Ecografia 3D e 4D

Ecografia 3D e 4D

O que é ecografia 3D / 4 D?

A ecografia tridimensional (3D) permite visualizar o feto em três dimensões. A ecografia 4D é uma ecografia tridimensional realizada em tempo real. Ou seja, a diferença é que enquanto na ecografia 3D são visualizadas imagens em três dimensões mas estáticas, na ecografia 4D são obtidas imagens em tempo real (vídeo).

Neste tipo de ecografia é possível obter imagens tridimensionais do bebé, permitindo visualizar o feto a mover-se tal como se estivéssemos dentro do útero materno. Assim, as chamadas ecografias emocionais 3D e 4D têm como principal objetivo aumentar o vínculo entre os pais e o bebé. Em situações muito específicas estas imagens extraordinariamente reais permitem-nos estudar melhor a anatomia do feto. Veja imagens inferiores.

Apesar de espetacular, a ultrassonografia 3D / 4D é uma técnica nova em contínuo desenvolvimento. A ecografia ou ultrassonografia é um exame que utiliza ultrassons. Trata-se de um tipo de exame não invasivo, simples e seguro para o bebé e para a grávida. O termo ecografia é, frequentemente, abreviado para ECO na linguagem médica corrente.

Diferença entre a ecografia 3D e 4D?

Na ecografia 3D observamos imagens tridimensionais, mas estáticas do feto.

Com a ecografia 4D conseguimos ver o que o bebé está a fazer dentro do útero em tempo real (vídeo). Ou seja, conseguimos observar o bebé a mover-se, a sorrir, a bocejar, etc. Conhecemos todas as suas expressões.

Quando fazer ecografia 3D / 4D?

A ecografia 3D e 4D pode ser realizada em qualquer momento da gravidez e pode repetir-se quantas vezes se desejar ao longo da gestação. Cada momento tem as suas particularidades.

Saiba, aqui, tudo sobre evolução da gravidez.

No entanto, o melhor período para obter uma ecografia 3D/ 4D com uma adequada visualização tridimensional da cara fetal, deve fazer a ecografia 3D / 4D a partir das 25 semanas (entre os 6 e os 7 meses). Ou seja, podemos realizar a ecografia em qualquer altura da gravidez e no limite visualizar a gestação mês a mês em 3D (veja fotos superiores), contudo para que visualizemos a cara fetal, a ecografia deverá ser realizada após as 25 semanas (26, 27, 28 ou 29 semanas são alturas em que é frequentemente realizada). Por outro lado, acima das 30 semanas existem algumas condicionantes que não favorecem a realização deste tipo de ecografia.

Em suma, existe uma série de condicionantes para poder realizar a ecografia gestacional 3D / 4D (posição adequada do feto, quantidade de líquido amniótico suficiente, …) de forma que idealmente esta deve ser realizada entre as 25 e as 30 semanas de gestação.

Posso guardar imagens / vídeo do exame?

Preparação para a ecografia

A realização da ecografia obstétrica 3D / 4D não necessita de qualquer tipo de preparação prévia. Antes da sua realização também não é necessário qualquer tipo de cuidado, devendo apenas observar-se os timings mais adequados para a sua realização, de modo a não defraudar as expectativas dos Pais.

Quanto tempo demora o exame?

A duração média da ecografia 3D/ 4D oscila entre os 30 e os 60 minutos. Tendo em vista a obtenção de uma correta visualização do bebé, o tempo de execução do exame pode variar em função da posição do feto, etc.

A ecografia 3D/ 4D dói?

Não! A ecografia 3D / 4D não provoca qualquer tipo de dor nem para a Mãe nem para o bebé.

Riscos para o bebé e grávida

As ecografias, onde se incluem as ECO 3D / 4D são um método diagnóstico que é inofensivo para o feto e para a mãe. Por isso, podem ser realizadas várias ecografias obstétricas ao longo da gravidez sem risco para a mulher grávida e para o bebé.

A ecografia 3D / 4D deverá ser sempre executada por um Médico Obstetra (especialista em Obstetrícia) credenciado para o efeito.

Ecografias obstétricas 2D

Numa gravidez de baixo risco são realizadas habitualmente três ecografias, a saber:

Ecografia obstétrica do 1º trimestre - A ecografia obstétrica do primeiro trimestre deve ser realizada entre as 11ª e as 13ª semanas e 6 dias. Nesta primeira ecografia é avaliada a presença de marcadores ou sinais ecográficos (translucência da nuca) que nos possibilitarão suspeitar de algum tipo de anomalia no feto (p.ex: o Síndrome de Down). O Síndrome de Down e outras malformações podem, assim, diagnosticar-se numa fase precoce da gestação.

Ecografia obstétrica do 2º trimestre - A ecografia obstétrica do segundo trimestre ou ecografia morfológica deve ser efetuada entre as 20 e as 22 semanas. Esta é a fase mais importante para detetar malformações no feto. Nesta ecografia é também avaliado o crescimento fetal, é feita a avaliação de marcadores cromossómicos, a avaliação da placenta, do líquido amniótico e dos vasos do cordão umbilical, é realizado o diagnóstico ou confirmação do sexo fetal, entre outros.

Ecografia obstétrica do 3º trimestre - A ecografia obstétrica do terceiro trimestre deve ser realizada entre as 30 e as 32 semanas. Para além de permitir diagnosticar algumas malformações fetais que surgem mais tardiamente, possibilita também confirmar o adequado crescimento fetal e bem- estar do bebé dentro do útero através do estudo (doppler) da circulação do feto e placenta.

As três ecografias apresentadas anteriormente (primeiro, segundo e terceiro trimestre) são as habitualmente realizadas numa gravidez de baixo risco. No entanto, o seu médico obstetra poderá realizar ecografias adicionais em alguns casos. Por exemplo, nos casos em que estamos perante uma gravidez de risco (diabetes, hipertensão arterial, atraso de crescimento intra-uterino, malformações fetais, etc.) o seu médico poderá realizar mais ecografias no decurso da gravidez. A decisão de proceder à realização de ecografias adicionais cabe ao seu médico obstetra.

Saiba, aqui, tudo sobre ecografia obstétrica.

Quanto custa uma ecografia 3D / 4D?

O preço da ecografia 3D / 4D, a título particular é fixado pela clínica que a realiza. Este tipo de ecografia não é comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) devendo o seu custo ser suportado na totalidade pela utente. Os valores podem também diferir de acordo com o subsistema de saúde (ADSE, seguros de saúde, etc.) e se o subsistema comparticipa este tipo de exame.

As ecografias do (1º trimestre, 2º trimestre ou 3º trimestre) são comparticipadas pelo SNS. 

Veja mais informação sobre custos e clínicas onde pode fazer a ecografia 3D/4D e outros exames de Ginecologia / Obstetrícia em Portugal, selecionando o seu concelho.

ginecologia.png