Cirurgia de Joanete

Cirurgia de joanete

Quando operar o joanete?

A cirurgia (operação) no tratamento do joanete é uma opção que deve ser equacionada quando o tratamento conservador falha. Uma operação pode ser a única opção para melhorar a qualidade de vida do doente. A decisão de operar deve ter tomada pelo médico ortopedista, especialista em pé, em conjunto com o doente.

O objetivo da cirurgia é corrigir a deformidade e devolver uma forma mais anatómica ao pé.

Técnicas cirúrgicas no tratamento do joanete

Há dezenas de técnicas descritas para o tratamento do hallux valgus, mas atualmente podemos dividir o tratamento do joanete em dois principais tipos de cirurgias. A cirurgia clássica (aberta) e a cirurgia minimamente invasiva, também por vezes chamada “cirurgia laser” ou cirurgia percutânea.

Independentemente da técnica utilizada, o objetivo da cirurgia é corrigir a posição do dedo e ao mesmo tempo remover a proeminência medial que provoca o conflito com o calçado e assim aliviar a dor.

Cirurgia minimamente invasiva

De um modo geral a cirurgia minimamente invasiva consiste na realização da correção através de pequenas incisões, cada um com aproximadamente 5mm. Através dessas incisões são utilizados instrumentos que permitem remover o excesso de osso, cortar o osso, reposicionar o osso, corrigir a deformidade e mesmo colocar parafusos para fixar o osso.

Através da utilização dos instrumentos e técnicas mais recentes já se consegue, desta forma, corrigir grandes deformidades e não apenas os casos mais simples.

Esta abordagem tem a vantagem de provocar uma menor agressão da pele e das partes moles e permitir uma recuperação mais simples e mais rápida.

Cirurgia clássica (ou aberta)

A cirurgia clássica consiste na abordagem da deformidade por via aberta. Isto é, em vez de pequenas incisões, é utilizada uma única incisão, que terá aproximadamente 5cm, ao nível da articulação do dedo grande. Assim, consegue-se remover o excesso de osso e corrigir a deformidade através de uma osteotomia, em que o osso é cortado e é recolocado numa melhor posição, deixando de fazer conflito com o calçado.

Nos casos mais graves, poderá mesmo ser necessário fazer uma artrodese, ou fusão, da articulação do dedo grande. Este procedimento está por norma reservado para os casos de deformidade grave em que já há algum grau de artrose associado.

Em alguns casos mais específicos e menos comuns, pode ser necessário realizar outro tipo de procedimentos, mas esses casos particulares deverão ser discutidos com o cirurgião de pé e tornozelo.

Riscos e complicações da cirurgia de joanete

Não existem cirurgias sem riscos, e dizer o contrário é enganador.

As complicações mais importantes são a infeção e a trombose venosa profunda. Apesar de incomuns, são duas das complicações mais difíceis. De forma a prevenir estas complicações, são regularmente tomadas medidas preventivas (profiláticas), nomeadamente a administração perioperatória de antibiótico e a administração de hipocoagulantes após a cirurgia.

Pode também haver uma lesão nervosa ou vascular. Durante o procedimento há sempre o risco de haver lesão de algum nervo, artéria ou veia, apesar de uma correta avaliação da anatomia e a boa execução técnica permitem minimizar estes riscos, mas ainda assim a anatomia é variável e o risco existe sempre.

Tendo sempre presentes que são complicações incomuns, o risco aumenta conforme aumenta a complexidade cirúrgica.

Em alguns casos, a cicatriz cirúrgica pode permanecer dolorosa durante algum tempo, e pode manter sempre algum desconforto. É importante que haja um cuidado correto da cicatriz no pós-operatório para diminuir este risco.

No caso da cirurgia de joanete há ainda o risco da recidiva da deformidade. Este risco aumenta se não forem cumpridas as recomendações pós operatórias.

A proposta de uma cirurgia ao doente parte sempre do princípio que o benefício que daí advém supera grandemente os riscos que lhe estão inerentes.

Cada procedimento tem riscos específicos que deverão sempre ser discutidos e detalhados com o especialista antes da cirurgia. Um bom diálogo e discussão são essenciais para prevenir aquele que é, provavelmente, o risco mais comum de todos os procedimentos cirúrgicos: uma expectativa irrealista.

Pós-operatório na cirurgia de joanete

Os cuidados no pós-operatório são uma parte muito importante da cirurgia.

O doente tem alta nas primeiras 24horas, normalmente após poucas horas de ter sido operado, e sai do hospital a caminhar com um sapato especial (sapato de barouk ou sapato pós cirúrgico) e por norma utiliza umas canadianas para conforto. De um modo geral, ao fim de poucos dias já dispensam a canadiana e é permitido caminhar apenas com o sapato.

No pós-operatório imediato é necessária uma vigilância atenta para conseguir detetar e tratar o mais cedo possível qualquer complicação que surja.

Cada procedimento descrito tem especificidades próprias dos cuidados no pós-operatório e isso deverá ser discutido caso a caso com o especialista de pé e tornozelo.

Recuperação após cirurgia de joanete

A recuperação após cirurgia de joanete é relativamente bem tolerada. Deverá ser sempre expectável um período de 8 semanas até à recuperação quase total e 12 semanas até à recuperação completa.

Como referido previamente, pode-se fazer carga imediatamente após a cirurgia, tendo de se utilizar um sapato especial durante 4 a 6 semanas.

Durante as primeiras 2 a 3 semanas é necessário ter penso, sendo que por essa altura se retiram os pontos. A partir daí deixa de ser necessário ter um penso e passa a poder lavar-se o pé e aplicar creme nas cicatrizes.

A partir das 4-6 semanas deixa-se o sapato especial e começa-se a tentar utilizar um calçado normal. Este terá de ser sempre confortável e largo.

Durante as primeiras 6 semanas é utilizado um espaçador entre o 1º e o 2º dedo para ajudar a manter a correção.

A condução pode ser retomada após deixar o sapato especial e sentindo-se confortável a utilizar o pé.

Logo após a cirurgia, incentiva-se a mobilização ativa dos dedos e do pé e tornozelo. De um modo geral, não é necessário realizar fisioterapia a recuperação após a cirurgia de joanete.

Clínica de Ortopedia