Turismo de saúde

turismo de saúde e bem estar

Do turismo de saúde ao turismo médico

O turismo de saúde não é uma atividade recente. Sempre foram frequentes, um pouco por todo o mundo, as deslocações em busca tanto de atividades de promoção e de manutenção da saúde como da prevenção e cura de determinadas doenças. Todavia, nem sempre foi assim, já que no passado estas atividades desenvolveram-se mais no sentido da busca da cura e não tanto da prevenção.

Atualmente, como é sabido, as pessoas estão a tomar cada vez mais consciência da importância da medicina preventiva, levando a que as atividades de promoção da saúde ganhem cada vez mais preponderância.

Por outro lado, vivemos numa era em que a globalização torna as distâncias entre países e regiões quase insignificantes, o que promove, naturalmente, o desenvolvimento deste mercado turístico.

O turismo de saúde é pensado e desenvolvido para, simultaneamente, aproveitar a viagem, a promoção de experiências diferentes e estimulantes, mas também aproveitar as deslocações para realizar tratamentos, promovendo sempre a melhoria da saúde e qualidade de vida, contribuindo, desta forma, para uma longevidade saudável. Esta vertente deve ser encarada como um complemento enriquecedor das férias, já que estas são os períodos em que pretendemos retemperar as forças e ganhar nova energia para encararmos o trabalho com maior motivação.

Assim, o turismo de saúde desenvolve-se em duas vertentes que se complementam. Uma prende-se com razões médicas, vulgarmente conhecida como turismo médico, em que a cura ou a recuperação é o principal impulsionador e a outra com a prevenção e bem-estar, sendo esta vertente conhecida como turismo de saúde e bem estar.

Turismo de saúde - motivações

O turismo de saúde tem diversos objetivos e motivações, no entanto, podemos resumi-los da seguinte forma:

Promoção de saúde – é uma simbiose de educação em saúde e de prevenção, ou seja, envolve a educação para a manutenção de comportamentos assertivos e a prevenção de maus hábitos que conduzem a estilos de vida saudável.

Manutenção da saúde – prende-se com práticas que proporcionem o lazer, o bem estar físico e mental, a diminuição dos níveis de stress, educação de hábitos e estilos para uma boa qualidade de vida.

Prevenção da doença – conjunto de tratamentos que visam a promoção e a manutenção de uma vida saudável e equilibrada (saúde preventiva).

Cura da doença – envolve tratamentos realizados com acompanhamento de profissionais (médicos, etc), realizados em locais próprios e que têm como objetivo a cura ou a redução dos efeitos causados por diferentes patologias.

Turismo de saúde e bem estar

Este tipo de turismo prende-se com atividades turísticas em busca da promoção e da manutenção da saúde e que têm como objetivo não só a diminuição dos níveis de stress como a manutenção de uma vida saudável e equilibrada e até a prevenção de determinadas doenças.

turismo de bem estar tem-se evidenciado pela oferta de programas e atividades com maior destaque para a prevenção de doenças e promoção e manutenção da saúde, procurando equilibrar a melhoria das condições físicas e emocionais das pessoas.

Este tipo de turismo quando praticado em ambientes naturais e tranquilos permite um maior relaxamento, criando condições favoráveis à promoção de uma melhor saúde e bem estar.

Assim, destacam-se as práticas anti stress distintas que podem ser realizadas em diferentes contextos, onde a palavra de ordem é relaxar, os tratamentos de beleza e saúde ou estéticos, os tratamentos de emagrecimento, entre muitos outros. Estes tratamentos podem ser realizados em spas, estâncias hidrotermais (termas), hotéis, centros de bem estar, entre outros.

 Início
 Saúde e bem estar
 Clínica