Análise de TSH

TSH

O que é uma análise de TSH?

Uma análise de TSH (hormona estimulante da tiróide), ou TSH-Hipofis-Tiroestimulante, mede a quantidade desta glicoproteína no sangue.

TSH é produzido pela hipófise, que está localizada na base do cérebro. Este composto é responsável por regular a quantidade de hormonas libertadas pela tiróide.

A tiróide é uma glândula pequena em forma de borboleta localizada na parte da frente do pescoço, e produz três hormonas primárias, a saber:

  • Triiodotironina (T3);
  • Tiroxina (T4);
  • Calcitonina.

A tiróide controla inúmeras funções corporais diferentes, incluindo metabolismo e crescimento, através da libertação destas três hormonas.

Quanto mais TSH for produzido pela hipófise, mais hormonas serão produzidas pela tiróide. Desta forma, as duas glândulas trabalham em conjunto para garantir que a quantidade certa de hormonas da tireóide será produzida.

No entanto, quando este sistema é interrompido, a tiróide pode produzir hormonas a mais (hipertiroidismo) ou uma quantidade muito reduzida (hipotiroidismo).

Preparação para uma análise de TSH

A análise de TSH prende-se com o ato de colheita de um pouco de sangue do organismo que será depois analisado num laboratório. Estas análises podem ser realizadas a qualquer momento do dia. Nenhuma preparação é necessária (como jejum durante a noite) para a sua realização.

No entanto, é importante que informe o médico especialista caso esteja a tomar medicamentos (remédios) que possam eventualmente interferir com a precisão da medição do TSH como dopamina, lítio, prednisona, entre outros fármacos.

Indicações da análise TSH

Análises de TSH são realizadas para descobrir se a glândula tiróide está a funcionar corretamente, isto é, pretende-se verificar se a produção de hormonas está dentro dos valores normais e não está hiperativa (hipertireoidismo) ou subativa (hipotireoidismo).

As análises também podem detetar um distúrbio da tiróide antes de qualquer sintomatologia ser apresentada. Se não tratada, um distúrbio da tiróide pode causar problemas de saúde graves.

Saiba, aqui, tudo sobre hipotiroidismo.

Resultados e valores de referência da TSH

Os resultados e os valores de referência (valores esperados ou normais) nas análises de TSH são apresentados em duas colunas separadas, para facilitar a comparação de ambos os valores.

Estes valores podem variar consoante a idade, o sexo (feminino ou masculino) e também numa possível gravidez, pois pode alterar os resultados e os valores considerados normais. Por isso, é sempre aconselhável que a avaliação dos resultados seja feita por um médico especialista.

De uma forma geral, podemos ter como valores de referência os seguintes:

  • Hipertiroidismo: abaixo de 0,3 mlU/l;
  • Normal: entre 0,3 e 0,4 mlU/l;
  • Hipotiroidismo: acima de 0,4 mlU/l.

Como interpretar os resultados das análises de TSH

Como referido anteriormente, a avaliação dos níveis de TSH é efetuada através da comparação entre os resultados e os valores de referência:

  • Os resultados obtidos são normais, se estiverem dentro dos valores de referência (entre 0,3 e 0,4 mlU/l);
  • Se os resultados obtidos estiverem acima dos valores de referência (TSH alta), então há uma grande probabilidade do paciente ter uma tiróide subativa. Isto pode indicar presença de hipotireoidismo. Quando a tiróide não está a produzir hormonas suficientes, a hipófise liberta mais TSH para tentar estimular a tiróide a produzir uma maior quantidade de hormonas;
  • Se os resultados estiverem abaixo dos valores de referência (TSH baixa), pode indicar a presença de uma tiróide hiperativa (hipertiroidismo). Quando a tiróide produz demasiadas hormonas, a hipófise liberta menos TSH;

Geralmente, os valores alterados (anormais) estão destacados de alguma forma, como a negrito ou a uma cor diferente, de modo a ser mais fácil identificar estas alterações.

Dependendo dos resultados, o médico especialista pode querer realizar análises ou exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

Quanto custa uma análise de TSH?

As análises de TSH são comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que significa que os utentes apenas pagam o valor da taxa moderadora das respetivas análises.

O valor da taxa moderadora das análises de TSH são fixadas em portaria governativa. À data de hoje, o valor da taxa moderadora é o seguinte:

  • Hormona tiroestimulante (TSH), s - 1,30 € (um euro e trinta cêntimos);

De igual forma, os pacientes que possuírem subsistemas como a ADSE, ADMG, entre outros, também podem beneficiar da comparticipação, tendo apenas que suportar o custo da taxa moderadora.

No entanto, o preço das análises, quando efetuadas a título particular, ou seja, sem comparticipação, é fixado pela clínica de Patologia Clínica que as realiza.

Selecione o seu concelho em Portugal e veja onde pode fazer a análise de TSH.

Clínica de Análises Clínicas