Conceito - o que é o stress?

Conceito de stress

Conceito de stress

O conceito de stress nem sempre foi o mesmo ao longo dos tempos. A origemsignificado stress tem vindo a sofrer, desde o século XIV, diversas evoluções. Naquela época, segundo o vocabulário inglês, significava «pressão ou constrição de natureza física», já no século XVIII significava «pressão sobre uma pessoa».

Em meados do século XIX o conceito de stress passou a ser descrito como «pressões que incidem sobre um órgão corporal ou sobre a mente humana». No século XX manteve esta definição, embora a classe médica a especifique como «resposta não específica do organismo a qualquer exigência». 

Numa perspetiva biomédica, o stress é visto como um conjunto de alterações físicas e químicas do organismo, desencadeadas pelo cérebro para tornar o indivíduo mais apto a enfrentar uma situação nova que exija adaptação.

O stress é visto sobre o ponto de vista da fisiologia, como uma excessiva concentração de serotonina nos sistemas hormonais. Este excesso pode registar-se no sistema simpático, medula-supra-renal ou, ainda, no sistema hipófiso-córtico-supra-renal.

O que é o stress?

Em psicologia o conceito de stress remete-nos para as diversas dificuldades que o indivíduo tem de enfrentar, como sejam os acontecimentos vitais (momentos stressantes na vida). O nível de stress face a um determinado acontecimento da vida varia de individuo para individuo. Um emprego instável (stress no trabalho), uma rutura familiar, a sobrecarga de tarefas, a entrada na reforma, são alguns dos exemplos de causas de stress mais comuns, contudo, os fatores que o podem originar são inúmeros.

Perante uma situação de stress, as reações hormonais são fruto de fatores psíquicos, tais como a novidade e a incerteza contidas na situação e a capacidade de agir para a modificar. Não há, porém, apesar da dualidade ente as hormonas e o comportamento, uma uniformidade de resposta a uma situação de stress. Cada indivíduo tem a sua própria forma de reagir a determinadas situações da vida que possam provocar stress. Os fatores que podem influenciar esse modo de reagir são diversos, a saber: a experiência passada, fatores genéticos e os riscos patológicos que estão subjacentes a essa situação.

Stress - conceito e sintomas

O stress possui diversas manifestações (sintomas de stress) no nosso organismo que variam de acordo com o nível de stress a que estamos sujeitos e também variam de indivíduo para indivíduo. As consequências do stress na nossa saúde também variam de acordo com a intensidade de stress a que estamos sujeitos e da nossa capacidade em lidar com ele.

Depois de perceber o conceito é importante saber identificar os sintomas de stress.

Para saber tudo sobre os sintomas de stress, siga este link.

 Início
 Saúde e bem estar
 Anti stress