Alinhadores transparentes

Alinhadores Transparentes

O que são os alinhadores transparentes?

O correto alinhamento dos dentes e a busca de um sorriso harmonioso é um dos motivos pelo qual os pacientes mais recorrem ao seu médico dentista. Contudo, é de salientar que o tratamento ortodôntico tem como objetivo não só melhorar a estética do sorriso, como também promover a correta função mastigatória, muscular e articular.

Ao longo do tempo, as técnicas e os materiais utilizados têm vindo a ser melhorados, de modo a alcançar as exigências estéticas tão valorizadas nos dias de hoje. Com o intuito de promover um maior conforto e uma melhor adaptação à rotina dos pacientes, surgiram os alinhadores transparentes.

Quais as vantagens em utilizar alinhadores?

Os alinhadores transparentes possuem as seguintes vantagens:

  • Maior comodidade;
  • Mais estético - discreto;
  • Fácil higienização;
  • Maior previsibilidade – tanto posição dentária como duração do tratamento;
  • Removível;
  • Raramente necessita de consultas de urgência.

Existem diferentes marcas comerciais de alinhadores transparentes, sendo a "Invisalign" a marca lider de mercado.

O que é o tratamento ortodôntico Invisalign?

É um tratamento ortodôntico realizado com alinhadores transparentes, usado como alternativa aos métodos ortodônticos convencionais.

O tratamento Invisalign apresenta um conjunto de goteiras transparentes totalmente individualizadas, a que se dá o nome de alinhadores. Os alinhadores são removíveis, o que facilita a sua higienização bem como a alimentação e são concebidos à medida de cada paciente através de um scanner intraoral (3D). O scanner da Clínica Sónia Alves é o iTero, da própria marca Invisalign.

Cada goteira tem um período mínimo de utilização de 7 dias, podendo cada uma ir até aos 15 dias, dependendo da situação clínica. O movimento dentário ocorre gradualmente, uma vez que cada goteira apresenta ligeiras diferenças em relação à anterior.

Estes alinhadores podem ser utilizados tanto em crianças como em adultos.

Como decorrem as consultas para o tratamento Invisalign?

1ª Consulta – Avaliação do caso clínico

caso clínico 1 - antes de tratamento invisalign

Foto1-caso clínico 1 - antes de tratamento invisalign

caso clínico 1 - após tratamento invisalign

Foto 2- caso clínico 1 - após tratamento invisalign

caso clínico 2 - antes de tratamento invisalign + cirurgia ortognática

Foto 3-caso clínico 2 - antes de tratamento invisalign + cirurgia ortognática

caso clínico 2 - após tratamento invisalign + cirurgia ortognática

Foto 4- caso clínico 2 - após tratamento invisalign + cirurgia ortognática

Na primeira consulta o médico dentista especialista em ortodontia procederá à avaliação do paciente e perceberá se o caso tem indicação para Invisalign.

2ª Consulta – Estudo digital e planeamento

scanner Itero

Foto 5-scanner Itero - Sónia Alves

Na segunda consulta é efetuado o scanner intraoral (3D) com o sistema iTero, onde com recurso ao software (3D) ClinCheck é possível obter o desenho do novo sorriso do paciente.

São ainda obtidas fotografias extraorais e intraorais para um estudo completo de cada caso. O ficheiro digital obtido com o iTero e o plano de tratamento feito pelo ortodontista são enviados à Invisalign que dará início à confeção dos alinhadores.

3ª Consulta – Entrega dos alinhadores

caixa azul para guardar  alinhadores

Foto 6-caixa azul para guardar alinhadores

A terceira consulta destina-se à colocação do primeiro alinhador. A primeira goteira poderá ser utilizada entre 10 a 15 dias, segundo a orientação do ortodontista, devendo ser utilizada todo o dia e retirada apenas no momento das refeições.

São sempre entregues ao paciente os alinhadores necessários até à consulta seguinte. As consultas de controlo são realizadas mensalmente durante do tratamento.

Os alinhadores transparentes não apresentam diferenças no que diz respeito ao resultado final do tratamento. Contudo, é de realçar a sua enorme eficácia ao nível da estética e da comodidade que proporcionam no dia-a-dia dos nossos pacientes.

Clínica Dentária