Nariz torto

Fotos de nariz torto ou desviado

O que é nariz torto ou desviado?

O nariz torto ou nariz desviado (em inglês crooked nose) é aquele que se desvia do plano médio facial, isto é, o plano imaginário que divide a face em dois e que se localiza no ponto equidistante dos cantos mediais dos olhos. Não existe uma classificação universal mas termos como nariz “em C” em “C invertido” ou “em S”, são alguns termos utilizados para tentar caracterizar os desvios de acordo com a forma do nariz torto.

Para entender melhor o conceito de nariz desviado é preciso entender a anatomia básica do nariz. Dividindo o nariz em terços no plano horizontal, percebe-se que no terço superior do nariz está a raiz do nariz (radix) onde se encontram os ossos próprios nasais, o terço médio onde o septo nasal e as cartilagens alares superiores vão ser o suporte principal e o terço inferior onde novamente vai estar o septo nasal e as cartilagens alares inferiores.

Quando estamos perante um nariz torto é preciso analisar a que nível se encontra este desvio e assim perceber quais as estruturas que mais contribuem para o desvio.

Comprometimento da função nasal

Num nariz desviado para além de questões estéticas é muito importante sabermos quando existe um comprometimento da função nasal (“se a pessoa respira normalmente pelo nariz”).

Num nariz torto ou desviado podem ocorrer duas situações distintas:

  • O nariz é desviado mas não existe comprometimento da função nasal;
  • Existe um nariz desviado e há comprometimento da função nasal.

Como é fácil de perceber num nariz desviado existe quase sempre associado um desvio do septo nasal.

Como, por norma, se tratam de desvios do septo muito marcados é muito frequente haver um componente funcional marcado e nesse caso queixas de obstrução nasal. Ou seja, se o nariz está desviado ou “para o lado” por norma o septo nasal também está, comprometendo consequentemente a função nasal.

O que é o desvio do septo nasal?

O desvio do septo nasal, também conhecido como septo nasal sinuoso ou tortuoso, acontece quando este não se encontra devidamente centrado no nariz, verificando-se um desvio da linha média. Porém, uma considerável percentagem de casos em que se verifica o desvio do septo não se traduz em nenhuma alteração estética tendo, apenas, efeitos funcionais.

Existem distintos graus de desvio do septo nasal de acordo com o afastamento do centro do nariz para a parede lateral. Consequentemente, quanto maior for o desvio, maior será o grau de obstrução dessa fossa nasal. À partida, um desvio mais acentuado causa uma maior obstrução nasal. Porém, existem narizes com desvios acentuados unilaterais (com desvio para a esquerda ou para a direita) ou bilaterais (por exemplo “à frente” à direita e “atrás” à esquerda) que apresentam relativamente poucas queixas tendo em conta o grau de desvio.

O desvio do septo pode afetar ambos os sexos, quer adultos quer crianças (desvio de septo infantil), incidindo em apenas um dos lados ou em alguns casos pode ser bilateral.

Podemos identificar duas principais causas para a ocorrência do desvio do septo:

  • Traumáticas (traumatismos ou “pancadas”) que tanto podem ocorrer na criança como no adulto;
  • Constitucionais - alterações na constituição do nariz que ocorrem ao nascimento e se vão desenvolvendo até à idade adulta.

Saiba, aqui, o que é desvio do septo nasal.

Como saber se tenho desvio de septo?

Como corrigir o nariz torto?

A correção é efetuada através da realização da cirurgia. A septoplastia ou cirurgia de desvio do septo (ou operação) visa a correção cirúrgica do desvio do septo nasal, tendo como finalidade corrigir o desvio existente e desta forma aumentar a permeabilidade das fossas nasais e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Saiba, aqui, tudo sobre septoplastia (cirurgia de desvio do septo).

A rinoplastia é a cirurgia plástica que visa a correção estética e/ou funcional do nariz, cujo objetivo é corrigir a parte externa do nariz com todas as inúmeras variáveis (nariz torto ou desviado, nariz grande, nariz pequeno, nariz caído, nariz globoso, etc.) que daí advêm, sem nunca descurar a sua componente funcional. 

Uma vez que a rinoplastia envolve o nariz como um todo e o septo nasal é uma componente central na pirâmide nasal, na maioria das vezes, o termo correto para esta cirurgia é rinosseptoplastia, que envolve a correção de deformidades do septo nasal e da pirâmide nasal. Trata-se de uma operação complexa em que o próprio septo nasal vai ser aproveitado para uso de enxertos e técnicas de camuflagem da “rinoplastia”.

Saiba, aqui, tudo sobre rinoplastia.

É possível disfarçar o nariz torto?

A alternativa à rinoplastia para correção do nariz desviado é a rinomodulação

Trata-se de uma técnica onde se vai injetar, no consultório, sob anestesia local ácido hialurónico no nariz, modelando-o. No caso do nariz desviado não é por norma uma boa solução, sem cirurgia é difícil obter bons resultados.

No caso do nariz “selado” (em que há um afundamento do terço médio do nariz) já pode ser uma alternativa à cirurgia, mas com resultados limitados.

Esta técnica apenas serve para disfarçar o componente estético não melhorando em nada o comprometimento funcional.

Otorrino.png