Ecografia mamária

imagens ecografia mamária, fotos

O que é ecografia mamária?

A ecografia mamária ou ecografia de mama é um exame de imagem médica que nos permite observar ou estudar a mama e desta forma detetar possíveis anomalias, podendo o estudo ser complementado com outras técnicas imagiológicas.

Trata-se de um exame que é realizado utilizando os ecos gerados por ultrassons, isto é, sons com alta frequência, inaudíveis pelo ser humano, para formação de imagem médica. Por este motivo, a ecografia da mama também é designada por ultrassonografia mamária ou ultrassom da mama ou, ainda, ecotomografia mamária.

A eco mamária é um método de imagem médica inócuo e que não utiliza radiação, sendo utilizado maioritariamente no sexo feminino. Pese embora a ecografia mamária seja realizada na sua maioria a mulheres, pode também ser realizada em indivíduos do sexo masculino, caso apresentem alguns sinais ou sintomas nomeadamente massa palpável.

Na ecografia mamária, os resultados são reportados utilizando o sistema de classificação definido pelo American College of Radiology, como veremos adiante.

clinica_imagiologia.png

Ecografia bilateral, unilateral

A ecografia mamária bilateral é como o próprio nome indica, um exame que é efetuado às duas mamas, sendo este caso o mais frequentemente utilizado. Na ultrassonografia mamária bilateral, o Médico Radiologista procura excluir a existência de sinais sugestivos de malignidade, nomeadamente lesões nodulares ou atenuações do feixe ultrassónico.

Obviamente que o exame pode ser utilizado apenas numa das mamas (unilateral), sendo contudo este caso menos frequente, pois por norma executa-se o exame às duas mamas.

Preparação, tempo que demora o exame

O exame de ecografia mamária não necessita de qualquer preparação prévia. As pacientes devem apenas fazer-se acompanhar dos exames anteriormente realizados, caso eles existam, indiferentemente da sua data de realização ou do local onde os executaram, para que o Médico Radiologista possa proceder à avaliação comparativa.

A ecografia mamária é um exame executado por um Médico Radiologista e que possui uma duração média de 10 minutos.

A ecografia mamária dói?

A ecografia mamária é feita através de uma sonda ecográfica que é colocada sobre a mama, na qual é previamente colocado um gel que possibilita ao Médico Radiologista realizar o estudo ecográfico da mesma. Trata-se de um procedimento não invasivo, na maior parte das vezes, indolor, ou seja, não provoca qualquer tipo de dor a quem realiza o exame.

Ecografia mamária - idade

Não existe indicação para realização de ecografia mamária de rastreio em mulheres assintomáticas (sem sintomas). O exame imagiológico validado para o rastreio do cancro da mama é a mamografia, que é um exame que recorre a radiação ionizante e permite avaliar o parênquima mamário, nomeadamente detetar nódulos ou agrupamento de microcalcificações. Veja mais informação em mamografia.

Não existe, efetivamente, uma idade a partir da qual a mulher deva realizar ecografia mamária. Algumas das indicações para a realização de ecografia mamária são:

5. Avaliação complementar de agrupamento de microcalcificações ou distorções do parênquima mamário identificados em mamografia em mulheres com elevada densidade mamária, para identificação de eventual lesão nodular;

6. Orientação para biópsia mamária ou outros procedimentos de intervenção.

Saiba, aqui, o que é mamografia.

Saiba, aqui, o que é RM da mama.

Ecografia mamária ou Mamografia?

A ecografia ou ultrassonografia mamária não está validada para rastreio de cancro da mama, sendo todavia utilizada para complementar o estudo mamográfico.

A ecografia mamária deve ser realizada quando estamos na presença de mulheres sintomáticas (nódulo palpável, alterações cutâneas, escorrência mamilar, etc.) devendo estas iniciar o estudo imagiológico mamário diagnóstico.

O estudo por ecografia mamária bilateral deve ser iniciado em mulheres com idade inferior a 30 anos e na gravidez. Podendo, porém, as mulheres não abrangidas pelas referidas condições realizar inicialmente mamografia, com eventual avaliação complementar por ecografia. A ecografia mamária, na maior parte das vezes, diagnostica o quisto (ou cisto) mamário simples, que se trata de lesão benigna sem qualquer potencial de transformação maligna.

O estudo por eco mamária e a realização da mamografia masculina deve ser realizada a homens sintomáticos e em função da avaliação pelo Médico Radiologista.

A ecografia mamária diferencia-se da mamografia principalmente porque não usa radiação ionizante, pelo que serve para o estudo inicial em mulheres jovens e grávidas.

Os resultados da mamografia são igualmente classificados segundo a escala proposta pelo ACR (American College of Radiology) Breast Imaging Reporting and Data System, como veremos adiante.

Saiba, aqui, tudo sobre mamografia.

Classificação BI RADS

A ecografia mamária é classificada, assim como a mamografia, em 6 graus, segundo o sistema BI-RADS - Breast Imaging Reporting and Data System, definido pelo ACR (American College of Radiology):

  • BI-RADS 0 indica que a examinada deverá realizar exames adicionais, nomeadamente estudo comparativo com estudo prévio, porque não o levou por ocasião da realização da mamografia ou ecografia complementar ou incidências de mamografia suplementares ou porque o Médico Radiologista identificou alterações na mamografia;
  • BI-RADS 1 indica que o estudo da mama é normal;
  • BI-RADS 2 indica achados benignos, não suspeitos;
  • BI-RADS 3 indica achados provavelmente benignos mas justificam reavaliação imagiológica a médio prazo, por exemplo, se se tratar de alterações “de novo”;
  • BI-RADS 4 e 5 indicam grau de suspeição e indicam necessidade de avaliação complementar por biópsia. Veja mais informação em biópsia mamária;
  • BI-RADS 6 indica que já existe diagnóstico confirmado de cancro da mama.

Biópsia mamária

A biópsia mamária deve ser realizada nos casos classificados em BI-RADS 4 e 5 (Ver Classificação BI RADS).

A biópsia será guiada por estereotaxia aquando do diagnóstico de alguma suspeita, especificamente de agrupamentos de microcalcificações ou densidades assimétricas, e que não tem tradução na ecografia mamária.

A biópsia deverá ser guiada por ecografia sempre que a alteração suspeita tiver tradução na ecografia, por exemplo, nódulos ou atenuações do feixe ultrassónico.

Quanto custa uma ecografia mamária?

Para os utentes do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e para beneficiários de algum subsistema de saúde como a ADSE (utentes não isentos), o preço da ecografia mamária traduz-se apenas num pagamento de uma taxa moderadora. O valor do exame e da taxa moderadora são fixados em portaria. O valor de uma ecografia mamária, assim como de qualquer exame de imagiologia pode ser alterado em qualquer momento em função de alterações fixadas em portaria por decisão governativa.

O exame pode também ser realizado a título particular, sendo o custo do exame fixado pela clínica de imagiologia respetiva.

Veja onde fazer o exame, e mais informações sobre o preço dos exames em Portugal, na clínica de imagiologia que recomendamos no seu concelho.

clinica_imagiologia.png