Toracoscopia

Fotos de toracoscopia assistida por vídeo

O que é toracoscopia?

A toracoscopia ou videotoracoscopia é uma técnica cirúrgica que permite visualizar diretamente o interior da caixa torácica, inspecionando os pulmões e outros órgãos do seu interior. Quando são encontradas alterações é possível realizar biópsias ou tratamentos.

Este procedimento consiste na realização de uma incisão com um bisturi na parede torácica, por onde é introduzido o endoscópio que permite realizar a toracoscopia médica. O endoscópio é um equipamento médico que possui uma câmara de vídeo (daí a designação videotoracoscopia) e alguns instrumentos cirúrgicos. É através do endoscópio que são colhidas as biópsias e realizados os tratamentos.

Trata-se de uma técnica cirúrgica transpleurica minimamente invasiva (tal como artroscopia, laparoscopia ou CPRE).

Indicações da toracoscopia

A toracoscopia transpleural pode ser usada para fins de diagnóstico (ver os pulmões diretamente e retirar amostras - biópsias). Em algumas doenças, como por exemplo, tuberculose pulmonar, neoplasia pulmonar, metastização pleural, entre outras, a toracoscopia pode ser usada para diagnosticar ou confirmar o diagnóstico.

A toracoscopia pode também ser usada para fins terapêuticos: provocar aderência entre a pleura parietal e visceral de modo a evitar que este espaço se encha de líquido (soro, pus, sangue, etc.) ou ar (pneumotórax). Este processo é conhecido como pleurodese.

Esta técnica também pode ser usada para a realização de simpatectomia torácica nos casos de hiperidrose das mãos.

A toracoscopia pulmonar é contraindicada em alguns doentes. A contraindicação principal é já ter realizado uma pleurodese, previamente. Outras contraindicações conhecidas são a insuficiência respiratória aguda, insuficiência cardíaca, problemas de coagulação ou infeção ativa.

Preparação para a toracoscopia

O doente deve permanecer em jejum (não comer qualquer alimento) 8 horas antes da toracoscopia. Se precisar tomar qualquer medicamento (ou remédio), tome-o com muito pouca água.

Não é necessária a toma de qualquer medicação prévia. O utente deverá informar o médico pneumologista de toda a medicação que toma regularmente. Deve evitar tomar medicamentos que impeçam a coagulação do sangue, duas semanas antes da toracoscopia, tais como a aspirina, ibuprofeno e outros anti-inflamatórios ...

Antes de ser submetido à intervenção é necessário assinar o consentimento informado, com o qual concorda com a realização do procedimento e conhece os potenciais riscos.

Como é feita uma toracoscopia?

Primeiro, o pneumologista avaliará a sua situação clínica e as suas condições para a realização de uma toracoscopia. Nessa avaliação, vai analisar o seu processo clínico, fazer-lhe algumas perguntas, realizar um exame físico e uma ecografia torácica.

O procedimento é realizado sob anestesia local e o doente está acordado durante todo o tempo.

O doente é colocado de lado, com um braço levantado e apoiado num suporte. São monitorizados os sinais vitais e fornecido oxigénio. A parede torácica é então desinfetada e coberta com um pano cirúrgico com o qual a área do tórax envolvida é limitada.

De seguida, o médico pneumologista fará uma incisão na parede torácica (debaixo do braço) por onde irá introduzir o toracoscópio na caixa torácica e através deste outros instrumentos cirúrgicos, como pinças. Após a introdução do toracoscópio, o médico pneumologista irá examinar os pulmões e a pleura e eventualmente efetuar alguns procedimentos terapêuticos, como vimos previamente.

Durante a toracoscopia o pneumologista principal será assistido por outro pneumologista e por uma enfermeira.

Quando terminar a intervenção, todos os instrumentos são removidos e na incisão ficará um dreno (tubo) que servirá para drenagem de possível hemorragia interna, líquido intersticial inflamatório ou ar.

Quanto tempo demora a toracoscopia?

A toracoscopia tem uma duração de aproximadamente uma hora (sessenta minutos) e geralmente requer internamento.

Complicações da toracoscopia

A toracoscopia é uma técnica segura e amplamente utilizada, mas existem possíveis riscos e complicações, à semelhança de todas as intervenções cirúrgicas. As complicações mais frequentes são:

  • Sangramento através da incisão ou dentro da cavidade torácica;
  • Tromboembolismo pulmonar por coágulos que viajam para os pulmões das pernas;
  • Infeções da ferida cirúrgica no pós-operatório;
  • Lesão de artérias, veias ou árvore brônquica durante o procedimento;
  • Problemas causados pela anestesia (alergias, problemas respiratórios);
  • Dificuldade na expansão pulmonar, pela acumulação de sangue (hemotórax) ou ar (pneumotórax);
  • Pneumonia.

Recuperação após toracoscopia

A toracoscopia permite que o doente tenha um pós-operatório pouco doloroso e bastante curto. O período pós-operatório pode ser estendido a cerca de três ou quatro dias, se tudo correr bem, não ultrapassará uma semana.

Habitualmente, após o procedimento não é necessária a toma de medicação para reduzir a dor, nem são necessários grandes cuidados. O número de infeções no pós-operatório é muito pequeno porque a incisão é pequena e a ferida cirúrgica é mínima. (<2 cm)

A recuperação de toracoscopia é muito rápida e pouco dolorosa. No entanto, a anestesia poderá provocar-lhe sono e náuseas.

Após o procedimento vai passar para a área de vigilância, onde permanecerá sob observação vários minutos.

O local da incisão e o dreno torácico pode ser ligeiramente doloroso, especialmente ao realizar esforços como tossir, por isso, é aconselhável a toma de analgésicos nas horas que sucedem o procedimento.

No final da toracoscopia, o médico pode comunicar-lhe o resultado, mas por vezes tem que esperar pela análise das amostras biológicas (biópsias e líquido pleural), o que pode levar várias semanas.

Quanto custa uma toracoscopia?

O preço da toracoscopia varia de acordo com o subsistema de saúde do doente (ex. SNS, ADSE, etc.) e das condições a este associadas. O valor oscila também de acordo com os procedimentos realizados (biópsias, etc).

Veja mais informação sobre custos e onde fazer a toracoscopia, selecionando o seu concelho de residência.

clinica de pneumologia.png