Análise T4

T4 livre

O que é uma análise da tiroxina livre?

Uma análise de tiroxina livre, frequentemente chamada de T4 livre, mede a quantidade desta hormona no sangue.

A tiroxina é uma das principais hormonas produzidas pela tiróide. A tiróide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada perto da garganta. A principal função desta pequena glândula é regular a forma como o corpo usa a energia de que dispõe.

Uma análise de tiroxina ajuda a diagnosticar distúrbios da tiróide. A hormona T4 tem duas formas:

  • T4 livre, que entra nos tecidos do organismo, onde é necessário;
  • T4 ligado a proteínas, que impossibilita a entrada da hormona nos tecidos do organismo.

Uma análise que mede tanto o T4 livre como o T4 ligado a proteínas é chamada de T4 total.

A análise do T4 livre é considerada mais precisa do que as análises do T4 total para verificação da função tireoidiana.

Pese embora a principal razão que leva à realização de uma análise de tiroxina livre seja verificar o funcionamento da tiróide, pode também ser utilizada para identificar problemas que afetam a hipófise. Esta glândula gera uma hormona estimulante da tireóide (TSH) que transmite informação necessária para a tireóide libertar tiroxina na corrente sanguínea.

Indicações para a tiroxina livre

A doença da tiróide é muito mais frequente em mulheres e, na maioria das vezes, ocorre por volta dos 40 anos de idade.

Geralmente, as análises da tiroxina livre são recomendadas em casos onde o paciente manifesta sintomatologia de hipertireoidismo (produção excessiva de hormonas pela tiróide) ou hipotireoidismo (produção demasiado baixa de hormonas pela tiróide).

Os sinais e sintomas de hipertiroidismo, também conhecido como tireóide hiperativa, incluem:

  • Ansiedade;
  • Perda de peso inexplicável;
  • Tremores nas mãos;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Dificuldade em dormir;
  • Entre outros.

Por sua vez, os sinais e sintomas do hipotiroidismo podem incluir:

  • Aumento de peso inexplicável;
  • Fadiga;
  • Queda de cabelo;
  • Baixa tolerância para temperaturas frias;
  • Menstruação irregular;
  • Entre outros.

Saiba, aqui, tudo sobre hipotiroidismo.

É necessário efetuar jejum?

Normalmente, a análise de tiroxina é prescrita juntamente com outras análises. Para a sua realização, na grande maioria dos casos, é necessário fazer jejum (não comer ou beber) durante algumas horas antes da recolha do sangue.

É importante informar o médico especialista se estiver grávida, pois a gravidez pode alterar os resultados das análises.

Valores de referência na tiroxina livre

Os resultados de uma medição da tiroxina livre são apresentados em nanogramas (ng) por decilitro (dl) de sangue e devem ser comparados posteriormente com os valores de referência (valores esperados ou normais).

Podemos considerar que o intervalo de valores normais é o seguinte:

  • T4 livre : entre 4,5 e 11,2 ng/dl

Como interpretar os resultados da medição?

Os resultados também podem ajudar a perceber se o atual curso de tratamento prescrito para uma doença da tireóide previamente diagnosticada está a ser eficaz. No entanto, devem ser esperados resultados dentro do intervalo de valores normais.

Geralmente, quando existem resultados acima ou abaixo dos valores de referência, estes surgem destacados, normalmente, a negrito ou com uma cor diferente para facilitar a sua leitura.

Se os resultados se encontrarem acima ou abaixo dos valores de referência, são considerados anormais e podem revelar a existência de algum problema na tiroide e outras patologias, sendo aconselhável a procura imediata de aconselhamento médico.

Se os resultados se encontrarem altos relativamente aos valores normais, poderá ser uma indicação de existência de hipertiroidismo.

Por sua vez, se os resultados estiverem baixos em relação aos valores normais, poderá ser uma indicação de presença de hipotiroidismo.

No entanto, como o hipotálamo e a hipófise contribuem para a função da tireóide, os resultados podem indicar que o paciente poderá ser portador de uma anomalia em alguma das glândulas.

Quanto custam as análises de tiroxina?

As análises de tiroxina livre são comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que significa que os utentes só têm de pagar o valor da taxa moderadora, pois os restantes parâmetros serão suportados pelo SNS.

O valor da taxa moderadora para as análises de t4 livre é fixado em portaria governativa, e à data de hoje é o seguinte:

  • Tiroxina livre (FT4), s – 1,30€ (um euro e trinta cêntimos).

Os utentes que possuam subsistemas como a ADSE, ADMG, entre outros, podem também beneficiar da comparticipação, suportando apenas o custo da taxa moderadora.

No entanto, o preço das análises, quando efetuadas a título particular, ou seja, sem comparticipação, é fixado pela clínica de Patologia Clínica que irá realizar o exame.

Selecione o seu concelho em Portugal e veja onde pode fazer a análise de tiroxina livre.

Clínica de Análises Clínicas