Rótulos alimentares

Rotulos alimentares

O que são rótulos alimentares?

Os rótulos alimentares representam um conjunto de características que os identificam e asseguram um produto alimentar apto para consumo. A sua interpretação fará com que escolha as opções mais saudáveis para uma melhoria na sua saúde.
O que deve conter o rótulo?

  • Denominação do alimento;
  • Lista de ingredientes (incluindo alergénios e quantidades de ingredientes);
  • Declaração Nutricional;
  • Condições de conservação /utilização;
  • Prazo de validade;
  • Nome e morada da empresa alimentar;
  • Origem do produto;
  • Título alcoométrico (quando presente álcool).

Lista de ingredientes

Os ingredientes encontram-se por ordem decrescente relativamente à quantidade, ou seja, o primeiro ingrediente descrito é o que contém maior quantidade e o último menor quantidade.

Os alergénios (alimentos que provocam alergias alimentares ou intolerâncias) têm que constar na lista de ingredientes, normalmente descrito por “contém… glúten, ovos, amendoim, soja, leite, etc.) ou também constar a negrito na lista de ingredientes como o seguinte exemplo: farinha de trigo.

Os aditivos devem constar igualmente na lista de ingredientes designados pela sua categoria (corante, antioxidante, conservante), pelo seu nome específico (dióxido de enxofre, ácido L-ascórbico) ou pela Letra E seguida de um número de 3 algarismos (ex: E300).

Quanto menor o número de ingredientes, mais natural é o produto alimentar, razão pela qual deve evitar produtos que têm uma lista de ingredientes muito extensa e quando contêm nomes dos quais não conhece. Normalmente, nas listas de ingredientes são usados compostos com diferentes denominações para o mesmo efeito. Um bom exemplo é o açúcar, onde a sua presença pode estar denominada com os seguintes nomes: dextrose, xarope de milho, xarope de malte, glicose, maltodextrina, sacarose, maltose, mel, melaço, caldo de cana.

Declaração Nutricional

No rótulo alimentar é obrigatório a declaração nutricional do valor energético (Kj e Kcal), dos hidratos de carbono e açúcares (g), das proteínas (g), dos lípidos e ácidos gordos saturados (g) e sal (g). A declaração nutricional dos ácidos gordos mono e polinsaturados (g), fibra (g) e vitaminas e minerais é facultativa.

Quando um produto tem alguma alegação nutricional (exemplo: fonte de cálcio) a sua informação nutricional é obrigatória no rótulo, ou seja, tem que estar descrito a quantidade daquele nutriente em específico.

No rótulo, a declaração nutricional é feita por 100g ou 100ml do produto alimentar em questão. Na maioria dos produtos alimentares constam igualmente o valor nutricional por porção recomendada. Em produtos alimentares que requerem outros alimentos na sua preparação por exemplo papas, sobremesas, café instantâneo é apresentado o valor nutricional da porção do alimento em junção com o alimento necessário (descrito na tabela) para a sua preparação.

O valor energético (Kcal) é a soma dos hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras daquele alimento.

As gorduras ou lípidos funcionam como reservas de energia, cada g contém 9Kcal. As gorduras saturadas estão presentes em alimentos de origem animal, nomeadamente a gordura das carnes, peles, charutaria, óleos, manteigas. Pelo seu consumo em excesso aumentar o risco de doenças cardiovasculares, deve preferir escolher alimentos com menos de 3g de gordura por 100g de produto sólido ou de 1.5g de gordura para 100ml.

As proteínas são necessárias para o crescimento e manutenção dos órgãos, estão presentes na carne, peixe, ovos, leguminosas e lacticínios e cada g de proteína tem 4 Kcal. Um alimento é rico em proteína quando tem uma percentagem igual ou superior a 12% do valor energético.

Os hidratos de carbono fornecem energia ao nosso organismo para a realização de todas as funções fisiológicas. Estão presentes em cereais, massa, arroz, farinha, pão, batata, leguminosas (hidratos de carbono complexos) e fruta, açúcar e mel (hidratos de carbono simples). Cada g de hidrato de carbono fornece 4 Kcal. O teor de açúcar referente aos hidratos de carbono é obrigatório estar presente nos rótulos. Deve preferir alimentos com baixo teor de açúcares, ou seja, não conter mais de 5g de açúcar por 100g para alimentos sólidos e 2.5g de açúcares por 100ml para líquidos.

O consumo de sal (cloreto de sódio) não deve ser superior a 5g por dia, recomendação da Organização Mundial de Saúde, pois o consumo em excesso agrava a hipertensão arterial que é um fator de risco para as doenças cardiovasculares. Recomenda-se que escolha produtos em que o teor de sal é menor que 0.3g por 100g de produto sólido e líquido.

A fibra ajuda a diminuir o risco de obstipação e outras doenças por isso é importante que consuma alimentos como fruta, legumes, cereais e derivados de cor escura e leguminosas.

Encontra disponível em vários produtos, símbolos denominados de semáforo nutricional, que são um guia para que escolha os melhores alimentos. São categorizados por cores verde, amarelo e vermelho, sendo que deve preferir os alimentos com mais símbolos verdes.

Clínica de Nutrição

Prazo de validade

O prazo de validade é obrigatório nos rótulos e deve ter sempre atenção quando compra um produto. Existem duas denominações apresentadas:

  • "Consumir até" - que significa que as propriedades do alimento alteram-se após o prazo e há risco de intoxicação no seu consumo.
  • "Consumir de preferência antes de" - que significa que podem ocorrer alterações na textura ou sabor do alimento, mas não há risco associado ao seu consumo após o prazo.

Condições do produto

No momento da compra, os produtos devem apresentar as melhores condições, pelo que deve rejeitar todos os produtos alimentares que apresentem embalagens esmagadas, abertas ou estragadas. Deve estar atento também às condições de conservação dos alimentos, para garantir a segurança alimentar até ao momento do consumo.

Clínica de Nutrição