Hérnia hiatal

Hérnia de hiato

O que é hérnia de hiato?

A hérnia de hiato ou hérnia hiatal consiste na passagem de parte de órgãos abdominais (geralmente estômago) para dentro do tórax.

A cavidade torácica está separada da cavidade abdominal por um músculo – o diafragma. Nesse músculo existe um orifício, o hiato, por onde passa o esófago. Quando ocorre o alargamento desse orifício alarga, a pressão abdominal “empurra” o conteúdo abdominal para dentro do tórax, formando-se assim a hérnia de hiato.

No conteúdo da hérnia de hiato podemos encontrar estômago, intestino delgado, cólon, grande epíplon.... Todavia, o mais comum é existir apenas estômago no seu interior.

Diagnóstico de hérnia de hiato

A hérnia do hiato não pode ser vista do exterior do organismo. Suspeita-se da sua existência pela sintomatologia do doente ou é descoberta por acaso em exames que o doente realiza.

Os exames que habitualmente evidenciam a hérnia de hiato são a endoscopia digestiva alta, a radiografia contrastada esofagogástrica ou tomografia computorizada (TAC). Existem, no entanto, outros exames que podem indiciar a sua presença.

Clínica de Cirurgia Geral

Tipos de hérnia de hiato

Podemos identificar dois tipos de hérnia de hiato, a saber:

Hérnia de hiato por deslizamento – a transição esofagogástrica (“Cardia”) desloca-se para dentro do tórax arrastando consigo uma parte do estômago;

Hérnia do hiato paraesofágica -o cardia está na sua posição correta mas uma parte do estômago passa através do hiato para dentro do tórax.

Classificação de hérnia de hiato

A hérnia de hiato pode ser classificada em 4 tipos distintos, a saber:

Tipo 1 – De deslizamento (cerca de 95% do total);

Tipo 2 - Paraesofágica;

Tipo 3 - Combinação de tipo 1 e 2;

Tipo 4 - Apresentam outras estruturas como cólon ou epíplon, no seu interior.

Causas da hérnia de hiato

Não se conhecem bem as causas da hérnia de hiato. Contudo, as situações em que existe aumento da pressão abdominal favorecem o seu aparecimento, como acontece, por exemplo, na obesidade.

Sintomas da hérnia de hiato

Muitas hérnias de hiato não apresentam sintomas, sobretudo as mais pequenas. No entanto, podem causar sintomas muito intensos e diversos, a vários níveis:

Sintomas digestivos

  • Sensação de queimadura dentro do tórax (refluxo gastroesofágico);
  • Dor retroesternal ou epigástrica;
  • Dificuldade em engolir (disfagia).

Sintomas respiratórios

  • Dificuldade em respirar e cansaço fácil;
  • Tosse irritativa crónica;
  • Crises asmatiformes.

Sintomas cardíacos

  • Palpitações;
  • Arritmia;

Algumas hérnias de hiato podem ainda causar anemia considerável. Por vezes, é através da procura da causa dessa anemia que se descobre a hérnia.

Hérnia de hiato estrangulada

O estrangulamento de uma hérnia de hiato é uma situação rara mas muito grave. O conteúdo herniário fica preso dentro do tórax, a circulação sanguínea fica prejudicada. O doente necessita de intervenção cirúrgica de urgência para a resolução da situação.

Hérnia de hiato tem cura?

Em muitos casos a hérnia de hiato não necessita de tratamento específico. Não existem medicamentos ou um remédio para “curar” uma hérnia de hiato, mas sim para controlar alguns dos seus sintomas. Só o tratamento cirúrgico permite fazer desaparecer, uma hérnia de hiato.

Veja, de seguida, como tratar a hérnia de hiato.

Tratamento da hérnia de hiato

O tratamento da hérnia de hiato depende dos sintomas, do seu volume e do risco de complicações que representa para o paciente.

Como sempre, um estilo de vida saudável, uma dieta correta e a manutenção de peso ideal são a base de um tratamento eficaz.

As hérnias pequenas e assintomáticas não necessitam, habitualmente, de qualquer tratamento.

As hérnias sintomáticas podem ser tratadas recorrendo a vários tipos de medicação, geralmente tendentes a reduzir a produção de ácido no estômago e a facilitar o seu esvaziamento, evitando assim os sintomas relativos ao refluxo.

As hérnias maiores, mal controladas ou de risco podem ser operadas, sendo a operação muito eficaz. Só um cirurgião deverá determinar se uma hérnia de hiato possui ou não indicação operatória.

Dieta recomendada na Hérnia de hiato

Na hérnia de hiato deve seguir-se uma dieta alimentar que permita manter o peso ideal do doente, combatendo a obesidade.

Os alimentos a evitar dependem do doente. Deve ser mantida uma alimentação cuidada, na qual os alimentos que acentuam as queixas de refluxo sejam evitados: bebidas gaseificadas, chocolate, alimentos ricos em gorduras, café, etc.

Cirurgia de hérnia de hiato

A cirurgia de hérnia de hiato é uma operação que se realiza quase exclusivamente por laparoscopia, com dor muito reduzida, curta estadia no hospital e rápida recuperação.

Consiste na recolocação dos órgãos herniados dentro do abdómen, sutura do defeito do hiato e realização complementar de uma manobra para prevenir o refluxo gastroesofágico.

Riscos da cirurgia de hérnia de hiato

Como qualquer operação, a cirurgia de hérnia hiatal comporta alguns riscos, que são reduzidos e devem ser explicados previamente à intervenção.

Pós operatório da cirurgia hérnia de hiato

Na cirurgia da hérnia de hiato, o pós-operatório é habitualmente muito simples, retomando-se a alimentação por via oral precocemente. A alta é dada poucos dias após a intervenção.

Recuperação da cirurgia da hérnia de hiato

Na cirurgia da hérnia de hiato, a recuperação é rápida e na maioria dos casos o doente pode retomar a sua atividade profissional dentro de duas semanas após a operação.

Preço da cirurgia de hérnia de hiato

O preço de uma cirurgia de hérnia do hiato difere em função de vários fatores, como a técnica cirúrgica, entre outros. Apenas o cirurgião, especialista em cirurgia geral, poderá estimar o valor da operação após avaliação em consulta.

O valor da cirurgia poderá também diferir mediante o subsistema de saúde associado ao doente ou do seguro de saúde e das suas condições.

Clínica de Cirurgia Geral