Artroplastia, Hemiartroplastia do ombro

Cirurgia de ombro (prótese) - fotos, imagens

Cirurgia de ombro

A cirurgia de ombro é das cirurgias que mais se tem desenvolveu na última década, mercê da evolução que existiu nos meios auxiliares de diagnóstico, nomeadamente Ecografia, ressonância magnética nuclear (RM e artro-RM), assim como nos materiais e equipamentos de artroscopia e, por fim, nas próteses do ombro. Paralelamente, ocorreu também um aperfeiçoamento técnico por parte dos médicos que se dedicam ao tratamento da patologia do ombro, o que originou que actualmente existam médicos ortopedistas que se dedicam especificamente e sejam especialistas de ombro.

Embora exista patologia específica do ombro dominante, seja este o ombro direito / esquerdo, o atingimento desta articulação pode ser uni ou bilateral, aumentando assim o grau de incapacidade que esta patologia por vezes condiciona no doente e, por conseguinte, a pressão sobre o médico especialista de ombro para resolver o quadro patológico em questão.

Cirurgia de ombro - Artroscopia

A artroscopia do ombro tem-se generalizado para o tratamento de numerosas patologias que anteriormente eram tratadas por cirurgia aberta ou convencional.

As indicações alargaram-se e incluem: rotura da coifa dos rotadores; conflito subacromial; instabilidade ou luxação recidivante do ombro; lesão do labrum glenóideo e SLAP; luxação da acromioclavicular; lesão do tendão bicipital; calcificações da coifa; capsulite adesiva; artrites sépticas do ombro, entre outras...

Cirurgia de ombro - Artroplastia

As indicações para artroplastia do ombro têm-se alargado. Deixaram de incluir exclusivamente a patologia degenerativa, e passaram a englobar a traumática, inflamatória e oncológica.

A indicação primária da artroplastia total do ombro, é fazer a substituição da articulação gleno-umeral afetada por artrose (a chamada omartrose). Na omartrose avançada, o atingimento da glenoide é uma constante, obrigando a cirurgia para colocar prótese total no ombro.

Quando apenas é atingida a cabeça umeral, como acontece na necrose avascular ou em fraturas multifragmentares, pode ser suficiente substituir apenas esta estrutura, fazendo aquilo que se denomina uma artroplastia parcial do ombro ou hemiartroplastia.

Prótese do ombro

A colocação de uma prótese no ombro tem por objetivo aliviar o doente das dores no ombro e melhorar a sua mobilidade articular. Para isso o contato entre as superfícies articulares ou cartilagens é eliminado e substituído por uma interface metal-polietileno.

As próteses para ombro devem ser de baixo atrito para permitir um baixo desgaste e uma maior duração dos implantes.

A cirurgia de prótese de ombro  inclui, como referido acima, as hemiartroplastias e as próteses totais. Estas podem ser próteses de ombro anatómicas (porque mimetizam a anatomia primária da articulação), ou próteses ombro invertida (prótese reversa de ombro), nas quais o lado esférico da articulação deixa de estar no componente umeral, mas sim no lado glenoide.

O objetivo da utilização deste tipo de implantes do ombro, é baixar o centro de rotação da articulação optimizando o braço de alavanca que é acionado pelo deltóide para elevação do braço. Este efeito de centralizar a cabeça do úmero é habitualmente exercido pelos tendões da coifa dos rotadores e é essencial para o boa mobilidade articular. Quando existe rotura da coifa dos rotadores, especialmente associada com artrose do ombro, a chamada artropatia da coifa, então a solução poderá passar pela cirurgia da prótese total invertida.

Artroplastia do ombro - riscos, complicações

A realização de uma artroplastia do ombro não está isenta de riscos. Na fase imediatamente após a cirurgia o risco maior é o de se diagnosticarem lesões de vasos ou nervos adjacentes ao ombro (lesões vasculonervosas). Para o evitar é importante a experiência e o conhecimento adquiridos pelo seu médico ortopedista especialista de ombro. A incidência destas complicações se for respeitada a técnica correcta é baixa.

O risco de complicações infeciosas da artroplastia do ombro também se situa em valores próximos de 4%, na prótese primária. A possibilidade de ocorrerem infeções em próteses do ombro de revisão ou invertidas é ligeiramente maior. No entanto, uma adequada preparação (com controle de fatores de risco como a diabetes), técnica operatória e profilaxia antibiótica, contribuem para a prevenção deste tipo de complicações.

Por fim, existe também o risco de complicações tardias na artroplastia do ombro. São estas a instabilidade da prótese, com a ocorrência de episódios de luxação, e o eventual descolamento dos implantes, mais frequente no componente glenóideo. A evolução biomecânica, nas interfaces e nos sistemas de fixação da prótese, e também na técnica de a aplicar tem, contudo, ajudado a controlar a taxa de descolamentos.

Artroplastia do ombro - reabilitação, recuperação

Uma adequada reabilitação da artroplastia do ombro é essencial para aproveitar todo o potencial de melhoria clínica que esta operação tem para oferecer ao doente.

A cirurgia de prótese do ombro tem especificidades que obrigam cuidados diferenciados de Fisioterapia e reabilitação, de forma a permitir uma recuperação plena. Por isso, disponibilizamos aos nossos doentes um centro de Fisioterapia com todo o Know-how e equipamento (nomeadamente com piscina de hidroterapia) necessários à redução do tempo de recuperação.

Artroplastia do ombro - fisioterapia

A fisioterapia pós cirurgia de artroplastia do ombro passa por várias fases:

  1. o controle da dor e inflamação, essencialmente nas primeiras semanas;
  2. a recuperação da mobilidade passiva e ativa, com exercícios sequenciais estabelecidos em protocolos individualizados e sempre acompanhados por técnicos fisioterapeutas especializados em ombro;
  3. o progressivo controle dos ritmos da escapulo-torácica, reforço muscular e treino proprioceptivo;
  4. por fim, o treino funcional especifico para tarefas do quotidiano, desempenho profissional e mesmo desportivo.

Cirurgia prótese ombro - preço

O preço de uma cirurgia de ombro pode variar de acordo com o tipo de intervenção cirúrgica e do tipo de prótese colocada. O valor pode também oscilar se o doente possui algum seguro de saúde e das condições associadas. Só o médico especialista em ombro poderá determinar quanto custa a operação, mediante uma análise minuciosa na consulta.

Se procura um médico ortopedista em Portugal, especialista em ombro, siga este link.

medico_ortopedia.png