Iridotomia

Iridotomia

Iridotomia yag laser

A iridotomia yag laser (iridotomia a laser) é um procedimento oftalmológico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da iris com laser yag. Por este motivo é também conhecida como iridotomia periférica. Este tipo de cirurgia é efetuado quando o ângulo irido corneano é estreito.

Este procedimento é, habitualmente, efetuado quando a pupila se encontra bloqueada como acontece nos olhos com lentes de câmara anterior ou na seclusão pupilar (aderência da pupila ao cristalino) no caso das uveítes. A iridotomia é também efetuada no tratamento do glaucoma.

Saiba, aqui, o que é glaucoma.

Em relação à técnica na iridotomia a laser, o cirurgião procura uma zona da íris menos espessa devendo fazer uma boa focagem das miras no plano da íris, evitando assim efeitos secundários e pretendendo ser mais eficaz. Trata-se de uma operação de realização rápida e efetuada em regime de ambulatório.

A iridotomia pode ser efetuada apenas num ou nos dois olhos (iridotomia bilateral).

Iridotomia - riscos

A iridotomia a yag laser não possui, normalmente, riscos associados, no entanto, à semelhança de qualquer cirurgia existem sempre possíveis complicações que devem ser acauteladas.

Um dos riscos prováveis é a ocorrência de pequenas lesões na córnea se o disparo do laser for mal calculado. Estas lesões desaparecem, habitualmente, com o tempo sem deixar sequelas.

Outra complicação frequente é o surgimento de pequenos hifemas (sangue na câmara anterior) resultantes do traumatismo da íris pelo laser. Se o disparo do laser for posterior ao plano da íris pode provocar uma catarata.

Saiba, aqui, o que é catarata.

Iridotomia - pós operatório

O pós operatório de iridotomia é, habitualmente, isento de complicações com uma recuperação rápida e sem convalescença, não afetando a acuidade visual.

Na iridotomia com laser não são necessários cuidados especiais podendo os doentes levar uma vida perfeitamente normal no pós cirurgia.

Iridotomia yag laser - glaucoma

A iridotomia a laser é um procedimento de eleição no tratamento do glaucoma. No glaucoma de ângulo estreito (ou glaucoma de ângulo fechado) e sobretudo em pessoas de meia idade, a iridotomia yag laser tem indicação absoluta, evitando desta forma a ocorrência de glaucoma agudo.

A cirurgia de iridotomia no glaucoma (ângulo estreito ou fechado) tem como objetivo criar uma comunicação entre a câmara posterior e a câmara anterior, de forma a drenar o humor aquoso. Desta forma, evita-se o bloqueio da drenagem do humor aquoso nos olhos com ângulo irido-corneano estreito.

A iridotomia laser yag deve ser realizada antes de ocorrer o bloqueio à drenagem do humor aquoso, de modo a proteger o doente de uma crise de glaucoma agudo (iridotomia preventiva).

Saiba, aqui, tudo sobre glaucoma de ângulo estreito e fechado.

Quanto custa uma iridotomia?

O preço da cirurgia de iridotomia pode oscilar em função de diversos fatores (subsistema de saúde, seguro de saúde, etc). O plano cirúrgico e consequente valor associado à cirurgia apenas podem ser definidos após avaliação em consulta.