Termalismo nas doenças reumatológicas

Termalismo nas doenças reumatológicas

Tratamento termal nas doenças reumatológicas

As doenças reumatológicas são patologias que podem afetar todo o sistema musculoesquelético (articulações, músculos, tendões, ligamentos e ossos). Como são, na sua grande maioria, patologias autoimunes podem também atingir órgãos internos, como o coração, pulmões e rins.

São exemplos de doenças reumatológicas:

Os sintomas nas doenças reumatológicas variam de acordo com a patologia e a sua severidade. Normalmente existe dor, que pode ir de moderada a intensa, edema (inchaço), rigidez, fadiga e dificuldade nos movimentos.

Um diagnóstico atempado e preciso é essencial para instituir tratamento adequado, controlar a progressão da doença, aliviar os sintomas associados e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Existem várias opções de tratamento, capazes de retardar a progressão da doença e diminuir os sintomas, nomeadamente com medicação, apesar dos possíveis efeitos secundários.

O tratamento termal é uma excelente opção complementar ou alternativo ao tratamento medicamentoso, com várias vantagens e benefícios para os doentes, conforme explicaremos ao longo deste artigo.

Como funciona o tratamento termal na doença reumatológica?

A água termal, nomedamente a das Termas de Chaves, contém na sua constituição, determinados minerais terapêuticos com benefícios comprovados em tratamentos de diversas patologias, onde se incluem as patologias reumatológicas.

O termalismo utiliza a água termal numa temperatura mais alta (água mais quente que o habitual, entre os 34º e os 38ºC), de modo a relaxar os músculos e elevar a temperatura das articulações submersas na mesma, tendo um efeito anti-inflamatório.

Esta água termal faz com que os vasos sanguíneos destas zonas dilatem (vasodilatação), o que provoca um aumento do fluxo de oxigénio e outros nutrientes aos músculos e articulações afetadas, diminuindo a dor e desconforto nas mesmas.

A hidroterapia é, muitas vezes, recomendada em casos de doença reumática porque permite ao paciente a prática de exercício físico, de forma segura e com mais facilidade, pois as articulações estão sujeitas a um menor peso e pressão, devido à imersão do corpo na água e e os músculos mais relaxados.

Benefícios do tratamento termal na doença reumatológica

O tratamento termal tem inúmeros benefícios e permite tratar as doenças reumatológicas de uma forma mais natural, com recurso a menos fármacos.

A água termal com características como a das Termas de Chaves (hipertérmica e hipermineralizada), pode ajudar a aliviar vários sintomas das doenças reumáticas, pois diminui a inflamação articular, aliviando a dor nas zonas afetadas de uma forma natural.

Existem outras vantagens e benefícios associados ao termalismo nas doenças reumatológicas, a saber:

  • Relaxamento dos músculos e articulações;
  • Melhoria da mobilidade articular, aumentando assim a flexibilidade nas zonas afetadas;
  • Melhoria do sono;
  • Melhoraria da qualidade de vida do doente.

Existe evidência científica de que o tratamento termal é eficaz?

Sim, existem estudos clínicos randomizados que comprovaram que o tratamento termal é eficaz em distintas doenças reumatológicas.

Os resultados podem variar de acordo com a patologia presente, com a gravidade da doença, com fatores inerentes a cada individuo, o tipo de tratamento termal e o tipo das águas termais usadas, entre outros.

As águas termais quentes e hipermineralizadas como as das Termas de Chaves, são as mais adequadas para as patologias de foro reumatológico.

A conjugação dos diferentes tipos de terapias também pode influenciar os resultados. Por exemplo, se o uso da hidroterapia for conjugado com técnicas de Medicina Física e Reabilitação (fisioterapia), entre outras, os resultados obtidos podem ser mais eficazes e duradouros.

O que devo saber antes de iniciar o tratamento?

Como referido anteriormente, as doenças reumatológicas são, na sua grande maioria, patologias autoimunes e, geralmente, não têm cura.

Sendo doenças crónicas exigem um acompanhamento dos doentes ao longo de toda a vida.

É extremamente importante manter as consultas de acompanhamento médico de uma forma regular e procurar aconselhamento médico no caso de optar por realizar tratamento termal.

Na maioria dos casos, o tratamento termal traduz-se numa maior eficácia quando é efetuado de forma regular e mais prolongada no tempo.

Desta forma, é possível retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

O médico hidrologista, após avaliação em consulta, irá delinear um plano de tratamento termal, de modo a conjugar este com outras opções terapêuticas, para maximizar a eficácia dos distintos tipos de terapias.

O sucesso do tratamento termal varia de doente para doente e depende do tipo e da gravidade da doença que lhe está associada, assim como das características da água termal utilizada e das técnicas aplicadas.

As águas termais quentes e hipermineralizadas como as das Termas de Chaves, são as mais adequadas para as patologias de foro reumatológico.

Hidrologia