Luto

Luto

O que é o luto?

O luto é um processo que se inicia em virtude da perda de uma pessoa querida ou ser querido (animais). Um sentimento idêntico surge também quando se perde um vínculo afetivo ou o contacto com uma experiência à qual já se estava habituado, como por exemplo, o trabalho.

Ainda que se trate de uma experiência extremamente penosa e dolorosa, ela é necessária para que a pessoa possa retomar o contacto com o mundo exterior – trabalho, vida social, relacionamento e projetos pessoais. Cada indivíduo atravessa esse caminho ao seu modo, de forma única e muito própria.

Fases do luto

São várias as fases do luto, todavia nem todas as pessoas o atravessam de forma igual, ou seja, de forma tão linear, a saber:

  • Fase 1: Negação;
  • Fase 2: Raiva;
  • Fase 3: Negociação;
  • Fase 4: Depressão;
  • Fase 5: Aceitação.

Fase 1: Negação

Nesta primeira fase, normalmente, a reação imediata ao anúncio da morte de alguém amado/querido é efetivamente a rejeição. A pessoa em luto não acredita, e recusa-se a acreditar na possibilidade de ter perdido algo ou alguém tão querido, rejeitando assim a realidade. “É impossível!”, é o pensamento constante e recorrente que assola a pessoa.

Neste caso, a negação tem como objetivo protegê-la de uma verdade inconveniente, no entanto esta negação pode desestruturá-la psicologicamente. Este estágio do luto pode variar na sua duração, podendo demorar minutos, dias ou semanas a passar.

É comum que a pessoa em luto procure o isolamento social e o distanciamento de tudo que a faça recordar o indivíduo/ser que partiu.

Fase 2: Raiva

Sentimentos como a raiva, a angústia, o desespero, o medo, a culpa e a frustração são uma constante na vida da pessoa em luto. Este turbilhão de sentimentos invade-lhe frequentemente a mente, levando -a ter condutas ríspidas e desagradáveis para com os outros. A agressão será a resposta, quando alguém a tenta trazer para a realidade, pois sente-se ainda incapaz de aceitar a perda.

É possível que a pessoa em luto manifeste a sua raiva por meio de atitudes autodestrutivas, como beber exageradamente, discutir com desconhecidos e destruir propriedade alheia. A pessoa encontra-se transtornada e não compreende a gravidade das suas ações/comportamentos.

Fase 3: Negociação

Esta fase do luto consta de negociações, ou seja, a pessoa em luto negoceia consigo própria ou com uma entidade superior em que acredita na tentativa desesperada de aliviar a sua dor. Diversos pensamentos tais como “e se eu tivesse feito isso” ou de “se eu fizer X coisa, posso reverter a situação” invadem a mente da pessoa em luto. Mesmo que ela tenha consciência da impossibilidade de desses atos, ela alimenta-os para se confortar.

Fase 4: Depressão

A pessoa é invadida por um grande sofrimento, que pode prolongar-se por semanas ou meses. Ela apega-se à dor causada pela partida do ente querido, usando-a como “alimento” para permanecer em estado depressivo.

Assim, a pessoa em luto tipicamente chora muito, repensa as suas decisões e experiências de vida, isola-se de familiares e amigos, tem crises de saudade e não consegue retomar a vida normal tal como era antes.

Este estágio do luto requer muito apoio por parte das pessoas que lhe são mais próximas, para além de acompanhamento psicológico, fundamental em certos casos.

Fase 5: Aceitação

A aceitação é o último estágio do luto, pois é nesta ocasião que a pessoa em luto compreende a sua nova realidade, composta pela ausência de quem partiu. Os sentimentos e angústias já foram todos exteriorizados, originando uma sensação de paz interior.

O facto de se aceitar a perda de alguém que amávamos muito, não significa, seguir a vida como se essa pessoa nunca tivesse existido. Não é esquecer os momentos bons partilhados com ela, nem enterrar lembranças agradáveis. A saudade ainda vai mexer com as emoções e o ente amado ainda pode aparecer nos pensamentos da pessoa em luto, anos após a partida do ente querido. Por vezes, a saudade existente é tamanha, que ainda é possível sentir o cheiro do ente querido.

Aceitar significa conviver pacificamente com a perda. É o mesmo que recordar a pessoa que partiu com carinho, estar agradecido por ela ter feito parte da sua vida, compreender que é preciso continuar a viver mesmo sem a presença dela, compreendendo que a vida não é infinita.

Todas as pessoas, cada um da sua forma, estão dotadas de estratégias de coping (habilidades que a pessoa tem), ou seja, cada pessoa detém estratégias que lhe permitirá lidar de forma diferente com a situação do luto. Aquilo que é considerado regra geral, nem sempre o é para todas as pessoas e a forma como se manifesta é igualmente correta e aceitável.

Clínica de Psicologia

Quando procurar a ajuda de um psicólogo?

As fases do luto são meramente linhas orientadoras para o profissional de saúde, visto que a pessoa em luto não tem de passar exatamente por todas essas fases, pois como referido anteriormente, cada pessoa é única e tem estratégias únicas de lidar com o mesmo.

Se na sua opinião, baseado no que sente e no que acha que é real para si, reconhece que não está a ser capaz de lidar bem com a situação, deverá procurar o ajuda de um profissional de saúde habilitado, que o ajude a compreender e a ultrapassar da melhor forma a sua problemática, minimizando a sua dor e sofrimento.

 

Clínica de Psicologia