Ecografia escrotal

Fotos de ecografia escrotal

O que é ecografia escrotal?

A ecografia escrotal (das bolsas escrotais, dos testículos, o epidídimo e o cordão espermático) é um exame por imagem que nos permite avaliar estes importantes órgãos do sistema reprodutor masculino.

O escroto é uma bolsa músculo-cutânea, situada na região anterior do períneo, logo por trás do pénis e que faz parte do aparelho reprodutor do homem. O escroto é fundamental não só na sustentação dos testículos como no processo reprodutivo, mantendo por exemplo a temperatura adequada dos espermatozoides, produzidos pelos testículos, para um eficaz processo reprodutivo.

Indicações da ecografia escrotal

A ecografia escrotal é um exame que serve para estudar estes órgãos na presença de alguns sinais e sintomas, como por exemplo a dor, ou alterações na forma, etc.. São exemplos de patologias (doenças) que a ecografia pode ajudar a diagnosticar:

  • Tumores (benignos, malignos ou cancro);
  • Infeções escrotais;
  • Hematomas;
  • Varicocelos;
  • Hidrocelos;
  • Torções do testículo;

Caso se justifique, será realizado um estudo suplementar de Eco Doppler, o que nos permite estudar a irrigação sanguínea do testículo e restantes estruturas escrotais. Ou seja, a técnica de Eco Doppler, permite a avaliação dos vasos (artérias e veias), permitindo por exemplo verificar se o vaso está permeável (o sangue flui dentro da normalidade) ou existe alguma anomalia no fluxo de sangue.

Saiba, aqui, tudo sobre Eco Doppler.

Como é feita a ecografia escrotal?

A ecografia ou ultrassonografia escrotal é executada com o paciente comodamente deitado. Através de uma sonda (que se encosta à pele da região genital, onde foi previamente aplicado um gel inócuo) é possível capturar as imagens que são mostradas num monitor de modo a serem visualizadas pelo médico radiologista (especialista em radiologia).

A observação ecográfica é considerada normal quando as estruturas examinadas não exibem alterações importantes ou suspeitas. Em caso de alterações, estas devem ser relacionadas com a clínica, podendo em alguns casos ser necessário recorrermos a outros exames de diagnóstico.

Quanto tempo demora o exame?

A duração média do exame é de 5 minutos. Os exames mais demorados são os que carecem de uma avaliação mais aprofundada, como é o caso da Ecografia com estudo Doppler, em que é indispensável a avaliação de vários segmentos vasculares.

Preparação para a ecografia

A ecografia escrotal não necessita de qualquer preparação prévia. O doente apenas necessita de comparecer no local à hora marcada.

A ecografia pode ser usada com segurança também em crianças de qualquer idade, não sendo necessária qualquer proteção específica.

Quanto custa uma ecografia?

No caso de o exame ser efetuado a título particular, o valor é instituído pela clínica de imagiologia que o concretiza.

Para os doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) os exames são comparticipados pelo estado, cabendo ao utente apenas um pagamento de uma taxa moderadora. No entanto, este pagamento apenas terá lugar caso o utente não esteja isento do seu pagamento. Para os doentes isentos o exame é gratuito. O valor da taxa moderadora a pagar pelo utente é fixado em portaria. Habitualmente, no caso da ecografia o valor situa-se entre algumas dezenas de euros. Para os utentes beneficiários de outros subsistemas, como a ADSE, seguros de saúde, etc. o utente terá de suportar os valores de acordo com as regras definidas pelo subsistema ou do seguro de saúde associado.

Selecione o concelho da sua residência e veja onde fazer a ecografia escrotal em Portugal.

clinica_imagiologia.png