Mindfulness na Saúde

Mindfulness na Saúde

O que é o Mindfulness?

As aplicações do Mindfulness na saúde são imensas, pelo que vale a pena saber um pouco mais sobre o que é o Mindfulness, como se pratica e quais os seus benefícios.

O Mindfulness pode ser definido como a capacidade de prestar atenção de forma intencional e sem julgamento ao momento presente, com uma atitude de curiosidade e abertura à experiência, aceitando-a tal como ela é no aqui e agora.

O Mindfulness é uma prática milenar, oriunda do mundo oriental. Com raízes budistas, foi trazida para o ocidente por Jon Kabat-Zinn em finais da década de 70, médico e professor universitário, que a partir da sua prática pessoal, criou o mais conhecido e aplicado programa de Mindfulness a nível mundial, o MBSR (Mindful Based Stress Redution) e fundou a Clínica de Redução de Stress em Massachusetts.

A partir de então, dada a eficácia terapêutica no alívio dos sintomas, quer a nível emocional, quer a nível físico, o Mindfulness atraiu as atenções da comunidade científica internacional e começou a proliferar. De facto, não só os programas de

Mindfulness têm vindo a aumentar, aplicados aos vários contextos que fazem parte da vida (educação, relacionamentos, trabalho, sexualidade e saúde), como também aumenta a investigação em torno dele, corroborando a sua eficácia.

Benefícios da prática de Mindfulness

Assim sendo, ao treinar a pessoa para observar a atividade e natureza da mente humana através de exercícios e práticas formais (como a meditação da atenção plena e os retiros de silêncio, por exemplo) e informais (como por exemplo, a mudança de hábitos e o parar o piloto automático), o Mindfulness permite à mente treinar a capacidade para ficar no momento presente, em vez de ficar no passado (a criticar ou a rever o que já está feito) ou no futuro (a antecipar o que ainda não aconteceu).

Quando fica no passado ou no futuro, a mente está em piloto automático e não nos permite desfrutar do único momento que temos para viver e aproveitar a vida, que é o aqui e o agora. Por outras palavras, a prática de Minfulness permite alinhar a mente para viver no mesmo momento em que o corpo vive, que é o momento presente. E com isso permite reduzir a ansiedade e stress de quem vive a pensar no futuro, ou a nostalgia ou sentimento de perda de quem vive a pensar no passado.

Desta forma, o Mindfulness apresenta vários benefícios, dos quais se destacam:

  • A melhoria da atenção e da memória executiva: a prática de Mindfulness melhora a capacidade de concentração, permitindo uma aprendizagem mais eficaz e um aumento do rendimento académico ou laboral;
  • A regulação da resposta de Stress: ao permitir à mente ficar mais no momento presente, o Mindfulness potencia a diminuição do modo ameaça da mente, que é característico da resposta de Stress, e promove a regulação emocional;
  • Melhora o Sistema Imunitário: ao diminuir o Stress, diminui a produção de cortisol, que quando está presente de forma elevada e continuada (como no stress crónico) deprime o nosso sistema imunitário, tornando o organismo mais propenso a inflamações e infeções;
  • Proporciona melhorias nas relações interpessoais: a prática de Mindfulness ativa os centros cerebrais da compaixão e empatia, que colocam a mente em estado de interajuda e cooperação, em vez do modo ameaça que caracteriza a resposta de stress.
Clínica de Psicologia

Aplicações do Mindfulness na Saúde

Por todo o exposto, a prática de Mindfulness tem vindo a ser cada vez mais aplicada, não só no contexto da saúde (física e mental), mas também nos contextos relacionais, educativos e relacionais.

Porém, no que concerne às aplicações do Mindfulness na saúde, destacam-se as seguintes áreas de atuação eficaz:

Desta forma, o Mindfulness tem aplicações quer ao nível da saúde mental, quer ao nível das disfunções sexuais e ainda das doenças crónicas, oncológicas e cardiovasculares, bem como ajuda a lidar com a dor crónica, pelo que a sua prática é altamente recomendada.

Clínica de Psicologia