Terapia de casal

Terapia de casal

O que é a terapia de casal?

A terapia familiar e de casal tem por base uma intervenção sistémica, onde se trabalha em conjunto com os diferentes elementos de uma família, tendo em conta as constantes relações e interacções estabelecidas entre todos.

Estas consultas pretendem potenciar as competências das famílias, contribuindo para o bem-estar de todos os seus elementos; ajudar e apoiar as famílias, no sentido de lidarem da melhor forma possível com os desafios, com os quais se deparam ao longo do seu ciclo vital.

Um espaço próprio para que todos os elementos constituintes de uma família possam expor nas sessões as suas necessidades, objectivos e expectativas, implicando-os activamente no processo de mudança. Têm indicação para sessões de terapia de casal e/ou terapia familiar situações como: divórcio/separação ou conflito do casal; dificuldades ao nível da sexualidade do casal; dificuldades no desempenho dos papéis parentais; conflitos com os filhos na infância, adolescência ou idade adulta; doença crónica; perturbações do comportamento alimentar; toxicodependência; doença mental, entre outros.

A terapia familiar e/ou de casal poderá ser feita com um terapeuta com a devida formação na área e poderá ser feita em qualquer fase do ciclo de vida familiar, independentemente da idade dos membros da família, etnia, religião ou orientação sexual.

Em famílias com filhos em diferentes faixas etárias poderá ajudar na interação entre todos os seus elementos, potenciando uma melhoria significativa do ambiente familiar.

As técnicas utilizadas pelos terapeutas variam com as características da família e com os motivos que levaram a família a procurar este tipo de ajuda, tratando-se, geralmente, de uma intervenção delineada a curto prazo.

Indicações para a “Terapia de Casal”

A terapia de casal, idealmente, requer a participação dos dois elementos, mantendo-se “a porta aberta” para a entrada e saída de outros elementos no processo terapêutico. Podem ser agendadas sessões com mais elementos da família, e sessões individuais, sempre de acordo com o caso em questão e com os implicados no processo terapêutico tendo em vista a melhoria do relacionamento e das interações.

A frequência de psicoterapia individual por um dos membros do casal, ou mesmo dos dois, poderá acontecer em simultâneo com a terapia de casal. Os dois processos são compatíveis e podem acontecer ao mesmo tempo. Cabe ao terapeuta, em conjunto com a família, ir delineando as metas e os objectivos da intervenção, clarificando em conjunto com os intervenientes os resultados alcançados.

Clínica de Psicologia

Motivos para procurar a “Terapia de Casal”

Os casais podem procurar terapia de casal por diversos motivos, no entanto, é frequente que existam temas transversais e semelhantes nos pedidos de ajuda, nomeadamente:

Dificuldades na comunicação

A terapia de casal poderá servir para potenciar a comunicação entre casais. As interacções existentes por vezes são cíclicas, saturadas e pouco claras. Os ajustes das expectativas de mudança de ambos os parceiros, são aspectos que são muito trabalhados no decorrer da terapia.

Também pode ajudar a resolver as diferenças nas expectativas de ambos os parceiros.

As Crenças e os Valores

Quando são muito distintas, interferem enormemente no quotidiano familiar, nomeadamente quando há filhos em comum. O ajuste das crenças e valores “do nós” na formação de uma nova família.

Gestão e economia doméstica

Os problemas financeiros são uma grande fonte de conflito nos relacionamentos. A terapia de casal pode ajudar a promover o diálogo aberto e a transparência em torno dos hábitos da gestão e economia doméstica da família, potenciando um melhor entendimento do casal a esse nível.

UM + UM = TRÊS

Em terapia de casal, 1+1 = 3, uma vez que a esfera individual de cada um dos membros do casal deve ser tida em conta a par e passo com a coexistência de uma esfera conjunta (o nós). Por vezes o equilíbrio e a coexistência da esfera individual com a esfera conjunta (onde entram os filhos e o tempo passado em conjunto) não é fácil de alcançar.

O Nascimento e a Morte de um Filho

A entrada e saída de elementos de um sistema familiar, afecta drasticamente o seu funcionamento e é um factor de stress significativo, na vivência familiar. É muito importante que os casais recorram a apoio, a fim de minimizarem o sofrimento que, muitas vezes, não é fácil de ser verbalizado e vivido em conjunto, sem o devido apoio.

A Incapacidade para ter filhos

As situações de incapacidade para ter filhos são extremamente desafiadoras para os casais. A intervenção em terapia de casal ajuda significativamente a potenciar a comunicação e o entendimento dos sentimentos coexistentes por ambos os membros.

Trabalhar essas mesmas dificuldades ou um projecto de vida alternativo ao da parentalidade, poderá ser o objectivo da intervenção terapêutica.

Famílias reconstruídas | “Os Meus, os Teus e os Nossos”

A ajuda terapêutica poderá minimizar conflitos existentes na nova família e consciencializar os seus membros, das lealdades existentes e na criação de novos laços afectivos entre todos. Potenciar as competências da nova família e ajudar os grandes desafios que o novo sistema familiar enfrenta.

Família de origem

A terapia de casal poderá potenciar a minimização dos conflitos existentes com outros membros da família alargada, como pais, tios e avós. A repor lealdades e a compreender que face aos laços previamente existentes, por vezes na criação da nova família, há desafios que idealmente devem ser entendidos e aceites.

Sexualidade

A vivência de uma sexualidade pouco gratificante e algum afastamento provocado pela falta de intimidade, é o que leva muitos casais a procurarem ajuda. A terapia poderá servir para a delineação de estratégias favoráveis, potenciando a partilha de sentimentos e necessidades, a fim de melhorar este aspecto importante e potenciador de bem-estar individual e em casal.

Problemas de saúde

Qualquer questão que afecte a saúde física ou saúde mental de um elemento da família, poderá causar e colocar os casais e as famílias em situações extremamente frágeis. A terapia poderá ajudar a lidar com o stress que estas situações trazem no seio da vivência familiar.

Desigualdade de género na família

A ausência de partilha de tarefas em casa e na ocupação com as tarefas inerentes à parentalidade, é um tema muito frequente e que é bastante reflectido em conjunto nas consultas de terapia de casal. Muitas vezes a simples reflexão com casal sobre esse tema, leva a que ocorram alterações significativas nas dinâmicas existentes, passando a existir uma efectiva partilha de responsabilidades, quer seja com as obrigações familiares, quer com as tarefas diárias e necessárias a ter em conta no dia-a-dia da família.

Entre outros… 

Benefícios da “Terapia de Casal”

Existem vários benefícios associados à terapia de casal. Evidencio alguns…

  • Melhoria significativa ao nível da comunicação no casal, e na família - A terapia de casal pode ajudar o casal a comunicar de uma forma mais eficaz e eficiente. Potenciar a expressão dos sentimentos, expectativas, medos, prioridades, valores e crenças, de uma forma mais aberta e saudável, permitindo o fortalecimento da relação. A terapia pode ajudar o casal a comunicar um com o outro sem se atacarem ou culparem mutuamente.
  • Encontrar soluções conjuntas para os problemas identificados na relação conjugal - O terapeuta pode ajudar o casal a identificar soluções para os problemas que provocam conflitos recorrentes, falta de confiança e afastamento num casal.
  • Resolução de conflitos - A terapia de casal pode ajudar o casal a identificar as causas dos conflitos e a encontrar soluções viáveis para a resolução dos mesmos.
  • Fortalecer a amizade e o vínculo afectivo - A terapia de casal pode ajudar a fortalecer a amizade, o vínculo afectivo, a ligação e a intimidade no casal.
  • Eliminar um comportamento disfuncional - Na Terapia podem ser identificados comportamentos disfuncionais e o processo terapêutico servir como uma ajuda na sua eliminação.
  • Melhorar a satisfação no relacionamento - A terapia pode ajudar a melhorar a qualidade geral do relacionamento, para que exista uma maior harmonia na vivência familiar.
  • Entre outros…

Quanto tempo para a intervenção?

A duração de um processo de terapia de casal pode variar mediante vários factores, sendo o número de sessões necessárias, muito difícil de conseguir ser previsto, no início de uma intervenção terapêutica.

Cada família tem a sua especificidade e o seu ritmo para a resolução das problemáticas. Por isso, o tempo de intervenção pode variar de família para família, conforme os motivos que os fazem procurar a terapia e o tempo que demoram a colocar em prática as soluções encontradas em conjunto para a minimização das angústias e problemáticas existentes.

Clínica de Psicologia