelecidas pelo subsistema ou do seguro de saúde associado.

Selecione o concelho da sua residência e veja onde fazer o exame e informações adicionais sobre o preço dos exames em Portugal.

clinica_imagiologia.png